segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SAIBA COMO SE TORNAR UM RADIOAMADOR

Como se tornar um Radioamador?

23 Novembro de 2009


A atividade de radioamador é regida por uma legislação própria, sob coordenação do Ministério das Comunicações, cuja aplicação e fiscalização está a cargo da ANATEL. Essa legislação divide a atividade radioamadorística em três classes distintas, a saber: A, B e C.

Para cada classe o candidato deverá preencher alguns requisitos básicos, que variam em conteúdo e complexidade conforme podemos ver abaixo:

1 - Requisitos para ingresso na classe C:

Ser maior de 10 anos;
Ter sido aprovado nas provas de Legislação, Técnica e Ética operacional;
Além disso tem que estudar a linguagem Q e o Alfabeto fonético Internacional.
2 - Requisitos para ingresso na classe B:

Ser maior de 18 anos ou, se menor, portar Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER) classe C expedido há pelo menos dois anos;
Ter sido aprovado nas provas de Legislação, Técnica e Ética Operacional, Radioeletricidade e Código Morse (CW).
3 - Requisitos para ingresso na classe A:

Ser portador de COER classe B expedido há pelo menos 1 ano;
Ter sido aprovado nas provas de Legislação, Técnica e Ética Operacional, Radioeletricidade e Código Morse (CW);
A classe C pode era considerada a "classe de acesso" em virtude de a maioria dos novatos procurar ingressar no hobby prestando prova para ela. Entretanto, nada impede o ingresso de um novato direto pela classe B. Bastará, para isso, que o interessado esteja disposto a estudar um pouco mais e, também, a praticar o CW.

É importante, contudo, esclarecer que não há possibilidade de ingresso direto na classe "A" pois, como já dito acima, é necessário ser classe B há pelo menos 1 ano.

Acerca da dificuldade dos exames, não se preocupe. Nada que um pouco de estudo e dedicação não resolvam. (veja abaixo links para apostilas de estudo).

Após a sua aprovação, será hora de expedir seu COER, o que deverá ser requerido junto à ANATEL. Uma vez feito isto você já estará apto a operar uma estação de radioamador e poderá, inclusive, ter a sua própria! Para isso você deverá ter uma "Licença Para Funcionamento de Estação", que também é emitida pela ANATEL. Essa licença é o documento que o autoriza a instalar e operar sua própria de estação de radioamador, que poderá ser fixa (instalada em casa), móvel (instalada no carro, na moto, etc...) ou móvel portátil (levada com você "no bolso" - HT).

Para a emissão do COER, bem como para a emissão de Licença Funcionamento de Estação de radioamador são cobradas taxas pela ANATEL, bem como anualmente é cobrada a "Taxa de Fiscalização do Serviço de Radioamador". Mas fique tranqüilo, os valores não são de assustar.

E finalmente você deverá comprar um rádio (caso ainda não tenha um). Se necessitar de orientação acerca de qual o equipamento ideal para você, não hesite. Peça ajuda a um colega radioamador mais experiente. Ele ficará feliz em poder ajuda-lo!

As informações aqui prestadas pretendem apenas dar um panorama geral do que é necessário para se tornar um radioamador. Informações oficiais e mais detalhadas deverão ser obtidas diretamente LABRE do seu Estado, que é a instituição representativa dos radioamadores do Brasil. Todos os exames podem ser feitos na LABRE.

As provas são agendadas conforme a demanda, entre em contato com a LABRE para saber quando serão os próximos exames.

Os exames realmente não são difíceis, contudo você tem que ter estudado, elas não tem pegadinhas mas se você não leu o assunto que é bastante lógico, então a prova vai ficar longa. Leia e estude todas as apostilas e pronto, fica mais fácil.

Algumas LABREs oferecem cursos, mas em geral estudar as apostilas e entrar em contato com outros radioamadores para tirar suas dúvidas são suficientes para prepará-lo para os exames.

Ao obter êxito na prova, dirija-se à ANATEL e solicite os documentos. Você será orientado a pagar as taxas e depois escolher seu INDICATIVO de CHAMADA, ou seja como sua estação de radioamador se identificará.

Em outra data irá receber os documentos que são o COER (Licença de radioamador e a Licença da estação).
Todo início de ano a taxa de fiscalização da estação deve ser paga. Para isso, ou aguarde o boleto chegar no seu e-mail ou acesse o site da ANATEL, se cadastre e imprima o boleto para pagamento. O não pagamento da taxa anual implica depois de certo tempo na revogação da licença para a estação.

Material de Estudo:

Apostilas [zip]
Questões sobre Legislação [pdf]
Questões sobre Técnica e Ética Operacional [pdf]
Questões sobre Rádioeletricidade [pdf]
Teste Simulado Online
Artigos Relacionados
■Sistema de Licenciamento nos Estados Unidos
■Um Tipo Diferente de Competição
■Bureau de QSL sob a luz da Teoria dos Jogos
■Email Grátis para Radioamadores
■LABRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com