Marcadores

quarta-feira, 30 de maio de 2018

CAPACIDADE E UMA BATERIA

Capacidade de uma bateria

A capacidade de uma bateria define a sua a capacidade energética é expressa em ampere-hora (1 A·h = 3600 coulombs). Se uma bateria debita um ampere (1 A) de corrente (fluxo) por uma hora, tem uma capacidade de 1 A·h. Se puder fornecer 1 A por 10 horas, sua capacidade é 10 A·h.

O que significa Capacidade Ah ?

Ah (ampere-hora) define a capacidade da bateria, ou seja, a intensidade(amperes) que pode debitar durante 1 hora. Isto indica a autonomia da bateria debitando a corrente referida na capacidade, por exemplo:
Capacidade (C) = corrente de descarga (I) x tempo de descarga (t)
Em teoria é possível consumir em um circuito, de uma bateria 4000 mAh ou (4 Ah):

  • 4 A durante 1 hora
  • 0.4 A durante 10 horas
Na prática os valores de débito máximos permitidos podem não ser atingidos por causa de diversos fatores:
Bateria com elementos sem carga máxima (acontece normalmente em baterias que têm algum tempo de utilização)
Cargas externas que adicionam resistência ao valor total da bateria.

Parâmetros Bateria

Auto-descarga mensal
(ADM) (%).
Capacidade das baterias
(CBat)(Ah).
Profundidade de descarga máxima
(DODmax)(%).
Tensão das baterias
(VBat)(V).
De uma forma geral, quanto maior for a célula, mais corrente e energia pode fornecer. A capacidade da célula é a corrente que uma célula pode fornecer antes da tensão cair abaixo de um valor limiar pré determinado. Por exemplo, as baterias alcalinas de 9 volts (que contêm internamente seis pilhas alcalinas de 1,5 volts) são geralmente categorizadas com 1 Ampere-hora, o que significa que a bateria pode fornecer continuamente um ampere de corrente durante uma hora, antes de ficar sem carga. Na medição da capacidade, a pilha de 9 volts alcalina é declarado esgotada e não-funcional quando a tensão da bateria cai abaixo de 5,4 Volts (valor padronizado).
No entanto, a capacidade da bateria depende da forma como a bateria é utilizada. A medição amperes-hora padrão geralmente assume o tempo de descarga em 20 horas. Isto é, a bateria de 9 volt deveria ser testado para fornecer 1/20 da sua capacidade nominal (50 miliamperes) durante vinte horas. Se fosse a carga fosse consumida rapidamente, com um teste de uma hora ou com um dispositivo de elevado consumo, a capacidade efetiva seria muito menor. A tensão ficará abaixo do limiar antes de o consumo esgotar a sua capacidade de um ampere-hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos; deixem seus comentários ou alguma pergunta relacionada a eletrônica ou informática para jjsound45@hotmail.com.