sábado, 21 de novembro de 2009

RECEPTOR DE ONDAS CURTAS

Receptor de Ondas Curtas

( PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO, CLIQUE EM CIMA DO ESQUEMA )

O receptor experimental descrito utiliza um transistor 2N3819, mas pode ser empregado também o MPF102.

Ivan Fernando Roberto - Avaré - SP

O receptor experimental descrito sintoniza as faixas de 41, 31 e 19 metros, além das faixas de radio amadores de 20, 40 e 80 metros. Ele utiliza um transistor 2N3819, mas pode ser empregado também o MPF102. Esse transistor trabalha como detector regenerativo, sendo seguido de um amplificador operacioal 741, o qual opera como amplificador de áudio. O ganho desse amplificador é ajustado por um trimpot de 1 M ohms.

O TDA2822 funciona como etapa de potência, podendo excitar com bom volume um ou dois alto-falantes comuns. A faixa de sintonia do receptor vai de 3,2 MHz a 16 MHz, com duas bobinas selecionáveis por uma chave. O planejamento da placa de circuito impresso deve ser feito de modo que as interligações entre os componentes sejam as mais curtas possíveis. Na figura, juntamente com o diagrama, temos os detalhes para a construção das duas bobinas.

A alimentação pode ser feita com uma tensão de 6 V vinda de fonte, ou de pilhas comuns. Para melhor recepção a antena deve ser externa e longa, lembrando que pela manhã e à noite temos melhor propagação nas faixas que esse receptor sintoniza. Também obervamos que nos locais em que existe elevado nível de ruído, a sintonia das estações mais fracas e distantes é problemática. Sob condições favoráveis, entretanto, pode-se captar estações de países distantes.




*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Ano 18 - Edição 128 - Fevereiro/08

3 comentários:

  1. Qual o valor do resistor que funciona na chave de onda com a bobina?Me mande resposta por favor em ; edupereiran@hotmail.com



    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá vou fazer a mesma pergunta, " qual o valor do resistor que tem na chave de ondas ??? ", Favor mandar a resposta para tauruspt40@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. esse resistor deve ser uma prança de suff ou um tsuname..

    ResponderExcluir

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com