segunda-feira, 2 de abril de 2012

Esquema Transmissor OM CW

 Para Radioamadores e Px saudosistas assim que nem eu José Joaquim PX- 6 A1740 idos de 79 eu recomendo este circuitinho aí abaixo que ninguém dá nada por ele mas ele é muito bom.
O esquema elétrico deste circuito da figura apresentado abaixo é de um pequeno transmissor telegráfico ideal para a prática de código morse eu o utilizei por muito tempo e graças a ele aprendi um pouco de telegrafia que não me faz passar vergonha. Este circuito é muito fácil de ser montado por não ter nenhum componente crítico. A bobina L1 consta de 100 espiras de fio 22 a 28 num bastão de ferrite de 0,8 a 1 cm de diâmetro. L2 consta de 30 espiras do mesmo fio enrolada sobre L1. O transformador T1 pode ser do tipo usado na saída de áudio de aparelhos transistorizados e a alimentação pode ser feita com tensões de 3 a 12V.

Para tensões entre 3 e 6V o transistor pode ser inclusive o BC548, BF494 ou outros NPN de pequena potência. Para tensões mais elevadas é recomendado o uso do BD135 ou 2N2218 com um pequeno radiador de calor. O variável CV é ondas médias. Para obter maior desempenho use antena externa e ligação à terra.


A tonalidade do som modulador pode ser alterada com a troca do resistor de 220k por um trimpot ou potênciometro em série com um resistor de 22k. O capacitor de 470 pF deve ser cerâmico e o manipulador M pode ser improvisado com lâminas de metal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com