POR JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA
Dedico esta crônica aos meus bons colegas de eletrônica e informática espalhados pela grande Bahia e todo Brasil e meu desabafo frente aos péssimos profissionais que pensam que sabem eletrônica e informática mas na realidade depredam aparelhos alheios e fica por isso mesmo. ( até um dia)
O sucesso de todo profissional dedicado principalmente a manutenção eletrônica sempre dependeu de quatro fatores fundamentais:
-Profundo conhecimento de causa
-Instrumentação adequada
-Disponibilidade e conhecimento de peças
-Conhecimento de alguém de algum suporte técnico da marca do aparelho que esteja consertando.
Esses dois primeiros fatores dependem exclusivamente de capacitação profissional mas o terceiro fator, foge totalmente do nosso mercado instavel por uma questão de preços e prazos .
O desrespeito ao consumidor é fantástico! Se depender de lá fora....Pior ainda.
Destaco também alguns fatores que podem levantar o técnico e torna-lo famoso e com credibilidade. Afinal por trás da fama, a qualidade.
Tais fatores estão disponíveis em nós mesmo. São:
-Foco (o que é que eu vou fazer mesmo?)
-Visão (como irei começar essa tarefa?)
-Ação (Ah, já sei o que vou fazer e como fazer. Agora vou iniciar o trabalho)
Para todos nós que somos brasileiros é vergonhosa, porém incontestável, a vertiginosa proliferação da incompetência, da desonestidade e da prostituição generalizada no setor de assistência técnica.
Trata-se de uma questão epidêmica que já vem se arrastando infelizamente por décadas a dentro de longas datas caindo sôbre o povão como uma chuva ácida, perniciosa, ruinosa e porque não dizer funesta?
E pelo que posso ver meus amigos do Melhores Dicas é que dentro desse contexto, o segmento de Informática não é exceção não e o pior, muito pelo contrário.
Tem muitos picaretas por aí formatando HDs, ou farejando fotos pessoais sem a devida permissão do proprietário e invadindo privacidades dentro do próprio PC. Um perigo !!!
Outros, se metem a consertar Placa Mãe sem o devido instrumental, aí vem os danos e as desculpas esfarrapadas e o pior é que o cliente acredita nas desculpas e ainda acaba dando o pc danificado de presente ao picareta para ele usar como sucata. O cara danifica o PC do cliente, este resolve comprar outro, e ele ainda ganha o PC danificado por ele de presente para sucata.
Não quero e nem pretendo dizer que não hajam empresas sérias, competentes e compromissadas dentro do mercado de trabalho de modo algum. Por favor não vamos confundir ok?
Tem muita gente boa e honesta por aí. Posso afirmar com toda lucidez do mundo.
Porém com o devido respeito às nobrs exceções, refiro-me diretamente aos "MEIAS BOCAS" às "TRAMBITÉCNICAS" as "TABAJARAS" e aos "MECHANICOS" , enfim o meu repúdio a esses pervertidos que não só depôem contra a imagem de uma categoria profissionais queimando como se diz na gíria, o "FILME".
Gostaria de alertar aos proprietários de equipamentos eletrônicos defeituosos; Desde um simples
Controle remoto, Celular, Dvd até um gigantesco Tv de 52 polegadas, que tais equipamentos nas mãos de um técnico desonesto sem-vergonha, o risco de depredação é enorme. O preço final será certamente abusivo e com forte tendência a rejeição do orçamento e o aparelho ficar para ele de presente.
Daí, como resultado, vem o "homicídio doloso' contra o seu proprio equipamento. Vocês já pararam para imaginar?
É por isso que tem muito técnico meia-boca quebrando a cara com consertos de NoBreak. NoBreak é complicado e só conserta ele quem sabe eletrônica mesmo não é qualquer tinturazinha de eletrônica que vai capacitar o cara consertar NoBreaks não.
Para cada fato, uma comprovação imediata vejam bem:
Existem muitas intervenções técnicas anteriores ou posteriores mal-sucedidas ou seja, equipamentos que já passaram por várias mãos. Então quando chega nas minhas mãos por exemplo, é uma visão estarrecedora é como um paciente que entrou num hospital com uma simples gripe, e quando os familiares o retiram desse hospital, o cara já está com bronco-pneumonia e sendo assim terão que ser tentados a uma ressurreição forçada para se tentar salvar algo daquele aparelho não é verdade?
Infelzmente existe uma superdosagem de boa fé por parte de clientes ou proprietários de aparelhos que arriscam seus equipamentos às mais grotescas aberrações técnicas.
Individuos sem o menor conhecimento de eletrônica ou informática se for o caso, logo se revelam verdadeiros predadores de aparelhos.
Constantemente eu sempre me deparo com monitores LCD novinhos, ou televisores quase em garantia, cuja as vísceras já foram dilaceradas por esses metralhas ou por maldade, crueldade ou pela incompetência.
Provavelmente retirando componentes e redirecionando para outros aparelhos.
E se por um lado está cheio de predadores atraindo clientes incautos por os ilusórios "trinta dinheiros", por outro lado está cheio de atravessadores metendo a mão no bolso do cliente e quebrando a guia do profissional de mão cheia, sério e competente.
Simplesmente o atravessador não sabe nem ler um resistor e nem sabe soldar direito. Mas, se mete a querer dar uma de técnico. Pega o aparelho na mão do cliente, fuça, fuça bastante, lhe passa um orçamento de maneira que dê para ele e o técnico que ele vai procurar ganharem dinheiro entendem?
Falando mais claramente; O atravessador cutuca daqui, cutuca dali e não resolve nada. Ele não pegou um "filé" para consertar se deu mal, o cliente já está cobrando o aparelho. Tá demorando muito e agora?
Daí e diante ele é obrigado a jogar a toalha incompetentemente depois de tudo depredado.
Aí na calada da noite e na surdina, atravessam o serviço para um bom profissional os subprodutos da sua ignorância e leiguisse.
Com tais pervertidos vulgarizando a nossa profissão, a população tende a nivelar por baixo não valorizando o verdadeiro profissional. Ex: " Mas seu Joaquim o sr me cobrou 120 reais para consertar meu televisor, e o rapazinho ali me cobrou somente 40 reais".
Aí eu pergunto: Se o aparelho apresentar dentro do prazo de garantia de mâo de obra um outro defeito? Será que o rapazinho vai dar as caras para assumir? Vai querer outro dinheiro? Vai cobrar só o material na camaradagem ? Vai cutucar o aparelho novamente? Vai pedir ajuda? ou nenhuma dessas opções?
Deixo a resposta para vocês e lembrando que tudo que é barato termina saindo caro caríssimo !!
E um detalhe: Quando se conserta um aparelho seja ele qual for, a limpeza interna e externa faz parte do pacote também, coisa que a maioria dos tecnicos desconhecem ou não a fazem por preguiça e eles também tem pena de comprar uma garrafinha de Veja, Cif, um litro de alcoll isopropílico e um óleo spray WD ou White Lub e Pinçeis um pacote de estopa.
Por favor não me venham falar de ética não sou corporativista é por isso que este país não anda bem por conta de certos corporativismos nojentos a exemplo da " POLÍCIA e RODOVIÁRIOS ".
Somente maus e péssimos profissionais descompromissados com a sociedade e a sua cidade, acobertam erros passando a mão pela cabeça de profissionais delituosos.
Isso para mim não passa de corporativismo nojento e podre.
Aí vai uma super dica de um técnico com 30 anos de estrada desde os 15 anos de vida eu aqui o Joaquim prestem bem a atenção:
Se você preza o seu equipamento seja ele um simples contrôle remoto, um celular, um tv, um dvd, um pc qualquer aparelho que lhe pertence, e principalmente um no-break e quer vê-lo saudável novamente? E está a procura de quem realmente possa lhe oferecer um bom serviço?
Tenha muitíssimo cuidado com as ofertas ilusórias, ofertas abaixo do preço...Desconfie não se deixe explorar por meros curiosos ou atravessadores não entregue seu aparelho a qualquer pessoa.
Procure sondar a reputação daquele profissional, verifique se ele é enrolado com a comunidade onde reside ou nas proximidades através do nome dele, se ele gosta de uma cervejinha no mínimo....Caia fora porque vai dá problemas
Técnico em eletrônica não deve ser usuário de alcool na boca.
Seja prudente fale com Deus e o mundo. Consulte amigos solicite o maior numero de referências possíveis.
Dessa forma, você fatalmente se defrontará com uma empresa gabaritada, um profissional autônomo gabaritado ou quiças um ex funcionário dessa ou daquela empresa gabaritada que resolveu botar o seu próprio negócio hem?
Eu por exemplo, trabalhei na Philips do Brasil de 1978 a 1988 foram dez anos de aprendizado de tudo que os amigos possam imaginar: Atendimento externo, trato com o cliente, Olhar aparelhos em garantia dentro dos revendedores e tudo mais.
Mesmo nos dias de hoje, ainda empregado em uma empresa de NoBreaks, muita gente me conhece pela Philips até hoje 35 anos depois e não tenho sossego se eu fizesse a vontade do povo, haja aparelho para consertar, Pcs para formatar, placas mães para reparar. Mas, vou devagar sem muita gula.
Tudo isso graças a uma imagem que eu fiz da minha própria pessoa passei confiança para o povo e comprovei e comprovo graças a Deus.
Na minha visão, o cliente gosta e mereçe comodidade, atendimento, serviço e preço.
Tais atrativos são inquestionáveis e imprescindíveis aliás;
Quando vou ao frigorífico, fico muito satisfeito quando o açougueiro me
dá meu filé fatiadinho e sem aquelas gorduras ao redor. Prontinho para
ir para a chapa. É isto que o povo gosta !
Quem é que não gosta?
JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA
jjsound45@gmail.com
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