sábado, 4 de dezembro de 2010

TRANSMISSOR DE TV

Este pequeno circuito transmissor processa os sinais de áudio de uma mesa de som ou microfone, e os sinais de vídeo de uma câmera, ou ainda os sinais de áudio e vídeo de um DVD, Vídeo-cassete ou até mesmo se sua placa de vídeo tiver uma saída de vídeo composto, você poderá transmitir direto de seu computador. Jogando-os num canal livre da faixa de VHF.
Estes sinais podem ser irradiados com uma antena comum e captados numa distancia de até uns 500 metros que é o mais adequado para áreas urbanas, lembrando que e necessário ter muita cautela e cuidado para não interferir em freqüências de outras emissoras, assim como a serviços de emergência. Dependendo das condições locais (existência ou não de obstáculos). Alimentado com tensões de 12 a 15 Volts, o circuito tem excelente desempenho tanto na emissão de sinais monocromáticos, como em cores. Um ponto importante deste projeto ' a facilidade com que ele pode ser montado e ajustado, já que são usadas apenas duas bobinas. Ideal para ser usado junto com câmeras de vigilância tornando as sem fio.

Como Funciona o transmissor de vídeo com lm1889

O coração deste circuito transmissor ' é o circuito integrado LM1889N da National Semicondutor, que consiste num Modulador de Vídeo para TV em um invólucro de 18 pinos DIL.
 Este circuito integrado ' usado em videocassetes e videogames, justamente para processar a informação de imagem e som, de modo que elas possam ser jogadas num canal livre da faixa de VHF.
 Como se trata de componente que é usado em equipamentos comerciais, além da confiabilidade, temos uma certa facilidade de obtenção. Os leitores, com sorte, podem até encontrar este componente disponível num videogame antigo que esteja fora de uso, e aproveita-lo para montar sua estação de TV comunitária. Podemos ver que o CI, contém todas as etapas necessárias ao processamento dos sinais de vídeo e áudio de um transmissor de sinais de TV.
 A bobina L1 juntamente com o capacitor em paralelo, gera o sinal de 4,5 MHz que, modulado com o som, deve ficar separado da portadora de vídeo desta freqüência. Assim, o ajuste que devemos fazer nesta bobina consiste simplesmente em leva-la a 4,5 MHz, de modo a obtermos som.
 A modulação de áudio ' feita por um varicap de forma muito simples, de modo que a intensidade do sinal de áudio obtida na maioria das saídas da mesa de som deve proporcionar uma boa reprodução.
 O sinal de vídeo, que ' obtido da saída de vídeo de qualquer câmera, videocassete, dvd, aplicado no pino 13 do circuito integrado depois de passar por uma etapa de amplificação com dois transistores.
 Este sinal vai modular em amplitude a portadora de vídeo cuja freqüência ' determinada por L2 e o capacitor em paralelo.
 Devemos ajustar a freqüência deste oscilador para o canal livre da faixa de VHF, normalmente um canal baixo(2 a 6) em que a emissora vai operar.
 A saída de RF, obtida no pino 11 ' levada a uma etapa amplificadora com um transistor e deste para a antena externa ou uma antena telescópica, caso a transmissão seja de curto alcance.
 Observe que na modulação de áudio deste circuito, o sinal gera duas subportadoras sendo uma 4,5 MHz acima da freqüência do canal e outra 4,5 MHz abaixo.
 Como uma delas, não é eliminada, ela pode causar interferências no canal adjacente. Isso significa que você deve escolher um canal livre na sua localidade, mas que não tenha canais adjacentes operando.
 A alimentação do circuito pode ser feita com tensões de 12 (7812)a 15(7815) Volts de uma fonte com pelo menos 1A e excelente filtragem.Uma filtragem deficiente neste tipo de circuito tanto pode provocar roncos no som, como ondulações na imagem.
fonte de alimentação para transmissor de tv lm1889

Na figura abaixo temos o diagrama completo do transmissor de TV sem a fonte de alimentação.


esquema do transmissor de vídeo com lm1889

Montagem do transmissor de TV com lm1889

Os resistores são de 1/8W ou maiores. A fonte de alimentação tanto pode ser a de 12V/1A, como pode ser feita uma modificação para operar com 15V, bastando para isso trocar o transformador e o circuito integrado. A placa de circuito impresso para a montagem ' mostrada na figura abaixo. As bobinas, como sempre, são os elementos mais críticos do projeto. L1 ' formada por 40 espiras de fio esmaltado fino (30 a 34) numa forma de 5 mm de diâmetro e 18 mm de altura, com núcleo de ferrite ajustável. A forma para esta bobina pode ser obtida em velhos rádios e televisores. A bobina L2 que determina a freqüência do canal pode ter de 2 a 6 espiras de fio 18 a 22, em forma semelhante a usada para L1. Para 2 ou 3 espiras teremos a operação nos canais altos de VHF, entre o 7 e o 13, e para 4 a 6 espiras a operação ficará entre os canais 2 e 6. Para a entrada de  áudio e vídeo ' importante usar fios blindados e conectores apropriados. Para a antena use um conector para cabo de 75 Ohms. O setor de transmissão não deve ficar na mesma caixa que a fonte. O transmissor deve ser blindado para maior estabilidade de funcionamento e para se evitar a captação de ruídos que afetem a transmissão. O trimpot P1 tem por finalidade ajustar a componente DC do sinal de vídeo, importante para se obter o máximo rendimento na transmissão.

Ajuste e Uso transmissor de tv usando lm1889n

   Para testar e ajustar o transmissor, ligue na sua entrada as saídas de  áudio e vídeo de um videocassete com uma fita qualquer de boa qualidade. Use cabos apropriados. Ligue o transmissor e, nas proximidades, um televisor com antena interna e sintonizada no canal em que se pretenda fazer a operação. A antena do transmissor pode ser um pedaço de alguns centímetros de fio comum encapado. Ajuste inicialmente a bobina L1 de modo que o sinal de máxima intensidade de imagem seja captado. Ajuste o trimpot de modo a obter a melhor imagem. Depois, ajuste vagarosamente a bobina L2 até obter o sinal de som. Obtendo o sinal de som, retoque a sintonia de L1 de modo a obter a máxima transmissão. Se tiver dificuldades em obter a sintonia no canal desejado, altere o valor de C7 ou o numero de espiras de L1. Se tiver dificuldades em sintonizar o som, altere C6 ou então o número de espiras de L2. Comprovado o funcionamento, faça a ligação da antena definitiva (externa ou interna) e refaça os ajustes de modo a obter a melhor qualidade de transmissão. Depois disso, é só operar a estação.

placa do transmissor de tv com lm1889n
A placa tem dimensões de 11,2 x 7,0 cm .

LISTA DE MATERIAL PARA MONTAGEM DO TRANSMISSOR DE TV

FonteCI1 - 7812 ou 7815D1 a D4 1n4004 ou equivalenteC1 a C4 - 10nFC5 - 2200µF a 4700µF/ 50 VC6 - 100nFC7 - 100µF 35VC8 - 100nFL1 - Choque de RF de 100µH / 1 AT1- Transformador, primário de acordo com a rede (110/220) e secundário de 18 a 24V/ 1ADiversos - Placa de circuito impresso, fios, caixa, etc.

Transmissor

Semicondutores
:Cl1 - LM1889 - Circuito Integrado - Modulador de VídeoQ1, Q2, Q4 - BC547 ou equivalenteQ3 - BD135 ou equivalente,exemplo 2n2218 (pinagem diferente)D1 - BB809 ou equivalente - varicapResistores 1/8W, 5% :
R1, R15 - 82 Ohms -R2 - 120 K OhmsR3 - 27K OhmsR4 - 1,2 K OhmsR5, R13, R14 - 270R6 - 470 OhmsR7 - 56k OhmsR8 - 68k OhmsR9 - 220 K OhmsR10 - 2,7 K OhmsR11, R17- 1 K OhmsR12, R16. R19 - 10 K OhmsR18 - 47 Ohms x 1WR20 - 22 K OhmsP1 - 10 K Ohms trimpot
Capacitores:
C1 - 4,7µF/1 6V - eletrolíticoC2, C3 - 10µF/1 6V - eletrolíticoC4, C8 - 1 nF - cerâmicoC5 - 120 pF - cerâmicoC6 - 47 pF - cerâmicoC7 - 56 pF ou 47 pF - cerâmicoDiversos:
L1, L2 - Bobinas - ver texto --> Para quem montou o projeto do Lc meter L1- 0.3µH e L2 - 7 a 13µH.XRF - Choque de 100 µH - ver texto.Diversos -  Placa de circuito impresso, jaques de entrada e saída de sinais, caixa para montagem, fonte de alimentação, formas para as bobinas, fios esmaltados, etc.
 

Para mais informações faça download do datasheet do circuito integrado lm1889
Circuitos relacionados:
Micro transmissor de FM
com transistor bf494 fácil montagem com instruções para montagem.

Transmissor de TV ( wireless TV)
de baixa potência usando transistores, ideal para uso doméstico como videolink sem fio.Micro transmissor de FM - Mini transmissor de FM, bom para espionagem e diversão em geral, para 50 metros. Amplificador Linear de RF- Potente amplificador de RF usando o transistor BLY90, para cerca de 60 W de saída. Booster TV UHF- Booster para amplificar(reforçar) o sinal da sua TV, em VHF, UHF ou seu rádio fm.
Circuito de lcmeters
, um bom capacímetro Indutímetro lc meter com pic para medir indutor e capacitor.
Circuito de indutímetro digital
transforme seu multímetro num prático medidor de indutor.
Dicas relacionadas:
Pesquisa e faça download de datasheet de circuitos integrado

Pesquise e faça download de esquemas de áudio
, TV, e muita informação de eletrônica.
Se você usa internet Explorer veja esse tutorial e mude para outro navegador.
Instale temas no seu windows xp
e dê um visual pro seu desktop.
Calculadora para converter valores de capacitores
de pF para nF e µF, e vice versa.
Calculadora para ajudar a identificar valor real de capacitor com códigos de três dígitos e saber qual a tolerância do capacitor
Banco de dados com características dos principais Diodos e transistores.
 
ATENÇÃO!!

O editor não se responsabiliza pela ilegalidade de construção e/ou uso do Transmissor de TV que está descrito neste artigo.
A construção e/ou uso do transmissor descrito neste artigo pode violar leis federais. Os leitores são avisados para obter informações independentes, para a propriedade, construção e o uso sob suas condição individual e jurisdição de seu país.

Eu por exemplo já levei muito susto no tempo em que existia o DENTEL hoje a manbembe Anatel.
Dribler o DENTEL naquela época nos anos 70 a 80, era uma tarefa nada fácil .
Além do mais, até um Walkie Talkie EVADIN  de metal, antena telescópica de quase 2 metros, oito pilhas pequenas de 1,5 volts e apenas 2 watts de potencia. Bastava só um walkie talkie para fazer a festa nos 11 metros ou 2 metros  eles iam na porta caçar o equipamento, mas nunca achavam. Tomavam 1 x 0 toda vez..
Bons tempos... Joaquim Bons tempos...... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com