quinta-feira, 3 de junho de 2010

O QUE É SOLDA FRIA ?

Solda fria é um problema que pode ter varias causas:
Solda de baixa qualidade;
Solda com excesso de chumbo;
Processo de resfriamento da solda deficiente;
Limpeza dos componentes deficiente antes da soldagem ;
Variação de temperatura durante o funcionamento.

A 70% dos defeitos em equipamentos eletrônicos são causados direta ou indiretamente pela solda fria, na maioria das vezes ela é facilmente detectada, mais em casos raros é impossível detectar o defeito devido a pequena rachadura imperceptível a olho nú.

Esse PDF em inglês mostra algumas técnicas de detecção de soldas frias , nele você vai encontrar varios métodos incluso em SMD .

As fontes, osciladores horizontais e DisplayType_G”target=”_blank”rel=”nofollow”title=”Veja preços ou compre amplificador” >amplificadores são principais locais a onde pode aparecer a solda fria, componentes como os transistores e resitores de potência, reles no caso veiculos e qualquer outro componente que tenha um aquecimento relativamente alto.

Os circuitos ao esquentar a solda tende a expandir e ao esfriar ele vai contrair em ritmos diferentes, é inevitável que o ponto mais fraco irá falhar, e essa é a solda ter uma ruptura e causar a solda fria.

Um comentário:

  1. existe algum produto que pode ser passado e depois retirados,e fique só nas rupturas da solda fria e com uma luz neon seilá ...de pra indentificar?

    ResponderExcluir

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com