1 de Setembro de 2009
Explore o novo Windows
Quer fazer um test drive ao novo sistema operativo da Microsoft, sem ter de criar um dual boot? Jj dá-lhe uma ajuda
Os mais entusiastas das tecnologias já estão em contagem decrescente para o lançamento do sucessor do Vista, o Windows 7. Foi exactamente a pensar neles, e em tantos outros curiosos, que a Microsoft lançou a primeira beta do novo sistema. A ideia é dar um “cheirinho” do que aí vem, e deixar os utilizadores brincarem um pouco com as novidades e com a interface proposta.
Por muito giro e bem conseguido que esteja, o que está disponível é apenas uma versão prévia do sistema, o que significa que ainda não poderão ser adicionadas novas funcionalidades, retiradas outras e feitos alguns ajustes. Não recomendamos por isso que use a beta do Windows 7 como sistema operativo principal da sua máquina. Sendo assim, qual é a melhor forma de o poder testar?
Existem alguns utilizadores, os mais sortudos, que têm duas máquinas em casa. Se assim for, o problema está resolvido. Os restantes milhares de utilizadores podem recorrer ao Virtual PC da Microsoft
Conheça melhor o Windows 7
Para instalar o Windows 7, terá de efectuar o download do sistema para o seu PC. Vá ao site da Microsoft escolha o idioma que pretende e inicie o processo de transferência. A Release Candidate, que saiu no dia 5 de Maio, terá uma data de expiração diferente da versão beta, uma vez que permanecerá activa até ao dia 1 de Junho de 2010. O Windows 7 RC estará inicialmente disponível em inglês, alemão, japonês, francês e espanhol e oferecerá edições em 32 e 64 bits. Até à data de fecho deste artigo, a Microsoft indicava que a RC será a última versão de testes deste novo sistema operativo, antes do lançamento.
Um dos métodos mais conhecidos que permite a alguém trabalhar com dois SO numa mesma máquina é o sistema dual boot. Ao montar um sistema de arranque duplo poderá escolher o sistema com que pretende trabalhar. Isto é relativamente simples de configurar, embora, reconhecemos, possa não estar ao alcance de todos. Também existem inúmeros utilizadores para os quais esta opção não está sequer contemplada.
O Virtual PC oferece uma alternativa. Além de ser gratuito, o que é importante nos tempos que correm, pode ser facilmente usado para criar uma ou mais máquinas virtuais dentro do Windows XP ou do Windows Vista, capazes de executar outros sistemas Windows ou alternativas como o Linux.
Instalar o novo Windows
Para muitas pessoas o lançamento do Vista revelou-se uma grande desilusão. Não temos dados científicos, mas a realidade é que existem inúmeros utilizadores que optaram por não fazer o upgrade para o Vista e esperar pela versão 7. Ela já está na linha do horizonte, por isso, se realmente quer dar uma vista de olhos ao que aí vem, não tem de esperar que ela esteja disponível nas prateleiras das lojas. O test drive por que ansiosamente espera pode ser concretizado com a ajuda do Virtual PC.
Vale a pena referir que o processo de instalação de um sistema operativo num PC virtual não é semelhante ao que ocorreria num computador normal. Devido ao facto de o sistema que está a correr no PC virtual estar a partilhar recursos com o sistema instalado no computador, qualquer software que for instalado na máquina virtual não deverá oferecer um desempenho excelente, a menos que tenha um PC topo de gama. Apesar deste último ponto, não nos podemos esquecer que o Virtual PC é gratuito e é uma óptima alternativa a um segundo computador.
Como instalar o Virtual PC
01 - Faça o download do Virtual PC. Siga até http://snipurl.com/b82a4 e clique em Download para a versão de 32 ou de 64 bits, dependendo da versão do Windows que estiver a executar.
02 - Instale o software. Guarde o ficheiro de setup na sua área de trabalho e execute-o. Siga as indicações do assistente; não será necessário efectuar alterações às configurações apresentadas. Clique em Finish quando o processo estiver completo e corra o programa.
03 - Configure o Virtual PC. Clique em New, Next. Seleccione Create e carregue em Next. Introduza o nome e a localização pretendida. Seleccione de seguida Other, Next e escolha Adjust the RAM. Clique em Next. Crie uma nova drive virtual.
Conheça os seus limites
Crie um disco de instalação
Quase todos os programas de gravação de CD, como os conhecidos Roxio e Nero, conseguem trabalhar com imagens ISO. Terá apenas de executar o programa apropriado, seleccionar a opção que lhe permite gravar um ficheiro de imagem e escolher a ISO. Se não tiver software à altura para completar esta tarefa, faça uma visita ao site www.cdburnerxp.se. Este espaço permite-lhe efectuar o download de uma cópia gratuita do CDBurnerXP. Execute o programa e seleccione a opção Burn ISO Image, que aparece no menu principal. Navegue até ao local onde tem a ISO, insira um DVD virgem na drive e clique em Burn Disc, que está na barra de tarefas.
Trabalhar num sistema virtual tem algumas limitações. À parte do processador instalado e da quantidade de memória que está alocada ao computador virtual, não existe forma alguma de poder adicionar mais hardware à máquina para optimizar o desempenho do seu sistema. Todos os computadores criados no Virtual PC têm o mesmo pacote de hardware: uma placa de som básica, uma gráfica perfeitamente standard e capacidades de rede partilhadas com o computador hospedeiro. Também não existe suporte nativo para aparelhos USB no programa. Isto significa que não poderá instalar impressoras ou adicionar discos externos directamente, apesar de poderem ser partilhados a partir do PC hospedeiro.
Estas limitações não o deixarão aproveitar ao máximo todas as funcionalidades do Windows 7, no entanto, a emulação de hardware é bastante boa e o desempenho alto, especialmente se tiver em consideração que está a executar duas cópias do Windows em simultâneo Portanto, instalar o Windows 7 já é um começo. O que pode esperar dele? Numa palavra, muito.
Desde que a beta do Windows chegou à Net que ninguém pode negar o sucesso junto dos que o experimentaram. Este sistema operativo conseguiu reunir o que de melhor têm o XP e o Vista, cortou, redefiniu e eliminou algumas das funcionalidades que estavam menos bem conseguidas e adicionou outras tantas. Sempre que alguém trabalha com o Windows, a barra de tarefas é uma das ferramentas mais usadas. Pois bem, esta foi uma das áreas que sofreu uma maior transformação neste sistema. A barra de lançamento rápido desapareceu. Agora, os atalhos para os programas e os links para as janelas partilham o mesmo espaço. O agrupamento de botões do XP e do Vista foi também redefinido para permitir uma navegação mais fácil e intuitiva.
A navegação, no geral, foi simplificada, graças a novos atalhos de teclas e a um esquema de pré- -visualização das janelas abertas, designado por Aero Peek e activado sempre que navega sobre uma secção na barra de ferramentas. A nova localização do botão Show Desktop (em português, Mostrar o Ambiente de Trabalho) oferece uma funcionalidade semelhante. As janelas podem ser maximizadas de uma forma ainda mais simples: arrastando-as para o topo do ecrã ou minimizada arrastando-as para a lateral. Tal como seria de esperar, a segurança está mais apertada e o desempenho está ao mesmo nível do conseguido com o Vista, senão melhor, pressupondo que se está a usar o mesmo hardware.
Mas a melhor forma de poder realmente ver o que o Windows 7 traz de novo é instalá-lo e fazer o tal test drive.
Instale a beta do Windows 7
01 - Arranque a partir de uma ISO. Na janela principal do Virtual PC, clique duas vezes sobre a entrada da máquina virtual e escolha CD, capture ISSO Image. Seleccione a imagem ISSO do Windows 7 e carregue em Action, Reset.
02 - Instale o Windows 7. A máquina virtual irá usar a imagem ISSO como se esta fosse uma drive de DVD e irá usá-la para iniciar o arranque e proceder à instalação. Siga os passos e introduza a chave da versão beta do produto.
03 - Instale as adições necessárias. Para melhorar o desempenho, pressione a tecla Alt e clique em Action, Instal or Update Virtual Machine Additions. Clique em Run setup.exe e siga o processo de instalação.
O que há de novo no Windows
01 - Os botões da barra de tarefas que aparecem contornados indicam que programas estão abertos. Os restantes funcionam apenas como atalhos. Existem também múltiplas referências a um mesmo programa, que se diferenciam pela moldura. O menu pop-up facilita os acessos.
02 - A resolução dos problemas é agora bastante menos frustrante devido ao facto de tudo estar devidamente integrado numa única interface. O Action Center lista os problemas que foram encontrados e dá simultaneamente acesso a ferramentas que os podem resolver, e a links para ferramentas de sistema úteis.
03 - A opção User Account Control também sofreu algumas alterações. Existem quatro configurações disponíveis, uma delas permite desactivar todo o controlo de utilizadores, ou simplesmente eliminar os efeitos das janelas de alerta e de pedido de autorização, tornando estas funcionalidades menos intrusivas.
04 - Os widgets fazem agora parte da área de trabalho, podem ser posicionados em qualquer local e facilmente acedidos através de um único clique no botão Show Desktop, que aparece à direita da barra de tarefas.
05 - O Windows 7 introduz bibliotecas para o ajudar a organizar os ficheiros. Estas pastas virtuais podem ser usadas para arrastar conteúdos a partir de pastas reais. A opção de pesquisa do menu Start aparece melhorada. A gestão de ficheiros nunca foi tão fácil.
06 - Melhor segurança, melhor desempenho e compatibilidade. Estas são apenas três das novas características do IE8. A navegação privada apaga toda a actividade do utilizador online, que passa também a ter acesso ao que a Microsoft designou por Web slices, pequenas amostras do conteúdo Web que está a ser acedido, num único espaço.
OLÁ AMIGOS, EM SE TRATANDO DE MONTAGENS DE PEQUENOS E MÉDIOS TRANSMISSORES, MANUTENÇÃO DE PLACAS MÃES, MONITORES, TVS TELAS PLANA, FONTES ATX OU DE NOTEBOOK, TAMBÉM SUPORTE TÉCNICO DE ELETRÔNICA, CURSO DE MANUTENÇÃO DE NOBREAKS EM PDF E APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK, TEÓRICA E PRÁTICA COM DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊS. DEFEITOS ENCONTRADOS E SOLUCIONADOS EM VÁRIAS MARCAS. ESTOU A DISPOSIÇÃO DE VOCÊS. NO 71 98617-7897 WHATSAPP SALVADOR -BAHIA OU NO E-MAIL. jjsound45@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com