segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ESQUEMAS SÓ PARA TELEFONES

Este circuito é bastante útil quando se tem uma extensão em casa pois ele indica que a linha está ocupado. A indicação através de Led’s o vermelho indica linha ocupada e Oe verde linha livre. Quando o telefone toca os dois Led’s piscam.


Testador de aparelhos telefônicos

Esquema para Telefone
Este aparelho é de grande utilidade para o técnico de manutenção de aparelhos telefônicos, pois permite a verificação completa dos aparelhos, inclusive com a contagem dos pulsos produzidos, o que é de grande importância neste tipo de trabalho.
O segundo telefone usado em conjunto com este aparelho permite verificar também as condições de transmissões e recepção do aparelho em teste.
Os LEDs servem para contagem dos pulsos do teclado ou disco do aparelho em teste. Para testar o toque do aparelho basta pressionar S¹.
Os resistores são 1/8 W, e os transistores admitem equivalentes.
Observe que a fonte usa um transformador de dois secundários e que temos duas tensões de alimentação ( 12 e 24 V) obtidas a partir de circuitos integrados reguladores que devem estar montados em radiadores de calor.

Simulador de linha telefônica

Esquema para Telefone
Este circuito é de grande utilidade para o técnico que trabalha na reparação de aparelhos telefônicos. Temos um único transformador e poucos componentes, que fornecerão as tensão necessárias às provas com esse tipo de aparelhos ou mesmo a realização de um sistema doméstico.
O transformador tem primário de acordo com a rede local secundaria de 36 V com 500 mA. Após a retificação e filtragem temos a tensão aproximada da linha telefônica, em torno de 50 V.
Além da fonia, este circuito permite ainda o teste da campainha, bastando para isso mudar a chave S¹ para posição 2, permitindo assim a alimentação em c a do circuito. A campainha deve soar tanto no caso de aparelhos eletromecânicos como eletrônicos, mas não deve ser retirado o fone do gancho quando houver toque, para não haver dano aos componentes do telefone. O LED, monitora está posição, indicando que a sinal de toque.

Sinalizador telefone

Esquema para Telefone
Este circuito destina-se a locais muito barulhentos onde a campainha normal de um telefone não pode ser ouvida com facilidade.
Ligado à linha telefônica, este circuito aciona um relé que alimentará uma campainha ou cigarra de maior potência ou mesmo uma lâmpada, quando o telefone tocar.
Os capacitores eletrolíticos devem ter tensões de trabalho 16 V ou mais. C³ é um capacitor de 1 uF de poliéster para 200 V ou mais. O relé indicado permite o acionamento de cargas de até 200 W na rede de 110 V.
O transistor utilizado é um BC548 ou outro NPN de silício de uso geral.    

Sigilo telefônico

Esquema para Telefone
O aparelho descrito permite que apenas um aparelho de tantos quantos, compartilhem a mesma linha telefônica, seja usada, ficando os demais mudos, seja quando se emite ou quando se recebe uma chamada.
O aparelho telefônico que pode ser usado é o primeiro que for retirado do gancho, enquanto os outros não ouvem a conversa e nem nelas podem se intrometer, desde que cada aparelho tenha um deste dispositivos de “Sigilo”.
Nada impede que um ou outro aparelho seja deixado sem o dispositivo, caso em que ele estará fora do bloqueio.
O principio de funcionamento é simples: a linha telefônica desocupada tem 48 V. A ocupada tem menos de 12 V. Assim, o dispositivo que está em serie com telefone entra em condução somente quando a tensão da linha é alta ( acima da tensão do zener), fazendo o telefone ocupar a linha quando retirado do gancho e, em conseqüência, fazendo baixar a tensão da linha.Essa tensão agora não permite a condução dos SCRs dos outros telefones que foram retirados do gancho, ficaram isolados pelo SCRs não conducentes e por isso mudos.Equivalentes do BRY55 para tensões entre 100 V ou mais servem, e o conjunto pode ser montado num pedacinho de placa universal e instalados dentro do próprio conector do telefone.   

Monitor de linha telefônica

Esquema para Telefone
Este aparelho indica se uma linha telefônica com extensão está ou não sendo ocupada. Simples de montar e com poucos componentes ele se baseia num opto-isolador.
A monitoração é feita por dois LEDs. O LED, deve ser verde servindo para indicar que a linha se encontra livre, enquanto que o LED ² deve ser vermelho, servindo para indicar que a linha se encontra ocupada. A função do diodo zener DZ, é permitir a passagem da corrente pelo circuito somente quando a tensão estiver acima de 36 V, o que ocorre quando o fone estiver no gancho. A alimentação do circuito pode ser feita com tensões de 6 a 12 V, e o consumo típico da unidade é de 30 mA.
Opto-isoladores  equivalentes como o 2N25 podem ser experimentados neste circuito com eventual alteração no valor de R

Linha telefônica privada

Esquema para Telefone
Este circuito permite a comunicação por linha telefônica comum usando aparelhos convencionais com um cabo de até 4 km de comprimento. Trata-se de um sistema ideal para a comunicação entre sítios ou ainda instalações industriais ou comercias com ponto afastados que precisem de contatos telefônicos internos.
É claro que também podemos usar esse sistema no lar como uma linha privada interligando dois pontos.
Outra aplicação é como automatizador de LP, caso em que o usuário deve alugar um par de fios de concessionária telefônica local. O circuito baseia-se em componentes comuns e de fácil obtenção.
O transformador tem dois enrolamentos secundários, um de 24 V e outro de 50 V.com uma potência de ordem de 5 W, o que significa uma corrente mínima de 100 mA.
Os dois circuitos integrados reguladores de tensão devem ser dotados de radiadores de calor.

Indicadores de telefone ocupado

Esquema para Telefone
R1…………………………………3.3 K ¼ W Resistor
R2…………………………………33 K ¼ W Resistor
R3…………………………………56 K ¼ W Resistor
R4…………………………………22 K ¼ W Resistor
R5…………………………………4.7 K ¼ W Resistor
Q1,Q2…………………………..2N3392 NPN Transistor
BR1………………………………1.5 Amp 250V Ponte Retificadora
LED1…………………………….LED Vermelho
LED2…………………………….LED Verde
Este circuito é bastante útil quando se tem uma extensão em casa pois ele indica que a linha está ocupado. A indicação através de Led’s o vermelho indica linha ocupada e Oe verde linha livre. Quando o telefone toca os dois Led’s piscam.

Indicador de telefone ocupado

.

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Gostei muito dos ckts.
    Sobre o ckt "Linha telefônica privada", quando 2 tel estão ligados no ckt, como ligar de um tel para o outro?
    Grato

    ResponderExcluir
  2. disponibilize seu CPF pra depósito,ok? abraço

    ResponderExcluir

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com