quarta-feira, 26 de março de 2014

O BIT TORRENT


O BitTorrent  é bom para baixar músicas e arquivos, programas e coisas em geral. É uma das redes P2P (ponto a ponto) mais usadas. Diferente do Emule e alguns outros programas, o BitTorrent normalmente não tem pesquisa direto nos programas. Quando tem, ela funciona de forma diferente, geralmente dependendo de sites externos. Basicamente você tem que encontrar o torrent ou link do que você quer em algum site, e a seguir colocar esse link ou torrent num programa que baixa torrents.

O que dá pra baixar por torrents?

Praticamente tudo: qualquer tipo de arquivo digital. Música, filmes e séries, livros digitais (ebooks), programas, sistemas operacionais (incluindo Windows e Linux), etc.

Torrents e links magnéticos

Antigamente você precisava ter um arquivo com a extensão .TORRENT. Esse arquivo indica exclusivamente um único arquivo ou pasta de arquivos, seja de música, mp3, programa ou qualquer outra coisa. Hoje em dia dá para baixar torrents por meio dos links magnéticos, ou “magnet link” em inglês. São links que identificam exclusivamente os arquivos desejados e abrem diretamente o programa de torrent no seu computador, já com as instruções para baixar os arquivos. Os links magnéticos são basicamente um texto: podem ser compartilhados facilmente por e-mail ou qualquer página da web.
Primeiro você deve encontrar o torrent ou o link magnético do que você quer. Para isso existem sites de torrents: você pesquisa e baixa um arquivo .torrent (ou clica no link magnético). Lembre-se que esse arquivo .torrent não é a música em si. Ele é um arquivo de texto, pequenininho e leve. Ele tem as instruções pro programa baixar a música ou o arquivo desejado.

Passo 1: instalar um programa de torrent

utorrentVocê deve ter um programa cliente de Bittorrent, aí adiciona nele o arquivo .torrent que você baixou ou que te passaram. Um bom programa para Windows é o uTorrent. Faça o download do uTorrent em:
www.utorrent.com
Instale ele normalmente (é grátis). Se você usa Linux ou Mac, procure o Transmission: www.transmissionbt.com

Passo 2: procurar os torrents ou links magnéticos

O uTorrent tem um campo de busca que procura em alguns sites, mas você pode procurar direto se quiser. Procure no site de busca de sua preferência o que você quer, adicionando a palavra torrent ao termo (o site pode ser o Google, Bing, etc). Exemplos:
nome da música torrent ou torrent nome da música
Exemplo: beethoven torrent
ou
nome do filme torrent
Exemplo: nasa moon torrent
ou
Nome do sistema operacional torrent
Exemplo: Kurumin Linux 7.0 torrent
Ou use o nome do artista, adicione palavras como “discografia”, “album”, etc – valem as mesmas regras para pesquisar pelo Emule ou outros programas parecidos.
Dica: para encontrar com mais facilidade, procure em inglês! Se você não sabe nada, aprenda inglês, se esforce, será muito bom para aproveitar todo o potencial da internet. Por exemplo, em vez de pesquisar por discografia fulano procure por discography fulano (você provavelmente achará o que procura mais rápido, a menos que seja conteúdo nacional). Você não é obrigado, mas pense: há muito mais gente no mundo que fala inglês do que português. Portanto, há muito mais páginas (e torrents!) com descrições em inglês do que português!

Passo 3: como baixar os torrents

O uTorrent se associa aos arquivos .torrent, de forma que se você abrir um torrent com duplo clique, ele já abre com o uTorrent – aí você escolhe a pasta pra salvar o arquivo real. Por padrão ela fica na pasta Downloads, dentro da pasta meus documentos ou da pasta do usuário.
Tendo o uTorrent instalado você pode clicar nos links magnéticos nos sites de torrents para baixar o material desejado. Alguns sites oferecem tanto links magnéticos como arquivos .torrent, mas alguns oferecem apenas uma das duas formas. No final o resultado será o mesmo: o arquivo será adicionado na fila de downloads do uTorrent.
Ao baixar um arquivo .torrent no navegador e clicar nele para abri-lo, o uTorrent será chamado com uma tela parecida com esta (note que ela pode variar de versão para versão, mas em essência é isso):
como baixar torrent
Note que o arquivo .torrent não contém o conteúdo em si, apenas uma descrição técnica dele na rede P2P. Ele é um arquivo de texto de poucos KB. O arquivo completo é baixado depois de passar pela tela da imagem acima. No caso ele será salvo na pasta Downloads do usuário atual (que fica nas pastas padrões do Windows para o usuário logado). Se não tiver espaço no seu HD ou se preferir outro local por opção, clique no botão “…” (ou similar) e procure outra pasta antes de dar OK. Deixe as outras opções como estão e, ao dar OK, o programa vai pra lista de downloads:
utorrent baixando
Baixar por um link magnético (magnet link) é basicamente a mesma coisa, com a diferença que você não baixará um arquivo .torrent. Ao clicar no link o uTorrent será chamado e já abrirá a tela para escolher o local onde salvar o arquivo (se não for o uTorrent será outro programa que você tiver, desde que ele esteja associado ao protocolo no seu sistema operacional, o que normalmente é feito na instalação).

Um pouco mais sobre os torrents

Alguns torrents demoram pra baixar, outros baixam rápido, também tem essa questão. O protocolo funciona diferente da maioria dos sites de download. Quando você baixa uma música pelo iTunes ou por algum site qualquer, seja legalizado ou não, o arquivo normalmente sai do servidor do site e vai para o seu computador diretamente. No caso das redes P2P, como o BitTorrent, não: os arquivos não ficam em computadores centrais. Eles ficam nos próprios computadores dos usuários. Cada usuário que tem o mesmo arquivo ajuda os outros que estão baixando, o que pode otimizar a transferência de arquivos grandes.
Pontos positivos dos torrents:
  • Os arquivos ficam nos PCs dos próprios usuários. Normalmente não há um “servidor central”. Os clientes de BitTorrent baixam de vários usuários conectados que tenham o mesmo arquivo. É muito difícil derrubar uma rede de torrents. Simplesmente não dá para uma empresa, instituição ou governo entrar no PC de cada um e tirar os arquivos – bem diferente de tirar um site do ar ou fechar uma empresa.
  • É possível pausar e continuar os downloads quando você quiser, algo nem sempre possível com os servidores tradicionais.
  • Como os arquivos são baixados de muita gente, normalmente o programa aproveita todo o potencial da sua conexão, baixando um pedaço de cada pessoa conectada. Normalmente servidores de download centralizados limitam a largura de banda para cada download. Nos torrents a coisa é diferente: o programa puxa um pouco de cada um que tem o mesmo arquivo, baixando assim mais rápido. É muito fácil atingir 1 MB/s ou mais numa conexão de 1 Mbps, por exemplo (chegando próximo ao limite dela).
  • Há programas de torrent para todos os principais sistemas operacionais, até mesmo para o Android! Tanto tablets como smartphones.
Pontos negativos:
  • Alguns arquivos pouco compartilhados (que pouca gente tem) podem demorar muito para serem baixados. Às vezes, semanas ou até mesmo meses. Quem tem o arquivo precisa estar online, com o computador ligado e o programa de torrent aberto. Procure arquivos com bastante seeds e peers, eles são os mais rápidos para baixar (alguns sites de download exibem esta informação).
  • Às vezes uma pessoa baixa um arquivo e deixa na pasta compartilhando o mesmo, mas logo depois move para outro lugar ou o apaga. Com isso o programa de torrent não encontra mais o arquivo no PC daquela pessoa, assim ela deixa de compartilhá-lo. Arquivos compartilhados por poucas pessoas ficam ainda mais difíceis de serem conseguidos.
  • É preciso ter paciência e um tempinho extra para pesquisar os arquivos a baixar. É bem diferente de um iTunes da vida, que basta entrar e escolher as músicas e filmes desejados. Nem todo mundo gosta de baixar torrents por preguiça. Ah, muitos filmes e séries não vêm dublados ou com legenda, sendo necessário procurar legendas separadamente.
  • Usuários novatos precisam tomar cuidado com vírus e spywares disfarçados de torrents úteis, tanto ao baixar os arquivos torrent como ao abrir o conteúdo depois do download ser finalizado. Ao procurar .torrents você não deve baixar executáveis. Os .torrent são arquivos simples, de texto puro. É bom ter um antivírus instalado para verificar o conteúdo baixado antes de abri-lo, especialmente se for um programa ou sistema operacional. Muita gente usa torrents falsos para distribuir pragas digitais, visando a popularidade das ferramentas. Recomendo o Safety Scanner ou o Microsoft Security Essentials para Windows XP, Vista e 7. O Windows 8 já conta com seu antivírus nativo, o Windows Defender.

Como limitar a velocidade no bittorrent

É normal que ao baixar torrents sua conexão fique “saturada”: tudo fica mais lento e você não consegue ver vídeos ou navegar direito nos outros sites. Para isso há o controle de banda: uma opção na maioria dos programas de torrent para limitar as transferências. Se sua conexão for de 10 Mbps, por exemplo, que baixa coisas a 1,2 MB/s, você pode limitar o download de torrents a 800 KB/s e deixar o resto para navegação normal. Se limitar muito os downloads irão demorar mais, claro.
No uTorrent, por exemplo, vá ao menu Opções > Preferências > Controle de banda. Altere as velocidades nas taxas de upload e download (em kB/s).
limite de velocidade utorrent
Esse limite é global, válido para todos os arquivos. Você pode definir um limite único por arquivo individualmente, clicando nele com o direito no uTorrent e indo em Alocação de banda > Limite de download (ou upload).
limitar download no utorrent
Note que para fazer isso você precisa ter alguma noção das medidas usadas na computação. Se não souber, melhor deixar como está, já que você poderá prejudicar o desempenho do programa, tornando seus downloads mais lentos do que o desejado. A melhor coisa é fechar o programa enquanto quiser usar o computador normalmente, e não marcar para iniciá-lo junto com o Windows. Em geral não tem problema nenhum em deixar o programa de torrent ligado direto baixando coisas enquanto você não estiver usando o computador (considerando, é claro, os custos de energia e o inevitável desgaste da máquina).
Você também pode limitar a velocidade de upload, que é a velocidade usada para carregar pedaços dos seus arquivos para os usuários que os estão baixando.

Usar bittorrent é ilegal?

Usar o Bittorrent por si só não é pirataria. Muitas distros de Linux usam downloads via bit torrent, porque é rápido já que distribui e compartilha recursos entre os PCs dos usuários, sem depender de um servidor HTTP ou FTP central. A questão de pirataria ou não depende do que você vai baixar. Aí a responsabilidade (e a consciência) é de cada um. Baixar filmes e séries por torrent não é errado se os produtores usarem tais formas de distribuição, o que não é o caso da grande maioria dos filmes e séries comerciais. Nesse caso você deveria obter o material de forma licenciada, comprando em mídia física ou via download num canal de distribuição autorizado (como Netflix, Google Play ou iTunes, etc).



 Fonte: http://www.explorando.com.br/e/musicas/bittorrent/


jjsound45@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com