sábado, 4 de dezembro de 2010

AMPLIFICADOR DE SINAIS DE TV (muito bom)

Esse é um pequeno amplificador (reforçador) de sinal, banda larga, que cobre as freqüências de 40 a 900 MHz. Essas freqüências incluem TV em VHF e UHF e também rádio nas freqüências de 88 - 108 MHz, faixa de FM.
É conectado entre a antena e a entrada de RF de seu receptor e aumenta os sinais em até 20 dB, tornando se possível receber até mesmo os sinais mais fracos.

Circuito do amplificador de antena de FM VHF UHF

Amplificador de sinal de TV FM esquema do booster

Característica do amplificador e especificações técnica

Respostas de Freqüência : 40 - 900 MHz
Ganho: 20 dB
Nível máximo de saída: 90 µV
Impedância de entrada-saída: 75 ohm

Como Funciona o amplificador para antena de tv

O circuito é construído em volta de um único transistor de baixo sinal para UHF, o BFR90. Este transistor pode operar em freqüências tão alto quanto 1.6 GHz, e tem um ganho de 23 dB. O sinal da antena é aplicado a entrada do circuito e por C1 é acoplado à base do transistor. É amplificado e do coletor do BFR90, através de C4 e C3 é levado a entrada de RF do rádio FM ou receptor de TV.
O circuito opera com uma bateria de 9V alcalina pequena que, por causa do consumo muito baixo do circuito, vai durar bastante tempo.

Construção do amplificador de TV e FM

O projeto é muito fácil. A única coisa incomum é que o transistor deve ser soldado do lado cobreado da placa. Porém, isto é comum com dispositivos de UHF e normalmente é feito para evitar a introdução de capacitâncias parasitas entre os terminais do transistor que poderia alterar o funcionamento do circuito. Tenha cuidado ao fazer a soldagem, tente manter os terminais dos componente tão perto quanto possível, por causa das altas freqüências envolvidas. Solde os resistor em primeiro lugar. As bobinas devem estar prontas para ser soldado no circuito impresso e você deve se preocupar de não deformá-las no processo, raspe os terminais das bobinas. Coloque os capacitores, e solde os diodos evite aquecê-los em demasia e tenha certeza que eles estão corretamente alinhados. Solde o transistor em seu lugar, depois você termina de soldar os outros componentes, evite aquecê-lo demasiadamente, e tenha cuidado para coloca-lo de acordo com o diagrama. (O nome no corpo do transistor deve der colocado para cima). A entrada do circuito é no ponto 4 e terra e a Saída no ponto 1 e terra. A bateria usa o clipe de bateria ligado nos pontos 2 (-) e 3 (+),é uma bateria de 9 V, deve ser alcalina. Para melhor desempenho e evitar interferência indesejada durante operação é recomendado colocar o circuito numa caixa de metal pequena, e usar os conectores montados na caixa para as conexões externas. Você pode usar uma caixa grande o bastante, para alojar o amplificador e a bateria ou você pode usar uma fonte de alimentação externa, mas lembra-se de usar um capacitor de passagem na linha de alimentação positiva onde atravessar a caixa de metal. Se você planeja usar o amplificador para recepção de TV em VHF e UHF, você deve usar um misturador de VHF/UHF comum antes da entrada do amplificador.

Componentes para montagem do amplificador de antena de tv com bfr90

R1 = 82kΩ;
R2 = 270Ω;
R3 = 1,5kΩ;
R4 = 120Ω;
C1,C3 = 100pF;
C2 = 2.2pF;
C4,C5= 1nF;
D1,D2 = 1N4148 diodo ou equivalente;
Transistor = BFR90, BFR91, BFW92, BFS65;
Diversos = PCI,solda, bateria 9V, clipe,caixa metálica, etc;
L1, L2:
diâmetro: 5mm;
fio diâmetro:0,5mm (24 AWG);
voltas: 8voltas de fio esmaltado.
Um detalhe: para frequencias mais elevadas pode se esperimentar outros transistores assim como fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com