quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TRF AM Receiver Transmissão Usando uma Antena

TRF AM Receiver Transmissão Usando uma Antena



O rádio TRF acima opera na banda de radiodifusão de AM na gama de 550-1650 kHz.É semelhante a um rádio de cristal com a adição de um tampão casal e estágiosamplificador de áudio para dirigir um alto-falante. A recepção está limitada a fortes estações locais. KFI(Los Angeles) vem em alto e bom som a uma distância de cerca de 7 km da 50KWestação. KNX (1070) e KLAC (570) pode ser ouvido em níveis baixos e alguns outrosestações podem ser mal ouviu, se eu colocar meu ouvido contra o alto-falante. O receptor usauma antena de 16 polegada quadrada enrolada em uma moldura de madeira (13 voltas # 18) com uma variável(30-365pF) capacitor. Laços maiores provavelmente funcionaria melhor. Também o desempenho,poderia ser melhor se o laço é girada 45 graus, de modo que o quadro parece umcruz (+), em vez de uma maneira X. Isso, os lados superior e inferior não será paralelapara o chão, e a antena terá mais de altura.
O sinal de antena é tamponada pela primeira fase seguidor de emissor, que apresentasobre impedância de entrada 150K. O estágio tampão evita a perda de tensão muito doantena quando ligado ao circuito. A voltagem de RF tamponado no emissor doo transistor é rectificada pelo diodo, e o componente de RF removido pelacondensador na base do segundo transistor. Isso deixa apenas o sinal de áudiona base com cerca de amplitude 5X maior no coletor. O restante 3transistores formar um amplificador de áudio para conduzir o alto-falante de 8 ohms. Os transistores usadossão 2N3906 (PNP) e 2N4123 (NPN), no entanto 2N3904 deve funcionar tão bem. O 100Kresistência variável mostrada é apenas utilizada para reduzir o volume de estações muito fortes,como KFI no meu caso. O alto-falante é um modelo de 4 polegadas com um ímã 4 polegadas pesadodentro de uma caixa de 6 polegadas. Parece ser mais eficiente do que o alto-falantes com ímãs menores.Fones de trabalhar melhor e eu posso ouvir oito estações na área de Los Angeles em baixovolume. O circuito completo atrai cerca de 10mA a partir de uma bateria de 9 volts.
Antenas Loop:
A antena pode melhorar significativamente a recepção de ondas médias. Antenas loop sãodireccional e receber sinais ao longo do plano dos enrolamentos. O direcionalqualidade melhora a relação sinal ruído do sinal desejado, enquanto rejeitasinais perpendiculares ao plano dos enrolamentos. Laços maiores são melhores do quemais pequenos mas bons resultados podem ser obtidos a partir de tamanhos moderadas de um ou doismetros de lado. A forma não faz muita diferença para que o loop pode ser circular,rectangular ou uma forma de triângulo. A ideia principal é a de cobrir a área, tanto quanto possível,então eu imagino um loop circular seria o melhor. O circuito mede retratado aqui16 centímetros de lado e é cerca de 1,5 centímetros de largura. Ele foi enrolado com 13 voltas de N º 18fio de cobre, e tem um Q descarregado de cerca de 300 a 600 KHz e uma carga de cerca de Q80, quando ligado ao circuito. O circuito é ajustado com um condensador variável pF 30-365em paralelo.

Um comentário:

  1. Boa noite amigo,
    estou tentando replicar este projeto, porém estou com duvidas na lista de materiais, você poderia me auxliar?

    ResponderExcluir

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com