sábado, 29 de outubro de 2016

OS DISTÚRBIOS ELÉTRICOS

Distúrbios elétricos


Deixem vossos comentários

Neste artigo, desejo falar a vocês de modo bem simplificado sobre os distúrbios elétricos, que atingem os usuários da área de informática por causa da concessionária elétrica fornecedora de energia de péssima qualidade comprometendo o funcionamento do hardware, gerando instabilidade e corrupções nos softwares, causando assim imensos prejuízos financeiros e materiais.

Distúrbios Elétricos – I 

Nós, enquanto usuários da energia elétrica, somente percebemos um problema na rede elétrica quando há falhas de energia. Essas interrupções causam algum desconforto como a perda de uma planilha ou um documento importante. Porém, os distúrbios elétrico são os maiores causadores de dificuldades nas áreas de TI, causando grandes perdas econômicas em hardware e software. Entretanto, na maioria das vezes, são de fácil solução e de custo infinitamente menores que a substituição de equipamentos ou a perda de dados, muitas vezes, com custos incalculáveis.

Figura 1 – Energia elétrica, o elo mais fraco da TI

As conseqüências da energia de má qualidade

Os problemas financeiros e operacionais das empresas estão diretamente relacionados à dependência dos computadores e outros equipamentos sensíveis aos distúrbios de energia, que geram altos custos financeiros com horas paradas e diminuição da produtividade, além de perda de dados e informações.

A origem dos problemas

Estudos da IBM mostraram que um computador típico, está sujeito a mais de 120 problemas de energia elétrica por mês. Os efeitos destes problemas vão desde travamentos em teclados e degradação do hardware até a completa perda de dados ou ainda queima de componentes e placas.

Figura 2 – Gráfico publicado na Revista Lumière em julho de 2002.

Algumas das causas dos problemas elétricos

Os problemas elétricos podem ser causadas por uma série de variáveis, tais como:
–                   Clima – tempestades, raios;
–                   Defeitos em equipamentos das concessionárias de energia elétrica;
–                   Acidentes de tráfego, como quedas de postes e rede aérea;
–                   Acidentes em obras públicas subterrâneas;
–                   Acidentes por mau uso de equipamentos elétricos na mesma empresa ou empresas próximas;
–                   Vandalismo;
–                   Animais;
–                   Queda de árvores;
–                   Uso de equipamentos elétricos inadequados para a rede instalada ou utilizados sem filtros de proteção de entrada;
–                   Sobrecarga na rede elétrica;

–                   Infraestrutura elétrica deficiente, antiquada ou inapropriada; etc…

Energia senoidal

Em qualquer ponto de um sistema elétrico ideal, a tensão deveria ser uma senoide perfeita, equilibrada, com amplitude e frequência constante. Porém a qualidade da energia elétrica não pode ser completamente controlada pelas concessionárias, uma vez que os sistemas de potência (eletro-eletrônico) são muito suscetíveis a distúrbios decorrentes de fenômenos naturais (descargas atmosféricas, etc) e aqueles inerentes da própria operação do sistema, como curtos-circuitos causados por defeitos de equipamentos, vandalismos e tantos outros. Esses distúrbios causam a deformação da forma de onda e comprometem  funcionamento das cargas e diminuindo a vida útil dos equipamentos.


Figura 3 – Forma de onda senoidal perfeita


Os distúrbios elétricos

Veja no quadro abaixo os 9 tipos de distúrbios elétricos que podem estar presentes nas nossas redes elétricas



O que acontece na prática – Alguns exemplos

Componentes eletrônicos 
Um bom exemplo do que acontece aos componentes eletrônicos, quando ficam expostos aos distúrbios energéticos, são os capacitores eletrolíticos. Eles estão presentes nas fontes de energia, sejam reguladas ou chaveadas, nas placas motherboads de PCs e Servidores, nos HD e em diversas outras aplicações dentro dos equipamentos eletro-eletrônicos.
Ao serem expostos aos distúrbios elétricos os capacitores eletrolíticos podem sofrer desde simples estufamentos até vazamento do óleo isolante, que compromete seu funcionamento e podem causar até acidentes mais graves como incêndios. Esse tipo de problema acontece em médio e longo prazo, quando são expostos a brownout, afundamentos de tensão, sobre e subtensões.

Figura 4 – Capacitores eletrolíticos inchados em uma placa eletrônica
Motores elétricos
O motor de indução submetido a uma tensão PWM, proveniente de um conversor de freqüência, sujeito a distúrbios elétricos (distorções harmônicas), apresentará um aumento de temperatura, dos níveis de vibração e ruído, além de perda de rendimento.

Figura 5 – Imagem térmica de um Motor elétrico sofrendo superaquecimento

Utilização de Estabilizadores de tensão e Nobreaks

 

Estabilizadores de tensão não são tão confiáveis assim, mas no quebra galho, são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir razoavelmente a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra brownout, afundamentos de tensão, sobre e subtensões. Mas, é bom não confiarmos demais neles.

Nobreaks on line – dupla conversão filtram a energia elétrica, estabilizam a tensão, provém energia nos momentos de falhas e podem até se queimar para proteger a carga. Isso é conseguido por que suas características construtivas eles destroem a energia na entrada e reconstroem na saída, fornecendo uma energia totalmente limpa dos distúrbios energetico.
Conclusões

O objetivo deste ártigo foi informar, de forma simplificada, os problemas que estamos expostos diariamente.  Vale salientar que a utilização de bons estabilizadores de tensão e nobreaks ajudam a combater os distúrbios elétricos, entretanto eles devem trabalhar em conjunto com os sistemas de SPDA – sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios), sistemas de aterramentos equalizados e instalações elétricas normatizadas que complementam a proteção de uma rede elétrica confiavel e protegida.
 Os nobreaks são equipamentos 100% confiáveis em se tratando de proteger e fornecer energia de qualidade para cargas sensíveis; Como Pcs, ultrassonógrafos, balanças eletrônicas e outros.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com
jjsound51@r7.com