terça-feira, 11 de junho de 2013




A assistencia técnica Enetel sabe e lhe ensina os cuidados que você deve ter com seu no-break


Atente-se às seis dicas abaixo para que seu no-break  principalmente  de grande porte funcione corretamente durante muito mais tempo:

1- Instalar o no-break em local aberto, com ventilação e numa rede elétrica adequada
2 - A cada 3 meses, esvaziar a carga da bateria
3 - Inspecionar o estado da bateria 1 vez ao ano
4 - Checar no manual o período recomendado para a troca da bateria
5 - Após uma troca de bateria, realizar a calibragem do equipamento
6 - Realizar periodicamente o auto-teste no no-break



Veja mais detalhes abaixo tomando como exemplo um no-break de pequeno porte.

Para que o no-break tenha uma vida útil longa são necessários diversos cuidados, começando pelo local adequado de instalação. É comum observarmos no-breaks instalados em locais fechados e sem ventilação, embaixo de móveis por exemplo. Isso faz com que a temperatura suba acima dos níveis recomendados. As baterias utilizadas nos no-breaks são do tipo Gel e podem estufar quando se trabalha por muito tempo em altas temperaturas. Isso tem por conseqüência uma redução considerável na vida útil do no-break.
nobreak

Foto 1: conjunto de baterias de um no-break de 1400VA, que estão visivelmente estufadas. Elas, que deveriam ser de fácil remoção, só conseguiram ser retiradas por um técnico dentro do no-break depois da retirada do gabinete externo.


É importante também verificar no manual do produto quando a troca de baterias deve ser realizada e enviá-lo a uma manutenção autorizada, tendo a certeza assim, de estar adquirindo uma nova bateria de boa marca e procedência.

Após a troca da bateria, contate a empresa certificada pelo fabricante que realiza calibragem de no-breaks (com porte acima de 1,5 kva), pois, ao longo do tempo, o seu processador interno corrige a relação de descarga da bateria considerando seu tempo de uso e sua degradação,  influenciando o tempo de vida das novas baterias e o tempo de autonomia do no-break caso falte energia elétrica.
O ciclo de vida da bateria também dependerá da rede elétrica onde o no-break está instalado. Se a mesmo apresentar problemas, o equipamento irá utilizar suas baterias com maior frequência.
É recomendado que se inspecione visualmente a bateria pelo menos uma vez ao ano e, se for possível, com a ajuda de um técnico especializado. Na maioria dos no-breaks o acesso às baterias é fácil e descrito em seu manual, podendo ser realizado pelo próprio usuário. Muitos problemas são percebidos desta forma, como deformações em suas partes externas, sinais de oxidação e impurezas.
nobreak1
Foto 2: terminal sujo, em uma bateria que apresenta vazamento em sua área superior. Notem os cantos da cavidade do lado direito.

nobreak2
Para finalizar, temos mais duas valiosas dicas: a primeira é realizar o auto-teste do no-break, através de um simples botão ou de seu software de gerenciamento, que relata como estão todas as suas funções. A segunda é desligar seu no-break a cada três meses e deixar que sua bateria chegue quase até o fim, este procedimento irá prolongar sua vida útil.
Lembre-se: o ultrassom é um equipamento de alta tecnologia que requer uma fonte de energia estabilizada e limpa. Caso no-break não desempenhe adequadamente sua função, a sua capacidade de proteger o equipamento de quedas de energia será prejudicada, podendo causar danos irreversíveis aos seus componentes. Portanto, atente-se aos cuidados enumerados abaixo para que seu equipamento funcione bem por muito tempo.



 Rua Cristiano Buys, 45-D, Cabula - Salvador Bahia Tel: 71 3431-9747 / 3431-2128 /
8131-4026  Fax: 71 3013-3151 CEP: 41.150-120

juvenal@enetel.com.br 

enetel@enetel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com