quinta-feira, 7 de junho de 2018

TOPOLOGIA DE UM NOBREAK

TOPOLOGIA DE UM NOBREAK


Quer entender a funcionalidade dos Nobreaks, o que é Nobreak Senoidal, semi senoidal e quais os diferentes tipos deste equipamento? Aprenda aqui
O Nobreak Senoidal é um equipamento de fornecimento de energia que equaliza e equilibra as ondas em seu formato mais puro (senoidal) padronizando o fornecimento de energia a fim de garantir a segurança e o funcionamento correto de aparelhos mais sensíveis como, por exemplo, aqueles utilizados na área hospitalar e médica.

Você já ouviu falar em Nobreaks, Estabilizadores, Filtros de linha, Geradores e etc., no entanto, existem grandes diferenças entre todos estes produtos. Neste artigo explicaremos quais são os modelos de nobreak e os principais formatos de ondas deste equipamento. Além disso, confira no link a seguir dicas essenciais de como escolher o melhor Nobreak e quais modelos existem.

Entenda a função do Nobreak:

Diferentemente de estabilizadores e filtros de linha, o Nobreak é um equipamento que tem como função o fornecimento de energia aos eletrônicos de forma ininterrupta. Ou seja, mesmo com uma queda de luz no local, o produto continua abastecendo os equipamentos de forma a mantê-los ligados por certo período de tempo, que varia de acordo com a potência do mesmo. Desta forma, o usuário pode salvar ou finalizar os trabalhos antes que sejam perdidos pela queda de energia.
Veja aqui mais informações úteis para escolher o Nobreak ideal para você!
Acima, podemos ver o desempenho de um estabilizador de voltagem e de um nobreak.
Notem a diferença nos tipos de ondas que eles entregam às suas cargas.A representação gráfica da saída do nobreak  demonstra a forma com que a energia evolui ao longo do tempo, com suas variações nos valores de tensão. A onda de energia que é transmitida pela rede elétrica, provida pela concessionária de seu Estado, é senoidal. Ou seja, é uma onda pura e limpa.
Por outro lado, 
Uma onda quadrada é uma forma de onda básica encontrada frequentemente nas áreas da eletrônica e do processamento de sinais. Uma onda quadrada ideal alterna regularmente e instantaneamente entre os dois níveis, que podem ou não incluir o zero.



Formatos de Onda

Nobreaks podem ter diferentes formas de onda. A forma da onda consiste na representação gráfica da evolução da onda ao longo de um período de tempo, que, normalmente respeitam funções matemáticas e seguem um padrão conforme são emitidas.

Onda Quadrada ou Square Wave:

As ondas quadradas variam de forma não gradual. Os nobreaks com esse tipo de onda são os modelos mais simples e são indicado para utilizações básicas. Aparelhos de som, por exemplo, podem apresentar ruídos ou mau funcionamento quando alimentados apenas pelo Nobreak, no caso de falta de energia.

Onda Semi senoidal ou Senoidal-estabilizada:

A onda semi senoidal é uma opção intermediária, melhor do que a Onda quadrada e um pouco mais econômica que a opção senoidal. Neste tipo de onda, as variações são feitas em intervalos maiores, evitando as modificações bruscas encontradas nas ondas quadradas.

Onda Senoidal ou Senoidal Pura:

A onda Senoidal é a onda mais limpa, indicada para produtos sensíveis que necessitam de uma corrente contínua sem mudanças bruscas. Veja a imagem de comparação dos tipos de onda.
Tipos de Onda Nobreak

Tipos de Nobreak

Nobreaks são diferenciados por sua potência em KVA ou VA. Além da potência eles se diferenciam pelos tipos de onda (Senoidal, Quadrada, Semi senoidal, etc).Cada tipo pode ser ideal de acordo com a aplicação e a necessidade do usuário. Veja quais são os principais modelos. 

Nobreaks Off-line ou Standby:

Os modelos Standby geralmente possuem preços mais acessíveis. Estes são utilizados em locais com poucas quedas de energia, pois acabam fornecendo uma proteção mínima para os equipamentos, além de contar com um tempo maior para reconhecer a queda de energia, que mesmo se tratando de milésimos de segundo, pode acarretar algum problema ou falha no sistema. Neste tipo de Nobreak, a corrente elétrica é filtrada e entregue de forma direta aos equipamentos.
Nobreak Off Line

Nobreaks Line Interactive ou Linha Interativa:

São entendidos como uma modernização dos modelos Off-line, assim como no Off-line a Line Interactive só é ativado quando reconhece uma queda de energia, no entanto, a bateria é carregada a todo o momento pelo inversor enquanto está conectado em uma rede elétrica. Para garantir uma resposta mais rápida, um circuito de monitoramento fica encarregado de identificar uma eventual queda na tensão elétrica.
Nobreaks Line Interactive ou Linha Interativa

Nobreaks Online:

Podem ser considerados como os mais seguros da categoria dos Nobreaks. Neles, as baterias são carregadas a todo o momento e o inversor está constantemente ligado, fornecendo energia aos equipamentos durante todo o tempo. Estes produtos são muito caros e pouco comuns, geralmente são utilizados em aplicações de redes elétricas críticas, alimentando equipamentos sensíveis. Os Nobreaks Online geram energia própria, constante e pura.
Nobreaks Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com