domingo, 16 de março de 2014

VOCÊ INSTALOU UM VÍRUS NO SEU PC

 VOCÊ INSTALOU UM VÍRUS NO SEU PC Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Você talvez já tenha sido vitima de algum vírus ou praga espiã que não queria ser removido de jeito nenhum do PC, mas se você não foi, pode se preparar porque isso um dia pode acontecer. O grande problema dos malwares é a “inteligência” que eles possuem, fator que impede muitos antivírus de removerem ou até mesmo de os detectarem.

O vírus ou praga pode se instalar de várias formas no seu computador. As formas mais comuns são:

1- Quando você acessa uma página na internet, a mesma pode conter conteúdo mal-intencionado, pois é só acessar, que a página fica salva na pasta de arquivos temporários; A solução nesse caso é vc ir em INICIAR>CONFIGURAÇÕES>PAINEL DE CONTROLE>OPÇÕES DA INTERNET. Em seguida, clique em "excluir arquivos", e depois em "excluir cookies".

2- Quando você baixa um arquivo da internet, ele pode conter vírus. Se vc executar o arquivo, então o seu computador vai ser infectado. Se não executar o arquivo, então o seu Pc não será infectado. O melhor a fazer antes de executar um arquivo de internet, é vc passar o anti-vírus nele. É só clicar com o botão direito no arquivo e selecionar o anti-vírus instalado. Caso tenha vírus, delete o arquivo do seu computador.

3- Essa é a maneira mais tacanha de se instalar um vírus em seu computador. desejo que você leia com atenção esse tutorial que eu vou lhe passar.
Bem, aqui no paralerepensar, nós ainda não dispomos de ilustrações. Mas os passos e exemplos de técnico em informática, experiencia que tenho e através de ciladas que meus clientes já cairam e inclusive colegas de trabalho que levaram bronca do patrão por conta desses invasores.
Bem, começando a dica: Cuidado na hora de baixar um programa do site "Baixaki" e a instalar qualquer programa em seu computador.


Sempre que for instalar um programa, lembre-se, “Não existe almoço grátis”, ou seja, se você acha que alguém lhe
dá algo de graça, engana-se; por trás de todo presente dado existem segundas intenções e desejos velados.

Os sites de downloads para baixar arquivos e programas vivem de doações (coisa que praticamente ninguém no Brasil pratica) ou publicidade, é aí que mora o perigo, pois na maioria das vezes, quando baixamos um programa gratuito.
Na hora de baixar ou de instalar, sempre vem sugerindo baixar ou instalar outros programas além do qual você realmente deseja.
Para tentar resolver este problema vamos nos ater a uma única regra básica: “leia o que está escrito em cada caixa com muita atenção ou etapa do processo de instalação ou download de um arquivo ou programa”. Seguindo esta regra você verá que
existem inúmeras armadilhas na sua frente, mas como executamos estas tarefas em modo automático, nem sempre vemos o óbvio e aí aparecem as surpresas desagradáveis, geralmente sucedidas da seguinte pergunta: como conseguiram rackear meu email, meu Facebook, minha conta corrente?

Existe uma armadilha muito comum e sutil, aqui ela quer que você instale o “Baidu PC Faster”, um arquivo que age como um vírus. Sugiro que você se afaste dele clicando em "não aceito".



Outra armadilha muito comum em pcs de meus clientes, aqui ela quer que você instale o “Bonanza”, clique no botão “Não Aceito”.



Essa outra armadilha é muito nojenta e adora quem anda fuçando computador sem ter noção do que está fazendo é o A "Babylon Toolbar" é o tipo de software que muita gente tem no PC mas não sabe de onde veio. Essa toolbar é instalada durante a instalação de programas parceiros da Babylon Search, que normalmente avisam sobre as modificações que serão feitas nos navegadores, mas colocam esse aviso em letras pequenas, com o texto quase apagado, e sem explicar claramente que um software adicional será instalado, modificando a página inicial, a página da “nova aba” e o motor de busca dos navegadores para a Babylon Search.

Isso porque o Babylon é incluído na ”Instalação Padrão”, que já vem marcada por padrão. Os usuários têm a opção de recusar a instalação da toolbar e da Babylon Search, mas para isso é necessário usar a “Instalação Personalizada” e desmarcar todos os itens desejados.


Mas aí é que está o problema; Muitos usuários super leigos não recusam.
Aí a sua página inicial que era WWW.GOOGLE.COM.BR já foi modificada.
Devido a esse comportamento agressivo e intrusivo de instalação e marketing, em 2010 a Microsoft classificou o software da Babylon como malware. Como a Babylon modificou o software, duas semanas depois a Microsoft anunciou que não a considerava mais como malware.


Outra armadicha super chata, O "Funmoods" é um software (programa de computador) e um browser hijaker (sequestrador de navegador de internet). Como software, permite adicionar animações nos chats de redes sociais como por exemplo risonhos, efeitos de texto que representam emoções ou gestos faciais. Como hijaker, é capaz de aceder às configurações do seu browser (navegador da internet) e alterá-las sem autorização. Exemplos de configurações alteradas são a alteração da sua "homepage" (página inicial), a alteração da página aberta nos separadores, a adição de programas que funcionam conjuntamente com o navegador da internet (browsers plug-ins / add-ons / extensions) e a alteração do motor de busca predefinido (para: start.funmoods.com). Mas o que é que alguém ganha com isto? Como em quase tudo, a ideia dos "piratas" é direcionar as pessoas (vitimas) para determinadas páginas da internet onde as pessoas clicando em determinados conteúdos estão a dar receita ao criador do hijacker. Além disso o comportamento do utilizador (sites visitados) é controlado e registado pelo software e esta informação pode ser disponibilizada (vendida), por exemplo, para companhias de marketing.


Podemos assim concluir que não é nada positivo ter este programa instalado no seu computador. Assim amIgos do paralerepensar, caso detete que o Funmoods está instalado no seu computador, aconselho a sua desinstalação imediata. Jogue fora este lixo.

Por fim, gostaría apenas que você lembre-se das seguintes dicas e se possível espalhe-as para seus pais ou parentes que são iniciantes no mundo da informática e da internet:

Conselhos meus para vocês meus colegas leitores daqui do paralerepensar fiquem ligados:


Não abra mensagens no seu email que sejam de remetentes desconhecidos;



Não clique em links enviados através de email (mesmo sendo de alguém conhecido, é bom confirmar com a pessoa do que se trata) ou através de mensageiros instantâneos;

Se você não foi para a praia com seu amigo, não tente visualizar as fotos que ele diz ter tirado enquanto vocês fizeram um passeio pelo litoral;

Caso alguém o envie algum arquivo por email, verifique se ele não possui a extensão EXE ou COM. Tais arquivos são perigosos e geralmente infectam seu PC;

Não se engane, nenhum site dá prêmios por você clicar em banners;

Ninguém vai lhe conceder 1 milhão de dólares por você ser o usuário de número 1 milhão do site;

Banners e popups enganam você e mais metade do mundo, portanto só clique naqueles que sejam confiáveis (sempre olhe o site para o qual você é redirecionado na Barra de ferramentas do navegador);

Cuidado ao baixar arquivos através de softwares P2P, muitos arquivos falsos existem nessas redes;

Procure usar um bom antivírus;

Configurar seu firewall e o roteador pode ajudar muito;

Acompanhe sempre as dicas do Baixaki para obter mais segurança.

Muito cuidado com esse três cavaleiros do apocalipse da Internet.

*Baidu PC Faster

*Bonanza

*Babylon Instal Ask Toolbar

Vírus são programas pequenos e muito complexos, em sua maioria são baixados da internet ou transmitidos Cia cd´s, disquete ou pen drive. Alguns deles se multiplicam e infectam o computador.

SPYWARES

São programas que funcionam de forma parecida a dos vírus no que se refere a infecção.eles podem se auto-instalar em um sistema ou podem entrar em ação ao serem executados .porem as afinidades param por ai,enquanto o vírus e destrutivo o spyware e um espião ,ele causa pouco ou nenhum efeito no sistema. E o interesse e esse mesmo,pois sua missão e monitora o que o usuário faz , conseguindo assim informações valiosas e inclusive números e senhas de cartões de créditos. Todos os dados que o programa consegue são enviados para o hacker que o projetou

ADWARE

Apesar do nome parecido ao spyware, este tipo de programa e um pouco diferente. Muitas vezes ele vem junto com programas gratuitos, de forma oculta, e exibem propagandas interativas no computador que este instalado

ALARME FALSO OU HOAX

E baseado na ignorância das pessoas. Uma mensagem e enviada a um usuário dizendo que algum arquivo ou programa do computador e na verdade um vírus e caso seja encontrado no computador a pessoa deve apagado imediatamente. Como poucas pessoas pesquisam antes de agir, acabam encontrando o arquivo no computador, apagando-o e ainda repassam a mensagem para todos os seus contatos. Ha diversas outras variações, mas a base e sempre a mesma.

SCRIPT

Este tipo de vírus e executado sem a ação do usuário, não e um arquivo que tem que ser acessado, basta estar o computador para ser executado.

BACKDOOR

É um tipo de vírus, ao ser executado, abre uma porta de comunicação por onde um hacker pode ter acesso irrestrito do computador

MUTANTE E POLIMÓRFICO

Este tipo de arquivo e codificado e isso dificulta a localização e ação do antivírus.

BOOT

A principal característica deste tipo de vírus e a área que ele infecta. A área de boot e a principal área de arquivos do computador, onde ele pega dados necessários para ser iniciado. Um vírus nesta região pode ser executado antes do antivírus, firewall e anti-spyware enganado os programas, alem de algumas vezes impedir que o computador seja iniciado. Os estragos deste tipo de vírus são tão grandes que por vezes o computador tem que ser formatado, pois alguns infectam a “trilha zero” onde estão todas as informações do disco.

TROJAN (cavalo de tróia)

E um programa confiável que, ao ser executado, instala um vírus no computador. Como o vírus esta dentro de um programa confiável ele acaba passando pelas defesas do computador.


Práticas para evitar fraudes na internet

1) Proteja seu computador
Assim como tomamos precauções de segurança, por exemplo, em nossa casa ou no automóvel, precisamos ter cuidados com relação ao nosso computador. Para isso, é necessária a utilização de alguns programas que irão formar uma camada de proteção contra algumas ameaças. Estes programas podem ser obtidos de diversos fabricantes em pacotes integrados ou de forma individual. Pelo menos 3 tipos de proteção são necessários:

- Antivírus: Um programa antivírus irá proteger seu computador contra os denominados “vírus de computador” e suas variantes, como worms (veja o glossário para uma melhor compreensão destes termos). É imprescindível que o antivírus tenha uma característica chamada “atualização automática”, que garante que o programa irá buscar novas atualizações automaticamente e com freqüência no mínimo diária.

- Firewall pessoal: Um programa denominado “firewall” irá manter uma barreira lógica entre seu computador e a Internet, evitando que atacantes façam acessos não autorizados.

- Anti-Spam: Este programa irá auxiliar a filtrar o conteúdo indesejado de e-mails, descartando automaticamente aqueles que forem considerados “Spam”.

Observação Importante: A eficiência destes programas de proteção está relacionada com a forma como os mesmos foram instalados e configurados. Caso não se sinta seguro para efetuar a instalação e configuração dos mesmos, consulte o suporte especializado dos fabricantes.


2) Não forneça senhas
Nunca informe qualquer senha para qualquer pessoa ou para qualquer pedido de cadastramento ou recadastramento sob nenhum argumento.


3) Fique atento a barra de endereços de seu navegador
Verifique se o endereço digitado não mudou durante a navegação. Caso seja uma conexão segura (aquela conexão com endereços iniciados em https:// e com o cadeado ativado), clique no cadeado e verifique se a informação do certificado corresponde com o endereço na barra de endereços do navegador.



4) Pagamento
Um das formas mais comuns de aplicação de golpes é a exigência de pagamentos antecipados. Certifique-se sobre a procedência do site e em caso de dúvida, contate a empresa através do atendimento on-line ou telefone fixo. Ao sentir qualquer desconfiança, não efetue o pagamento.

5) Dados pessoais
Forneça somente seus dados pessoais como CPF e RG para sites reconhecidos e de procedência confiável. Em caso de dúvida da procedência do site, não forneça os seus dados pessoais.

6) Participação de sorteios
Todo sorteio deve estar devidamente regularizado através da Caixa Econômica Federal, do SEAE (Secretária de Acompanhamento Econômico) ou SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Recuse participar de sorteios de ofertas tentadoras e milagrosas, pois normalmente ações como estas são armadilhas para roubar dados e identidades.



7) Ofertas tentadoras
Não aceite ofertas tentadoras via email , geralmente encaminhadas por endereços falsos, que prometem prêmios instantâneos ou descontos especiais. Certifique-se sobre a procedência do e-mail e em caso de dúvida, contate a empresa através do atendimento on-line ou telefone fixo.


8) Programas de invasão
Cuidado com mensagens beneficentes ou que contenham imagens de catástrofes, atos de barbárie, pornografia, acidentes etc. A curiosidade do internauta é explorada pelos falsários, com o intuito de aplicar golpes. Geralmente os arquivos com as supostas imagens carregam programas de invasão (trojans) que se instalam de forma oculta no computador do usuário para posteriormente roubar senhas e outros dados confidenciais da pessoa. Sempre apague estas mensagens, mesmo que o remetente seja uma pessoa conhecida.

9) Emails
Não abrir, em hipótese alguma, anexos de emails vindos de desconhecidos ou mesmo de conhecidos mas com texto suspeito. Só clique em links se tiver certeza absoluta que o remetente lhe enviou um arquivo anexado. Nesse caso, aceite somente se o arquivo for um documento, planilha ou semelhante. Caso negativo apague imediatamente a mensagem. Nunca clique arquivos com extensão desconhecida. Na dúvida, apague.

As sugestões de hoje deixadas por mim que fazem parte do meu dia a dia, ficam por aqui e esperamos que você obtenha sucesso ao limpar seu PC. Deixe seu comentário contando sua experiência com os malwares. Por aqui, José Joaquim deixou os seus exclarecimentos.
Mas, haverão outros!


JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@hotmail.com
jjsound45@gmail.com






















Vírus são programas pequenos e muito complexos, em sua maioria são baixados da internet ou transmitidos Cia cd´s, disquete ou pen drive. Alguns deles se multiplicam e infectam o computador.


                             
SPYWARES
São programas que funcionam de forma parecida a dos vírus no que se refere a infecção.eles podem se auto-instalar em um sistema ou podem entrar em ação ao serem executados .porem as afinidades param por ai,enquanto o vírus e destrutivo o spyware e um espião ,ele causa pouco ou nenhum efeito no sistema. E o interesse e esse mesmo,pois sua missão e monitora o que o usuário faz , conseguindo assim informações valiosas e inclusive números e senhas de cartões de créditos. Todos os dados que o programa consegue são enviados para o hacker que o projetou
ADWARE
Apesar do nome parecido ao spyware, este tipo de programa e um pouco diferente. Muitas vezes ele vem junto com programas gratuitos, de forma oculta, e exibem propagandas interativas no computador que este instalado
ALARME FALSO OU HOAX
       E baseado na ignorância das pessoas. Uma mensagem e enviada a um usuário dizendo que algum arquivo ou programa do computador e na verdade um vírus e caso seja encontrado no computador a pessoa deve apagado imediatamente. Como poucas pessoas pesquisam antes de agir, acabam encontrando o arquivo no computador, apagando-o e ainda repassam a mensagem para todos os seus contatos. Ha diversas outras variações, mas a base e sempre a mesma.
SCRIPT
     Este tipo de vírus e executado sem a ação do usuário, não e um arquivo que tem que ser acessado, basta estar o computador para ser executado.
BACKDOOR
      É um tipo de vírus, ao ser executado, abre uma porta de comunicação por onde um hacker pode ter acesso irrestrito do computador
MUTANTE E POLIMÓRFICO
      Este tipo de arquivo e codificado e isso dificulta a localização e ação do antivírus.
BOOT
      A principal característica deste tipo de vírus e a área que ele infecta. A área de boot e a principal área de arquivos do computador, onde ele pega dados necessários para ser iniciado. Um vírus nesta região pode ser executado antes do antivírus, firewall e anti-spyware enganado os programas, alem de algumas vezes impedir que o computador seja iniciado. Os estragos deste tipo de vírus são tão grandes que por vezes o computador tem que ser formatado, pois alguns infectam a “trilha zero” onde estão todas as informações do disco.
TROJAN (cavalo de tróia)
       E um programa confiável que, ao ser executado, instala um vírus no computador. Como o vírus esta dentro de um programa confiável ele acaba passando pelas defesas do computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com