Qual a diferença entre componentes elétricos e eletrónicos?
Os componentes elétricos definem-se por serem dispositivos onde circula a corrente elétrica sem ser no vácuo ou em material semicondutor, os componentes eletrónicos, por outro lado, transmitem a corrente elétrico no vácuo ou em material semicondutor. Algumas definições incluem os componentes elétricos como uma subdivisão dos componentes eletrónicos.Tipos de componentes:
- Passivos- Definem-se como passivos os componentes que não necessitam de uma fonte de energia externa para funcionarem.
(Resistores, capacitores, bobinas) - Ativos- Definem-se como ativos os componentes que necessitam de energia para executarem as suas funções
(Transístores, válvulas terminónicas, circuitos integrados).
Como funcionam os componentes eletrónicos ?
Cada componente executa uma ou várias funções que podem ser usadas individualmente ou em conjunto com outros componentes. Algumas funções são simples (regular, diminuir ou dividir tensão) outras exigem alguma complexidade e uma estrutura com vários componentes. A tabela seguinte indica a função de cada componente electrónico, a sua constituição e base de funcionamento.Existem duas normas que definem o símbolo usado para definir uma resistência elétrica. A norma IEEE Institute of Electrical and Electronics Engineers mais antiga e a mais recente IEC International Electro Technical Commissions.
Símbolo Resistor (Resistência Elétrica)
IEEE
IEC
A resistência é uma medida da oposição que a matéria oferece à passagem de corrente eléctrica. Os materiais são designados por condutores, semicondutores ou isoladores conforme a oposição que oferecem seja reduzida, média e elevada. A Lei de Ohm .
V = R I estabelece a relação existente entre a corrente e a tensão eléctrica aos terminais de uma resistência. O parâmetro R, designado resistência eléctrica, é expresso em ohm (note-se que na língua inglesa se distinguem os parâmetros resistance do elemento resistor).
A resistência eléctrica dos materiais pode ser comparada ao atrito existente nos sistemas mecânicos. Por exemplo, e ao contrário do vácuo, a aplicação de um campo eléctrico constante (força constante) sobre uma carga eléctrica conduz a uma velocidade constante nos materiais, situação à qual corresponde uma troca de energia potencial eléctrica por calor. Esta conversão é designada por efeito de Joule, cuja expressão da potência dissipada é
P= RI2 A resistência é um dos elementos mais utilizados nos circuitos. Existem resistências fixas, variáveis e ajustáveis, resistências integradas e resistências discretas, resistências cuja função é a conversão de grandezas não eléctricas em grandezas eléctricas, etc. Relativamente a estas últimas, existem resistências sensíveis à temperatura, como sejam as termo-resistências e os termístores, resistências sensíveis ao fluxo luminoso, designadas por foto-resistências, magneto-resistências, piezo-resistências, químio-resistências, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com