Eletricidade estática
A eletricidade estática é um fenômeno de acumulação de cargas elétricas em um corpo, seja ele condutor, semicondutor ou isolante. Essa eletricidade deve-se ao fato de os átomos dos corpos apresentarem desequilíbrio quanto à sua neutralidade. A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda os comportamentos e as propriedades das cargas elétricas em repouso em um corpo que de alguma forma ficou eletricamente carregado, também denominado de eletrizado. O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando os átomos de um determinado corpo perdem ou ganham elétrons, ficando dessa forma carregado positivamente ou negativamente.
O estudo da eletrostática é dividido em três partes, que correspondem aos tipos de eletrização. São elas: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. O estudo da eletrostática teve início com Tales de Mileto no século VI a.C. Tales fez experimentos com o âmbar, uma resina amarelada, com o intuito de explicar o fenômeno da atração que ocorria com o material. Os gregos, também no século VI, utilizavam o âmbar como meio para atrair pequenos objetos como, por exemplo, pedaços de palha. Como isso era feito? Os gregos atritavam o âmbar com um pedaço de pano, dessa forma ele atraía os objetos.
Tales deu início aos estudos da eletrostática, no entanto foi Coulomb que realizou estudos sistemáticos e quantitativos da estática, demonstrando que atração e repulsão entre as cargas elétricas são inversamente proporcionais ao quadrado da distância entre elas.
A eletrostática se baseia em dois princípios básicos que são:
Princípio da conservação da carga elétrica, que diz que num sistema isolado a soma algébrica das cargas elétricas se conserva.
Princípio da atração e repulsão entre cargas elétricas, que diz que cargas de mesmo sinal se atraem e cargas de sinais contrários se atraem.
A eletricidade estática é muito comum no dia-a-dia. Ao pentear o cabelo em um dia seco, é possível perceber que os fios de cabelo se repelem uns dos outros. Quando os veículos automotivos se movimentam pode acontecer de eles ficarem eletricamente eletrizados. Em tempo seco esse fato ocorre muito.
Para evitar desastres com possíveis descargas elétricas, os veículos são equipados com uma corrente que se arrasta pelo chão, como medida para descarregar as cargas elétricas geradas pelo atrito com o ar. Isso ocorre principalmente com caminhões que transportam combustível. Durante o abastecimento dos carros de fórmula 1 também há perigo de descargas elétricas e possíveis explosões, então para evitá-los existe conectado ao chão algumas fitas que fazem o contato do carro com o chão durante o abastecimento, fazendo as cargas elétricas escoarem para o ambiente.
Site próprio do Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira da área de Eletromagnetismo Aplicado e Aviónica.
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