sábado, 8 de maio de 2010

Como Deixar o Windows XP mais rápido ?

Muitas vezes nosso computador aparenta estar mais lento do que era antigamente, isso ocorre pois muitas vezes instalamos muitos jogos ou instalamos programas que já não são mais necessários. Ao instalar estes jogos ou programas, nosso HD (Hard Disk) fica lotado de informações, pense no HD como uma gaveta de roupas, se a sua gaveta esta cheia de roupas fica difícil quando você precisa encontrar aquela meia branca que você gosta. O mesmo ocorre com o HD se ele estiver muito cheio cada vez que você precisa abrir algum documento do word por exemplo o computador precisa ir dentro do HD e ficar procurando onde é que está o documento que você deseja. Para mais informações sobre o que é o HD vá até a área de tutoriais deste site e vá até o passo 7 da matéria "Formatar Computador, Instalar Windows XP, Criar ou Remover Partição"

Outro fato que pode deixar nosso micro lento é não ter a quantidade de "memória ram" necessária para o windows xp trabalhar. O ideal é ter no mínimo 512 MB de "memória ram". Por padrão quando instalamos o windows xp ele vem configurado para ser todo bonitinho ou seja ele vem com um monte de efeitos. Dentre os efeitos podemos citar os menus sombreados, ao minimizar algo o windows faz um determinado efeito especial entre outros. Esses detalhes de efeitos consomem o poder de processamento do micro ou seja faz com que o computador tenha que trabalhar mais do que o normal para conseguir realizar esses efeitos e isso deixa seu computador um pouco mais lento. Esses são apenas alguns fatores, existem outros fatores que deixam o computador lento, porém, veja as dicas abaixo que ajudarão você a deixar seu computador bem melhor.

Dicas de como deixar o windows xp mais rápido


1) Instalar memória RAM

Instale pelo menos 512 MB de memória RAM em seu computador para que o windows xp possa trabalhar melhor.

2) Remova os efeitos "especiais"

Por padrão, a área de trabalho do Windows XP é toda incrementada: a seta do mouse e os menus são sombreados, o conteúdo das janelas aparece quando elas são arrastadas e por aí vai. Essas "frescuras" exigem mais poder de processamento do computador. Se você não se importa em ter um desktop sem graça, mas que seja rápido, desabilite esses efeitos:

  • Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e abra o item Propriedades;
  • Na aba Avançado, dentro de Desempenho, clique em Configurações;
  • Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.

3) Desabilite as pastas ZIP

O Windows XP, por padrão, trata arquivos comprimidos no formato ZIP como pastas, mas deixa o sistema mais lento - é melhor utilizar programas como o WinZip e o WinRar para compactar e descompactar arquivos ao invés do windows. Para retirar essa responsabilidade do windows no intuito de tentar deixá-lo mais rápido, faça o seguinte:

  • Vá em Menu Iniciar -> Executar e digite "regsvr32 /u zipfldr.dll" (sem as aspas).

Você deverá ver uma caixa de texto com a mensagem "DllUnregisterServer em zipfldr.dll teve êxito" como confirmação do registro.

4) Remova programas desnecessários na inicialização

Toda vez que o computador é ligado, muitos programas são carregados automaticamente. Ao lado do relógio do windows pode-se observar muitos dos programas que são abertos automaticamente cada vez que ligamos nosso computador. O que ocorre é que na maioria das vezes não necessitamos que estes programas sejam carregados automaticamente pois isso consome memória do computador consequentemente deixando-o mais lento. O ideal é retirar os programas desnecessários da inicialização. Retirar o programa da inicialização não quer dizer que ele será apagado do seu computador, ele apenas só será carregado quando você necessitar dele ou seja apenas quando você clicar no ícone desse programa ou algo parecido. Para retirar os programas da inicialização siga os passos abaixo:

  • Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig;
  • Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador.

Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus. Remova somente aqueles que você conhece.

5) Faça uma faxina no disco rígido

  • Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;
  • Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência.

São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem.

6) Desabilite a indexagem de arquivos para busca

O Windows XP, por padrão, monta um arquivo índice de todo o discos rígidos, para acelerar buscas de arquivos. Se você não faz buscas com freqüência, desabilitar esta função vai acelerar o desempenho do seu sistema. Para remover a indexagem de arquivos:

  • Abra o item Meu Computador;
  • Marque cada um dos seus discos rígidos, clique com o botão direito sobre eles (um de cada vez) e selecione o item Propriedades.
  • Na janela que será aberta, desmarque a opção Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo;
  • Na janela seguinte, deixe marcado Aplicar as alterações a C:, subpastas e arquivos.
  • Se der erro em algum arquivo, clique em Ignorar Todos.
Espero que vocês sigam esses passos tão simples para melhorar mais o desempenho de seus Pcs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com