sábado, 19 de março de 2011

Tchau disco fragmentado !!!

Mesmo em sistemas operacionais mais estáveis, como algumas distribuição de Linux e a partir do Windows XP da Microsoft, com o passar dos meses, a máquina vai ficando mais e mais lenta. De todas as memórias disponíveis nas máquinas (cache, ram, disco rígido) o HD é a mais lenta de todas.
Por mais que a tecnologia melhore (hoje os HD´s são SATAII), o acesso a disco ainda é o maior gargalo na utilização de um computador. Já temos processadores ultra rápidos e com 4 núcleos, micros com 4Gb de RAM, mas os discos não acompanham a evolução com a mesma rapidez.
Sendo assim, o que ocorre é que depois de muitos meses, os arquivos que são constantemente gravados e apagados do seu disco rígido vão ficando mais e mais fragmentados, fazendo com que principalmente nos HD´s gigantescos que temos hoje em dia (500gb e até 1Tb) a busca para abrir esses arquivos seja cada vez maior com o tempo, pois ele não é gravado no disco de forma linear, e sim dividido em diversos fragmentos que ficam espalhados pelo HD tendo que ser “remontados” como um quebra-cabeças quando você deseja acessá-lo. Portanto, quanto maior a fragmentação mais demorado para remontar o arquivo.
                                                                     
Os programas desfragmentadores servem para realizar a atividade de deixar os arquivos gravados em seu disco com o mínimo de fragmentação possível, proporcionando um acréscimo de velocidade tendo em vista que o tempo levado para acessá-lo vai ser menor. São ferramentas muito úteis para melhorar um pouco o desempenho do seu sistema.
O Windows já vem com o seu próprio desfragmentador de disco, que localiza-se em Programas / Acessórios /Ferramentas de Sistema / Desfragmentador de disco.
Porém, não é muito eficiente. De qualquer forma, caso você deseje utilizar é recomendável que pare de usar a máquina e executar qualquer tarefa, pois qualquer alteração que você faça fará com que o Defrag tenha que varrer novamente todo o disco para verificar a fragmentação dos arquivos. Se iniciar o processo, deixe a máquina ociosa até que o mesmo termine.
Um software que faz muito bem esse papel e possui uma versão portable é o Defraggler.

Defraggler 2.03.282

Adotei este para ser meu desfragmentador e instalar em máquinas dos meus cliente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com