segunda-feira, 4 de junho de 2012

É um dos problemas que mais alfigem a vida dos usuários. Ás vezes tem soluções fáceis, ás vezes leva mais tempo e recursos para poder solucionar o problema. Descubra aqui algumas das causas que leva o PC a reiniciar do nada.

Esses problemas podem ter duas causas básicas, a saber:

> Erros de software; e
> Erros de hardware.

Erros de software.
Um dos principais, já que quem faz a configuração para o usuário é o próprio usuário. E ás vezes faz as configurações erroneamente, causando essa instabilidade. Ou também isso pode ser um ataque de programas maliciosos. Veja abaixo quais são os erros de software mais comuns que levam à reinicialização do computador.

Drivers de dispositivos: Ás vezes o dispositivo é o mais adequado para o seu sistema, mas o driver pode estar errado e isso pode sim, trazer instabilidades no sistema. Para verificar se os drivers estão corretamente instalados, leia esse artigo e saiba como instalar os drivers corretamente.

Programas maliciosos (vírus): Uma das causas mais comuns de reincialização automática do computador. E alguns tipos de vírus são projetados especificamente para essa função. Para resolver esse problema, experimente usar um programa anti-vírus e escanear seus discos rígidos. 

Erros do Windows: Outro problema que frequentemente faz o computador reiniciar. Geralmente, após a reinicialização, o computador exibe a seguinte mensagem:
 



Para desativar a reinicialização automática em caso de erros do Windows, faça o seguinte:

Na área de trabalho, clique com o botão direito sobre Meu Computador e clique em Propriedades:

Após isso, clique na aba Avançado, seção Inicialização e Recuperação, botão Configurações. Será aberta uma nova janela. Nela, desmarque a opção "Reiniciar automaticamente":

Photobucket
(Clique na imagem para exibi-la maior.)

Isso evitará a reinicialização automática em caso de erros de sistema.

Erros de hardware.
Depois que utilizamos o computador por um certo tempo, é normal ocorrer o desgaste dos componentes internos e também dos componentes externos. Os que mais fazem o computador reiniciar automaticamente são:

Problemas com a fonte de alimentação: A fonte de alimentação é na verdade um transformador de energia, que transforma eletricidade de 127/220V em 5 e 12 V. Essa energia baixa serve para
alimentar drivers e placas internas. É um componente que, para fora do gabinete, tem uma pequena ventoinha, e onde você insere o cabo de força do gabinete. 
Quanto mais placas e componentes você tiver instalados, mais
potência sua fonte deve ter. Uma fonte de 400 W dá conta da maioria das atividades cotidianas, mas se você costuma ter mais de um disco rígido e placas de vídeo dedicadas, uma fonte de 600W é recomendada. Porém, se a sua fonte estiver danificada, a potência será afetada, deixando os componentes com mal funcionamento e causando erros. Experimente substituir a fonte de alimentação.


Problemas com memórias:
 Muito freqüente. As memórias são aquelas que mantém vários programas abertos ao mesmo tempo, por exemplo: Reprodutor de músicas e navegador da Internet. Ás vezes as memórias podem ter problemas com o passar do tempo ou, pela fonte estar danificadas, elas podem estar até mesmo queimadas. E pior: Pessoas com eletricidade estática (todos estão sujeitas a isso) podem queimar as memórias apenas por tocá-las. Por isso é importante descarregar a eletricidade estática antes de mexer no interior do gabinete. Você pode fazer isso por andar descalço ou tocar sobre uma superfície metálica (como uma grade de ferro sem pintura). Muitos sentem a eletricidade estática saindo do seu corpo. Para fazer um teste mais bruto nas memórias, recomenda-se usar o programa memtes86 ou memtest86+, os pioneiros nesse tipo de teste. Porém, o teste demora várias horas, sendo ideal deixá-lo rodando durante a madrugada.

Problemas com superaquecimento.
 
Depois de algumas horas, ou nos dias mais quentes, seu computador pode esquentar muito internamente. Experimente melhorar a ventilação por instalá-lo em um local mais ventilado ou por ainda abrir o gabinete e retirar o excesso de poeira e deixar a lateral aberta.

Esses são alguns dos problemas que eu já enfrentei e que podem resultar em reincialização automática. 
 
 Espero que essas dicas lhes ajudem de alguma forma;

José Joaquim    ( jjsound45@hotmail.com) (facebook)  (tweeter jjsound51)




 
 



Um comentário:

  1. Bom dia amigo.... sabe, estou com uma duvida. E referente a uma placa mae de um notebook. Ele tem uma placa chamada power jack q es onde se liga o conector da fonte. Bom, ele chegou a mim sem ligar... ahi com uma lupa, descubri que tem um pequeno diodo retificador SMD que tinha estourado e estaba provocando um curto. Tire o q restou q nao era nada, limpe... e ahi e q esta o duvida, ele fritou e nao tenho como identificar ele para sustituir...e agora, tem alguma sugestao ??? e mais, ele liga e funciona perfeitamente sem ese diodo...Aguardo sua ajuda...Obrigado !!! Fernando

    fermig27@ig.com.br

    ResponderExcluir

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com