segunda-feira, 2 de abril de 2012

Transmissor de FM de Alta Potência

O circuito elétrico do esquema da figura abaixo é trata-se de um transmissor de FM que pode ser utilizado como um microfone sem fio. Este tem sido um projeto muito popular para os montadores iniciantes e também para os experientes. Tem sido utilizado dentro de violões e como base de um sistema de controle remoto. Eu entretanto, recebo muitos pedidos de um circuito de um microfone com potência mais alta e melhor sensibilidade. Agora eu posso apresentar este novo Microfone Sem Fio (v5), que também tem uma estabilidade de freqüência melhor, alcance acima de 1Km (sob condições ideais) e ótima sensibilidade. Para conseguir isso, acrescentamos um amplificador compensador de RF (com ganho de 10dB) e um pré-amplificador de AF para intensificar um pouco a modulação.
A construção e muito simples. L1 é formada de 3.25 voltas em forma helicoidal e é uma parte integral do padrão da PCI. Os dois transistores BC547 podem ser substituídos por (quase) qualquer transistor NPN de baixo sinal, como por exemplo o 2N2222. A etapa final é um transistor PNP de uso geral BC557. Se você utilizar transistores diferentes então você deve escolher o resistor 1M0 para 5-volts DC no colector do primeiro transistor. Escolha o resistor de 47K para 3 - 4 volts no colector do terceiro transistor. Segue o desenho do layout dos componentes V5. Observe que há uma modificação:

Havia um capacitor de 1n0 5mm para desacoplamento da fonte, mas depois da troca de fornecedor de componentes (fabricante?) se desenvolveu alguma forma de instabilidade de RF quando o ganho do transistor PA estava um pouco acima do normal. A substituição de 1n0 por um capacitor eletrolítico de 22uf resolveu este problema totalmente. Qualquer "radial" (os dois terminais saem dos mesmo lado) capacitor do tipo eletrolítico a partir de 0.47uf em diante resolve o problema. A unidade concluída consome em torno de 30mA o que poderá variar a medida que você toca o circuito sintonizado, um bom teste se a unidade estiveroscilando. Você deve retirar o resistor de 4K7 se você utilizar um microfone dinâmico.
A PCI é de 50mm x 25mm, um pouco maior do que a primeira versão mas há três etapas em vez de apenas uma. O primeiro protótipo é mostrado acima, e também a bateria que o alimenta. A potência de saída está em torno de +10dBm o que aproximadamente 10dB a mais do que o primeiro Micorfone Sem Fio de FM. Este daria teoricamente 3.12 vezes o alcance (1.6Km) mas eu testei utilizando apenas um receptor portátil com o TX sobre a bancada dentro de casa. Mas eu consegui uns 700 metros tranqüilamente (e alguns olhares engraçados de nossos vizinhos).

Você pode observar acima que foi acrescentado um capacitor "gimmick" através do capacitor sintonizador de 12p para diminuir a freqüência do transmissor. Faça o capacitor torcendo dois comprimentos de fio isolado de um só núcleo, mais ou menos 2cm de comprimento. Isto reduzirá a freqüência na parte inferior da faixa. Corte curto o capacitor para aumentar a freqüência final desejada. Se você cortá-la um pouco de KHz alto demais então apenas torça o gimmick um pouco mais apertado.
Divirta-se e seja cuidadoso porque a alta potência deste projeto pode ser ILEGAL. Não posso assumir nenhuma responsabilidade e é seu papel verificar se você pode utilizar este projeto de forma legal.

2 comentários:

  1. Como determinar à frequência de um Transmissor

    ResponderExcluir
  2. Como determinar à frequência de um transmissor ?

    _Obrigado pela atenção !

    ResponderExcluir

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com