domingo, 29 de agosto de 2010

O QUE É UM NO BREAK ?



O no-break é um aparelho que possui baterias que alimentam o micro por alguns minutos no caso de falta de energia. Este é o tempo para que o usuário salve e feche todos os arquivos abertos. O uso de um no-break é recomendado, pois oferece mais segurança que estabilizadores e filtros de linha.

O que se espera do sistema de transmissão de energia (no nosso Brasil) é uma corrente alternada de 127 volts oscilando a 60 Hertz. O computador tolera pequenas diferenças nesta especificação, mas um desvio muito grande fará a desligar. O no-break geralmente protege o computador de 4 problemas diferentes:

  • surtos de tensão e "spikes" - quando a tensão na linha é maior do que deveria;
  • afundamento de tensão - quando a tensão na linha é menor do que deveria;
  • interrupção no fornecimento - quando a linha cai ou um fusível queima em algum lugar do sistema ou do prédio;
  • alterações de freqüência - quando a tensão varia a uma freqüência diferente de 60 Hertz.
Existem dois sistemas em uso hoje: o no-break off-line e o online. O no-break off-line usa a energia da tomada para alimentar o PC até que um problema na rede seja detectado. Neste momento, ele rapidamente liga um inversor de corrente e passa a alimentar o computador com a bateria interna do no-break O inversor transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada de 120 volts a 60 Hertz.

No no-break online, o computador é sempre alimentado pela bateria e ela é recarregada constantemente. Você pode facilmente construir um no-break online usando um carregador de bateria grande, uma bateria e um inversor de corrente. O carregador de bateria produz uma corrente contínua, que o inversor transforma em corrente alternada de 120 volts o tempo todo. Se o fornecimento de energia cair, a bateria alimenta o inversor. No no-break online o tempo de troca para a alimentação por bateria é nulo. Esta é uma fonte de energia bem estável.

Os sistemas de no-break off-line são mais comuns para residências e pequenas empresas porque geralmente custam a metade do preço do sistema online. Os sistemas online fornecem corrente estável e extremamente limpa, então tendem a ser usados em servidores e para aplicações críticas.

O nobreak on line, possui outra caracteristica bastante interessante; Além de fornecer na sua saída uma tensão estabilizada, mesmo com a ausencia de energia proveniente da rede eletrica, ele também não permite qualquer interrupção nem mesmo no momento da queda de rede muitas vezes abrupta. O tempo de transferencia tem que ser igual a zero.

O No break de dupla conversão

É aquele que transforma a tensão de entrada (AC) em (DC) primeira conversão, e em seguida transforma a tensão do barramento (DC) em (AC) novamente.

de José Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com