( PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO, CLIQUE EM CIMA DO ESQUEMA )
O receptor experimental descrito sintoniza as faixas de 41, 31 e 19 metros, além das faixas de radio amadores de 20, 40 e 80 metros. Ele utiliza um transistor 2N3819, mas pode ser empregado também o MPF102. Esse transistor trabalha como detector regenerativo, sendo seguido de um amplificador operacioal 741, o qual opera como amplificador de áudio. O ganho desse amplificador é ajustado por um trimpot de 1 M ohms.
O TDA2822 funciona como etapa de potência, podendo excitar com bom volume um ou dois alto-falantes comuns. A faixa de sintonia do receptor vai de 3,2 MHz a 16 MHz, com duas bobinas selecionáveis por uma chave. O planejamento da placa de circuito impresso deve ser feito de modo que as interligações entre os componentes sejam as mais curtas possíveis. Na figura, juntamente com o diagrama, temos os detalhes para a construção das duas bobinas.
A alimentação pode ser feita com uma tensão de 6 V vinda de fonte, ou de pilhas comuns. Para melhor recepção a antena deve ser externa e longa, lembrando que pela manhã e à noite temos melhor propagação nas faixas que esse receptor sintoniza. Também obervamos que nos locais em que existe elevado nível de ruído, a sintonia das estações mais fracas e distantes é problemática. Sob condições favoráveis, entretanto, pode-se captar estações de países distantes.
*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Ano 18 - Edição 128 - Fevereiro/08
Qual o valor do resistor que funciona na chave de onda com a bobina?Me mande resposta por favor em ; edupereiran@hotmail.com
ResponderExcluirObrigado.
Olá vou fazer a mesma pergunta, " qual o valor do resistor que tem na chave de ondas ??? ", Favor mandar a resposta para tauruspt40@hotmail.com
ResponderExcluiresse resistor deve ser uma prança de suff ou um tsuname..
ResponderExcluir