quarta-feira, 18 de novembro de 2009

VALE A PENA COMPRAR UM MICRO DE MARCA OU MONTAR UM?

VALE A PENA COMPRAR UM MICRO DE MARCA OU MONTAR UM?

A troca do computador é, em geral, um evento por vezes desagradável para os menos afeitos a inovações tecnológicas. Sempre fica aquela sensação de conhecer pouco o produto e o medo de ser enganado, como acontece com as revisões automotivas.

Por conta disso, muita gente opta por comprar os micros já prontos em lojas especializadas ou nas grandes casas do varejo, estas com opções cada vez mais abrangente para os diferentes tipos de usuário. A escolha dos micros "de marca" ainda é vista como uma alternativa mais cara do que a montagem de micros, muito mais comum há alguns anos do que atualmente.

No início da popularização dos computadores por aqui, procurar por discos rígidos, memórias, placas e fontes e juntá-los em uma mesma máquina era uma experiência cansativa, mas compensadora. As poucas lojas disponíveis (em comparação a hoje) eram tocadas por profissionais e especialistas, e como as grandes marcas ainda apresentavam preço mais alto, invariavelmente montar um micro saía muito mais em conta.

O tempo passou, houve um "boom" das lojas de informática e assim como a concorrência baixou os preços, a qualidade do "montadores" também caiu drasticamente. A maior facilidade para lidar com a tecnologia produziu "profissionais" de montagem da noite para o dia, e a invasão de produtos falsificados ou de má qualidade também derrubou a qualidade dos micros montados com peças avulsas.

Assim, fica a pergunta: micro "de marca" ou micro "montado"?

Grandes marcas como HP, Dell e Semp Toshiba oferecem micros com configurações voltadas desde ao usuário casual até o heavy user. Comprando em lojas virtuais ou no varejo, ainda há a possibilidade de esticar o parcelar no cartão de crédito, o que não acontece muito nas pequenas lojas de informática por conta do capital de giro.

A garantia também é outro ponto fraco dos micros “montados”. Além das lojas ofereceram maiores prazos para os micros “com marca”, ainda é possível adquirir as famosas “garantias estendidas”, que alongam a proteção para 2 ou 3 anos além do já oferecido pelas fábricas.

Por outro lado, montar um micro garante uma configuração personalíssima e voltada diretamente às necessidades do usuário. Escolhendo bem os fornecedores e trabalhando com marcas de qualidade é possível economizar e montar um excelente computador.

Há quem critique a pouca capacidade de upgrade de hardware dos micros montados, mas o problema já foi pior.

A opção, portanto, é bastante pessoal. Há alguns anos a economia feita ao montar um micro deixava a escolha quase sempre baseada na questão financeira. Hoje, com preços mais competitivos e maior facilidade de parcelamento, as grandes marcas se tornaram uma escolha mais propícia aos usuários menos especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com