Baterias Alcalinas
As pilhas alcalinas são as usadas normalmente em lanternas, rádios, etc...Vantagens: custo baixo, são vulgares podem-se encontrar com facilidade em qualquer lugar, durabilidade e potencia elevada para seu tamanho/peso.
Desvantagens: a grande maioria dos modelos comercializados não pode ser recarregada e geralmente é necessária a utilização de suportes para utilização nos diversos dispositivos.
Volts Célula | Vida útil Carregada | Temperatura Operação | Performance |
---|---|---|---|
1,5V | 1 a 5 Anos | -5 a 55°C | Alta Capacidade |
Baterias de Chumbo
Vantagens: custo relativamente baixo, resistência a grandes variações de temperatura e grande durabilidade.
Desvantagens: pesada, demora bastante tempo a ser carregada, descarrega-se rapidamente, sofre uma diminuição (pequena, mas constante) de voltagem durante sua utilização e não pode ser recarregada totalmente com tanta frequência como os outros tipos. A sua melhor utilização é esporádica, uma vez que este tipo de bateria é desenhado para ser constantemente carregada e eventualmente descarregada (ex.: é o tipo utilizado em automóveis, sendo carregada com o motor em funcionamento e descarrega no arranque ou no funcionamento de dispositivos com o veiculo desligado).
Baterias de eletrólito estabilizado
São baterias cujo electrólito é gelatinoso. Também se denominam baterias de recombinação de gás ou baterias de gel.Vantagens : Bateria sem manutenção durante a sua vida útil, hermeticamente fechada e, por isso, sem libertação gasosa.
Inconvenientes : Preço mais elevado.
Baterias de eletrólito líquido
A bateria é composta por um recipiente com placas de eletrodos positivos e negativos separados por isolante e mergulhados no eletrólito. O recipiente é fechado para evitar ao máximo a corrosão interna.Vantagens: Construção simples e barata
Inconvenientes: Risco de derrame do eletrólito
Volts Célula | Vida útil Carregada | Temperatura Operação | Performance |
---|---|---|---|
2,1 | 1 Ano | 20 a 70°C | Alta capacidade |
Lítio
A pilha de Lítio popularizou-se com o aparecimento de micro circuitos eletrônicos utilizados em relógios, jogos, etc...
Vantagens: destaca-se entre os demais tipos por descarregar-se muito lentamente quando armazenada carregada (em média 10% ao mês), e pelo tempo de recarga baixo. Entre todos os outros tipos, são as mais leves. Oferecem cerca do dobro da capacidade de uma bateria do tipo NiMH com o mesmo tamanho. O tempo de recarga também é o mais rápido quando comparado aos demais tipos.
Desvantagens: custo elevado.
Volts Célula | Vida útil Carregada | Temperatura Operação | Performance |
---|---|---|---|
1 a 1,5V | 5 a 10 Anos | -5 a 55°C | Alta Capacidade |
Níquel-cadmio (NiCd)
A bateria de níquel-cadmio (NiCd) foi inventada no Séc.XX.Vantagens: potencial energético maior do que o da de chumbo-acido, o que faz com que seja de 20 a 50% mais leve, proporcionando um tempo de utilização superior para o mesmo peso. Não sofre queda de voltagem durante a utilização.
Desvantagens: custo mais alto do que o da de chumbo-acido, é muito tóxica para o meio ambiente (devido ao cádmio). Além disto, este tipo de bateria sofre mais com extremos de temperatura, descarregando-se muito rapidamente em temperaturas muito baixas e não se carregando totalmente em temperaturas muito elevadas.
Volts Célula | Vida útil Carregada | Temperatura Operação | Performance |
---|---|---|---|
1,2V | 3 Meses | 20 a 70°C | Alta Capacidade |
Níquel Hidreto Metálico (NiMH)
A bateria de niquel-metal-hidreto (NiMH) possui algumas vantagens em relação aos outros tipos: resiste a um número maior de cargas/descargas na sua vida útil do que as de NiCad, possuindo um potencial energético ligeiramente superior (20% em média); ainda em comparação com as de NiCd, possui custo apenas ligeiramente superior, tempo de recarga inferior e maior resistência a variações de temperatura. Tem praticamente o mesmo peso que as de NiCd. Ambientalmente é mais amigável do que a de NiCD.Desvantagem: custo superior ao das de niquel-cádmio.
Carregador NiMH controlado por temperatura
Zinco Ar
As pilhas de zinco-ar são a mais recente tecnologia desenvolvida para o armazenamento de energia. Este tipo de bateria funciona extraindo o oxigênio existente no ar para reagir com o zinco e produzir eletricidade. Seu princípio de funcionamento é semelhante ao das baterias alcalinas, que também possui zinco no seu interior reagindo com o oxigênio para produzir energia. Porém, nestas baterias o oxigênio é fornecido por um componente interno (dióxido de manganês), nas baterias do tipo zinco-ar , o oxigênio vem da atmosfera, a bateria tem várias aberturas.Existem dois tipos de baterias zinco-ar: as que podem ser recarregadas e as descartáveis. Baterias deste tipo recarregáveis (onde células de zinco são substituídas) são utilizadas em aplicações como veículos elétricos movidos a bateria. A grande vantagem deste tipo de bateria é sua durabilidade (tempo de descarga), muito maior do que a dos outros tipos até hoje existentes.
Baterias de Gel
As baterias de gel substituem as baterias de chumbo permitindo uma vida útil mais prolongada. Basicamente não têm evaporação eletrolítica e suas consequências, como acontece com as baterias ácidas. Existem baterias de reduzidas dimensões especialmente concebidas para aplicações RFID.Vantagens - Não têm evaporação eletrolítica, maior resistência a temperatura elevadas, choque e vibração.
Desvantagens - Preço mais elevado do que as baterias de chumbo.
Carregador de bateria de gel ou ácida
Materiais Constituintes
Tipo
Cátodo
Ânodo
Eletrólito
F.E.M
Seca
Carbono
Zinco
Cloreto de Amônio
Dióxido Manganês
Dióxido Manganês
1,5V
Alcalina
Carbono
Dióxido Manganês
Hidróxido de Potássio
1,5V
Mercúrio
Óxido de Mercúrio
Zinco
Hidróxido de Sódio
1,35V
Óxido de Prata
Óxido de Prata
Zinco
Hidróxido de Sódio
1,35V
Recarregáveis
NiCd
Óxido de Níquel
Cádmio
Hidróxido de Potássio
1,2V
NiMH
Óxido de Níquel
Metal
Hidróxido de Potássio
1,2V
Iões de Lítio
Óxido de Lítio + Cobalto
Carbono
Lítio
3,7V
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com