OLÁ AMIGOS, EM SE TRATANDO DE MONTAGENS DE PEQUENOS E MÉDIOS TRANSMISSORES, MANUTENÇÃO DE PLACAS MÃES, MONITORES, TVS TELAS PLANA, FONTES ATX OU DE NOTEBOOK, TAMBÉM SUPORTE TÉCNICO DE ELETRÔNICA, CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOBREAKS EM PDF E APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK, TEÓRICA E PRÁTICA COM DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊS. DEFEITOS ENCONTRADOS E SOLUCIONADOS EM VÁRIAS MARCAS. ESTOU A DISPOSIÇÃO DE VOCÊS. NO 71 98617-7897 WHATSAPP SALVADOR -BAHIA OU NO E-MAIL. jjsound45@gmail.com
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domingo, 28 de agosto de 2016
VEM AÍ MUITAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS NHS (toda linha)
Sabemos que cultura e aprendizado não tem preço.
Assim, quero dizer a vocês, que já estou de posse de muitas informações técnicas de toda linha NHS.
Brevemente já estarei digitalizado e colocando para todos nós.
Por isso amigo leitores, continuem colaborando que os ganhos serão para todos.
Quero ressaltar, que minhas informações são detalhadas e com um linguagem fácil de ser compreendida.
Breve vocês vão encarar circuítos NHS já preparados, e com esquema em mãos ok?
Mas, continuem cooperando. O trabalho continua. Depois falaremos da linha ENGETRON.
Quero lembrar a vocês, que eu estou com disponibilidade de esquemas de quase todas as marcas de nobreak de pequeno, médio e alguns de grande porte a preço camarada.
e finalizando, quero lembrar aos amigos que Considere apoiar o nosso blog fazendo uma
doação de qualquer valor para nos ajudar a mante-lo atualizado com os custos de manutenção, pesquisa, tradução e edição do material postado e finalmente digitalização de esquemas e textos.
Por favor amigos, não é cobrança. Apenas contribua de qualquer país e moeda, a sua
visita será bem-vinda e todos sempre terão acesso as notícias e artigos aqui publicados.
Se voce residir no Brasil e preferir depositar diretamente em ag 232 dig 1 Bradesco Agência Mercado do Ouro Salvador Bahia. Conta 0097288 dig 6 em nome de José Joaquim Santos Silva. Agradecemos a sua compreensão contribuição.
Obrigado a todos.
José Joaquim.
jjsound45@gmail.com
domingo, 21 de agosto de 2016
TODA CAUTELA COM A ELETRICIDADE ESTÁTICA
Introdução
O que é?
para outro corpo ou local tentando manter o equilíbrio elétrico entre as partes.
Como ocorre?
O problema é que quanto mais este corpo carregado entra em contato com meios não condutores ele armazena ainda mais carga, por exemplo, uma pessoa com excesso de elétrons cada vez que anda por um carpete se carregará ainda mais, visto o carpete não ser condutor elétrico e não permitir que os elétrons “fujam” do corpo da pessoa, e ao contrario transmitirá ainda mais elétrons pelo contato direto que é feito com ele. Essa pessoa então estará transportando uma enorme quantidade de carga negativa (eletricamente falando) e quando tocar em algo condutor, que possa retirar parte dessa carga e equilibrar o potencial elétrico isso será feito de forma muita rápida equilibrando os prótons e elétrons do corpo.
domingo, 17 de julho de 2016
OLÁ AMIGOS !!!!
Quero informar para vocês que já está disponível no YOUTUBE, em forma de pesquisa,
"DETALHES DE UM NOBREAK"
ou através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=clatCWvo59M
Então você que é usuário avançado que deseja saber mais sôbre nobreak ou está iniciando uma era de cinserto desses aparelhos sem danifica-los, se liguem neste vídeo e outros que virão por aí em breve ok?
Bem: falarei um pouquinho de nobreak deste espaço.
Para que serve um nobreak?
Primeiramente, o nobreak é uma fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de Uninterruptible Power Supply) é um sistema de alimentação elétrica que, caso haja uma quebra de corrente, entra em ação alimentando os dispositivos a ele ligado. O seu uso é comum em computadores de mesa. Como exemplo, pode-se citar o No-Break.
Já o estabilizador é o dispositivo não confiável usado por muitas pessoas cujo o mesmo destinado a controlar a tensão que abastece o computador, possibilitando, assim, o regular funcionamento do mesmo, e evitando, por conseqüência, danos decorrentes de eventuais oscilações de voltagem.
Mas não escapando da possibilidade do mesmo queimar seu computador, seu roteador, seu ultrassonógrafo, eletrocardiógrafo e outros.
Tomem muito cuidado. vejam o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=clatCWvo59M
jjsound45@gmail.com
jjsound51@r7.com
sábado, 16 de julho de 2016
Entenda neste artigo quais as principais diferenças entre esses produtos e saiba como escolher o que melhor atende às suas necessidades:
Filtro de Linha Por Exemplo:
Os filtros de linha, também chamados popularmente de “réguas”, são dispositivos equipados com um fusível, varistores, capacitores e indutores. O objetivo deste equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos nele conectados. Quando isso ocorre, o fusível “queima”, ou seja, corta a energia que alimenta o filtro.
Os varistores, em combinação com capacitores e indutores, controlam a entrada de longos picos de voltagem, além de garantir filtragem contra altas frequências, produzidas por equipamentos como liquidificadores, batedeiras, alguns ventiladores, entre outros.
O estabilizador é o equipamento utilizado, normalmente, para ligar computadores desktops e seus periféricos, como impressoras, monitores, alguns modelos de caixas de som etc. A função deste dispositivo, como o próprio nome sugere, é estabilizar a tensão elétrica de entrada, de forma que a saída forneça sempre a mesma tensão.
Mas, tenham um pouco de cautela; os estabilizadores não são confiáveis e podem danificar seu Pc.
Os Nobreaks de acordo a capacidade e potência, às vêzes evitam o desligamento dos equipamentos na falta de energia elétrica
Agora que você já sabe o que é um filtro de linha, um nobreak e um estabilizador, escolha aquele que mais tem a ver com a sua necessidade para proteger seu aparelho de possíveis danos causados por instabilidade elétrica. Se ainda tiver dúvidas sobre o tema, pergunte as jjsound45@gmail.com.
quarta-feira, 4 de maio de 2016
TÉCNICOS PICARETAS
POR JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA
Dedico esta crônica aos meus bons colegas de eletrônica e informática espalhados pela grande Bahia e todo Brasil e meu desabafo frente aos péssimos profissionais que pensam que sabem eletrônica e informática mas na realidade depredam aparelhos alheios e fica por isso mesmo. ( até um dia)
O sucesso de todo profissional dedicado principalmente a manutenção eletrônica sempre dependeu de quatro fatores fundamentais:
-Profundo conhecimento de causa
-Instrumentação adequada
-Disponibilidade e conhecimento de peças
-Conhecimento de alguém de algum suporte técnico da marca do aparelho que esteja consertando.
Esses dois primeiros fatores dependem exclusivamente de capacitação profissional mas o terceiro fator, foge totalmente do nosso mercado instavel por uma questão de preços e prazos .
O desrespeito ao consumidor é fantástico! Se depender de lá fora....Pior ainda.
Destaco também alguns fatores que podem levantar o técnico e torna-lo famoso e com credibilidade. Afinal por trás da fama, a qualidade.
Tais fatores estão disponíveis em nós mesmo. São:
-Foco (o que é que eu vou fazer mesmo?)
-Visão (como irei começar essa tarefa?)
-Ação (Ah, já sei o que vou fazer e como fazer. Agora vou iniciar o trabalho)
Para todos nós que somos brasileiros é vergonhosa, porém incontestável, a vertiginosa proliferação da incompetência, da desonestidade e da prostituição generalizada no setor de assistência técnica.
Trata-se de uma questão epidêmica que já vem se arrastando infelizamente por décadas a dentro de longas datas caindo sôbre o povão como uma chuva ácida, perniciosa, ruinosa e porque não dizer funesta?
E pelo que posso ver meus amigos do Melhores Dicas é que dentro desse contexto, o segmento de Informática não é exceção não e o pior, muito pelo contrário.
Tem muitos picaretas por aí formatando HDs, ou farejando fotos pessoais sem a devida permissão do proprietário e invadindo privacidades dentro do próprio PC. Um perigo !!!
Outros, se metem a consertar Placa Mãe sem o devido instrumental, aí vem os danos e as desculpas esfarrapadas e o pior é que o cliente acredita nas desculpas e ainda acaba dando o pc danificado de presente ao picareta para ele usar como sucata. O cara danifica o PC do cliente, este resolve comprar outro, e ele ainda ganha o PC danificado por ele de presente para sucata.
Não quero e nem pretendo dizer que não hajam empresas sérias, competentes e compromissadas dentro do mercado de trabalho de modo algum. Por favor não vamos confundir ok?
Tem muita gente boa e honesta por aí. Posso afirmar com toda lucidez do mundo.
Porém com o devido respeito às nobrs exceções, refiro-me diretamente aos "MEIAS BOCAS" às "TRAMBITÉCNICAS" as "TABAJARAS" e aos "MECHANICOS" , enfim o meu repúdio a esses pervertidos que não só depôem contra a imagem de uma categoria profissionais queimando como se diz na gíria, o "FILME".
Gostaria de alertar aos proprietários de equipamentos eletrônicos defeituosos; Desde um simples
Controle remoto, Celular, Dvd até um gigantesco Tv de 52 polegadas, que tais equipamentos nas mãos de um técnico desonesto sem-vergonha, o risco de depredação é enorme. O preço final será certamente abusivo e com forte tendência a rejeição do orçamento e o aparelho ficar para ele de presente.
Daí, como resultado, vem o "homicídio doloso' contra o seu proprio equipamento. Vocês já pararam para imaginar?
É por isso que tem muito técnico meia-boca quebrando a cara com consertos de NoBreak. NoBreak é complicado e só conserta ele quem sabe eletrônica mesmo não é qualquer tinturazinha de eletrônica que vai capacitar o cara consertar NoBreaks não.
Para cada fato, uma comprovação imediata vejam bem:
Existem muitas intervenções técnicas anteriores ou posteriores mal-sucedidas ou seja, equipamentos que já passaram por várias mãos. Então quando chega nas minhas mãos por exemplo, é uma visão estarrecedora é como um paciente que entrou num hospital com uma simples gripe, e quando os familiares o retiram desse hospital, o cara já está com bronco-pneumonia e sendo assim terão que ser tentados a uma ressurreição forçada para se tentar salvar algo daquele aparelho não é verdade?
Infelzmente existe uma superdosagem de boa fé por parte de clientes ou proprietários de aparelhos que arriscam seus equipamentos às mais grotescas aberrações técnicas.
Individuos sem o menor conhecimento de eletrônica ou informática se for o caso, logo se revelam verdadeiros predadores de aparelhos.
Constantemente eu sempre me deparo com monitores LCD novinhos, ou televisores quase em garantia, cuja as vísceras já foram dilaceradas por esses metralhas ou por maldade, crueldade ou pela incompetência.
Provavelmente retirando componentes e redirecionando para outros aparelhos.
E se por um lado está cheio de predadores atraindo clientes incautos por os ilusórios "trinta dinheiros", por outro lado está cheio de atravessadores metendo a mão no bolso do cliente e quebrando a guia do profissional de mão cheia, sério e competente.
Simplesmente o atravessador não sabe nem ler um resistor e nem sabe soldar direito. Mas, se mete a querer dar uma de técnico. Pega o aparelho na mão do cliente, fuça, fuça bastante, lhe passa um orçamento de maneira que dê para ele e o técnico que ele vai procurar ganharem dinheiro entendem?
Falando mais claramente; O atravessador cutuca daqui, cutuca dali e não resolve nada. Ele não pegou um "filé" para consertar se deu mal, o cliente já está cobrando o aparelho. Tá demorando muito e agora?
Daí e diante ele é obrigado a jogar a toalha incompetentemente depois de tudo depredado.
Aí na calada da noite e na surdina, atravessam o serviço para um bom profissional os subprodutos da sua ignorância e leiguisse.
Com tais pervertidos vulgarizando a nossa profissão, a população tende a nivelar por baixo não valorizando o verdadeiro profissional. Ex: " Mas seu Joaquim o sr me cobrou 120 reais para consertar meu televisor, e o rapazinho ali me cobrou somente 40 reais".
Aí eu pergunto: Se o aparelho apresentar dentro do prazo de garantia de mâo de obra um outro defeito? Será que o rapazinho vai dar as caras para assumir? Vai querer outro dinheiro? Vai cobrar só o material na camaradagem ? Vai cutucar o aparelho novamente? Vai pedir ajuda? ou nenhuma dessas opções?
Deixo a resposta para vocês e lembrando que tudo que é barato termina saindo caro caríssimo !!
E um detalhe: Quando se conserta um aparelho seja ele qual for, a limpeza interna e externa faz parte do pacote também, coisa que a maioria dos tecnicos desconhecem ou não a fazem por preguiça e eles também tem pena de comprar uma garrafinha de Veja, Cif, um litro de alcoll isopropílico e um óleo spray WD ou White Lub e Pinçeis um pacote de estopa.
Por favor não me venham falar de ética não sou corporativista é por isso que este país não anda bem por conta de certos corporativismos nojentos a exemplo da " POLÍCIA e RODOVIÁRIOS ".
Somente maus e péssimos profissionais descompromissados com a sociedade e a sua cidade, acobertam erros passando a mão pela cabeça de profissionais delituosos.
Isso para mim não passa de corporativismo nojento e podre.
Aí vai uma super dica de um técnico com 30 anos de estrada desde os 15 anos de vida eu aqui o Joaquim prestem bem a atenção:
Se você preza o seu equipamento seja ele um simples contrôle remoto, um celular, um tv, um dvd, um pc qualquer aparelho que lhe pertence, e principalmente um no-break e quer vê-lo saudável novamente? E está a procura de quem realmente possa lhe oferecer um bom serviço?
Tenha muitíssimo cuidado com as ofertas ilusórias, ofertas abaixo do preço...Desconfie não se deixe explorar por meros curiosos ou atravessadores não entregue seu aparelho a qualquer pessoa.
Procure sondar a reputação daquele profissional, verifique se ele é enrolado com a comunidade onde reside ou nas proximidades através do nome dele, se ele gosta de uma cervejinha no mínimo....Caia fora porque vai dá problemas
Técnico em eletrônica não deve ser usuário de alcool na boca.
Seja prudente fale com Deus e o mundo. Consulte amigos solicite o maior numero de referências possíveis.
Dessa forma, você fatalmente se defrontará com uma empresa gabaritada, um profissional autônomo gabaritado ou quiças um ex funcionário dessa ou daquela empresa gabaritada que resolveu botar o seu próprio negócio hem?
Eu por exemplo, trabalhei na Philips do Brasil de 1978 a 1988 foram dez anos de aprendizado de tudo que os amigos possam imaginar: Atendimento externo, trato com o cliente, Olhar aparelhos em garantia dentro dos revendedores e tudo mais.
Mesmo nos dias de hoje, ainda empregado em uma empresa de NoBreaks, muita gente me conhece pela Philips até hoje 35 anos depois e não tenho sossego se eu fizesse a vontade do povo, haja aparelho para consertar, Pcs para formatar, placas mães para reparar. Mas, vou devagar sem muita gula.
Tudo isso graças a uma imagem que eu fiz da minha própria pessoa passei confiança para o povo e comprovei e comprovo graças a Deus.
Na minha visão, o cliente gosta e mereçe comodidade, atendimento, serviço e preço.
Tais atrativos são inquestionáveis e imprescindíveis aliás;
Quando vou ao frigorífico, fico muito satisfeito quando o açougueiro me
dá meu filé fatiadinho e sem aquelas gorduras ao redor. Prontinho para
ir para a chapa. É isto que o povo gosta !
Quem é que não gosta?
JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA
jjsound45@gmail.com
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quinta-feira, 14 de abril de 2016
UM POUCO SÔBRE RESISTORES
Resistores elétricos são componentes eletrônicos, cuja finalidade é oferecer oposição à passagem de corrente elétrica através de seu material. A essa oposição é dado o nome de "Resitência Elétrica".
Símbolo
|
|
Unidade
|
Ohm
|
Kilo
Ohm
|
K
= 10³
|
Mega
Ohm
|
M
= 10exp6
|
Cor
|
1º
Algarismo
|
2º
Algarismo
|
Fator
Multiplicativo
|
Tolerância
|
Preto
|
-
|
0
|
10exp0
|
-
|
Marrom
|
1
|
1
|
10exp1
|
1%
|
Vermelho
|
2
|
2
|
10²
|
2%
|
Laranja
|
3
|
3
|
10³
|
-
|
Amarelo
|
4
|
4
|
10exp4
|
-
|
Verde
|
5
|
5
|
10exp5
|
-
|
Azul
|
6
|
6
|
10exp6
|
-
|
Violeta
|
7
|
7
|
-
|
-
|
Cinza
|
8
|
8
|
-
|
-
|
Branco
|
9
|
9
|
-
|
-
|
Ouro
|
-
|
-
|
10exp-1
|
5%
|
Prata
|
-
|
-
|
10exp-2
|
10%
|
|
1º
Faixa - Vermelho=2
|
2º
Faixa - Vermelho=2
|
3º
Faixa - Fator Multiplicativo - Marrom=10exp1=10
|
4º
Faixa - Tolerância - Ouro = 5%
|
Valor
do Resistor = 22 x 10 = 220
5%
|
|
1º
Faixa - Amarelo=4
|
2º
Faixa - Violeta=7
|
3º
Faixa - Fator Multiplicativo - Vermelho=10²=100
|
4º
Faixa - Tolerância - Ouro = 5%
|
Valor
do Resistor = 47x100=4700
ou 4,7K
ou 4K7
|
|
1º
Faixa - Vermelho=2
|
2º
Faixa - Vermelho=2
|
3º
Faixa - Fator Multiplicativo - Amarelo=10exp4=10000
|
4º
Faixa - Tolerância - Ouro = 5%
|
Valor
do Resistor = 22x10000=220000
ou 220K
|
Como
determinar se a tolerância em relação ao valor
do resistor
|
encontra-se
dentro da faixa aceitável
|
1 - Determine o valor Nominal do resistor a ser medido através do código de cores (RNom); |
2
- Meça o resistor com uma Multímetro na escala adequada
para o valor Nominal (RMed); |
3 - De posse dos dois valores anotados, utilize a seguinte fórmula: |
E% = [(RNom. - RMed) / RNom]x100 onde: |
E% - Erro Percentual |
RNom - Resistência Nominal |
RMed - Resistência Medida |
4 - Compare o E% com a Tolerância Nominal do resistor. Se o E% calculado estiver dentro da faixa |
da tolerância Nominal do resistor, então o resistor encontra-se dentro da faixa aceitável de erro. |
Exemplo: |
Imagine se desejásemos saber se o resitor acima de 220K encontra-se aceitável. |
1 - RNom = 220K |
2 - RMed = 217K |
3 - E% = [(RNom. - RMed) / RNom]x100 ==> E% = [(220-217)/220]x100 = 1,4% de Erro |
4 - A faixa de tolerância do resistor é Ouro=5%, portanto, 1,4% de Erro é aceitável para este resistor. |
Associação Série
É quando os resistores são associados um em seguida ao outro, sendo percorridos pela mesma corrente
|
V
= V1+V2+V3
|
Req
= R1+R2+R3
|
|
É quando os resistores da associação estão submetidos à mesma tensão. Seus terminais estão ligados nos mesmos dois pontos.
|
Req
= 1/[(1/R1)+(1/R2)/(1/R3)] = 50K
|
Associação Mista
É uma associação onde, temos resistores em série e paralelo.Sendo a Resistência Equivalente, dependente dos pontos de referência.
|
Req
= {1/[(1/R1)+(1/R2)/(1/R3)]} + R4 = 200K
|
- Limitar a passagem de corrente elétrica num determinado circuito; |
-
Gerar uma queda de tensão em determinados pontos de um circuito; |
- Gerar calor. |