sábado, 21 de novembro de 2009

TRANSMISSOR PARA A FAIXA DOS 19 METROS

Transmissor para a Faixa dos 19 metros (15 MHz)

O transmissor descrito destina-se a radioamadores, fornecendo uma potência máxima da ordem de 9 W

Ivan Fernando Roberto

O transmissor descrito destina-se a radioamadores, fornecendo uma potência máxima da ordem de 9 W. O cristal utilizado foi de 15,132 MHz, mas outros na faixa de 11 a 15 MHz podem ser usados desde que os devidos ajustes dos circuitos ressonantes sejam feitos. Com uma boa antena, seu alcance é muito grande.

XRF consiste em 15 espiras de fio 28 em um ferrite tipo anel e as espiras devem ser enroladas conforme mostra a figura junto ao diagrama. A bobina L1 é formada por 10 espiras de fio de 0,7 mm de diâmetro com núcleo ajustável de ferrite. O diâmetro da bobina é da ordem de 0,8 cm.

A modulação é feita com um amplificador de áudio que usa transistores complementares BD137 e BD138 que precisam ser dotados de radiadores de calor. O circuito deve ser alimentado por fonte de 15 V com pelo menos 5 A com excelente filtragem para que não apareçam roncos na transmissão, além dos cuidados normais com este tipo de montagem que exigem ser tomados. Uma antena externa apropriada para este transmissor deve ser utilizada para que os resultados esperados sejam obtidos. Os horários de transmissão também devem ser escolhidos para se conseguir os maiores alcances.

Obs.: Transmissores de potência são montagens que exigem experiência, principalmente quando utilizam diversas etapas sintonizadas. Além de um layout cuidadoso da placa, as bobinas são críticas e pequenas diferenças podem impedir um ajuste correto da operação. Quando isso ocorre, a potência fica comprometida e, com isso, o alcance. Os capacitores também são críticos, principalmente os cerâmicos que devem ser de excelente qualidade.



*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total Nº137

Um comentário:

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com