quarta-feira, 30 de maio de 2018

TIPOS DE BATERIAS

Baterias Alcalinas

As pilhas alcalinas são as usadas normalmente em lanternas, rádios, etc...
Vantagens: custo baixo, são vulgares podem-se encontrar com facilidade em qualquer lugar, durabilidade e potencia elevada para seu tamanho/peso.

Desvantagens: a grande maioria dos modelos comercializados não pode ser recarregada e geralmente é necessária a utilização de suportes para utilização nos diversos dispositivos.

Bateria Pilhas Alcalinas
Bateria Alcanina
Volts
Célula
Vida útil
Carregada
Temperatura
Operação

Performance
1,5V1 a 5 Anos-5 a 55°CAlta Capacidade
Carregador de Baterias Alcalinas

Baterias de Chumbo

Bateria ácida de chumbo
Bateria Chumbo
As Baterias chumbo-ácido foram inventadas no Séc. XIX (Gaston Plante em 1859), tem como componentes básicos o chumbo ou óxido de chumbo e o ácido sulfúrico.
Vantagens: custo relativamente baixo, resistência a grandes variações de temperatura e grande durabilidade.
Desvantagens: pesada, demora bastante tempo a ser carregada, descarrega-se rapidamente, sofre uma diminuição (pequena, mas constante) de voltagem durante sua utilização e não pode ser recarregada totalmente com tanta frequência como os outros tipos. A sua melhor utilização é esporádica, uma vez que este tipo de bateria é desenhado para ser constantemente carregada e eventualmente descarregada (ex.: é o tipo utilizado em automóveis, sendo carregada com o motor em funcionamento e descarrega no arranque ou no funcionamento de dispositivos com o veiculo desligado).

Baterias de eletrólito estabilizado

São baterias cujo electrólito é gelatinoso. Também se denominam baterias de recombinação de gás ou baterias de gel.
Vantagens  : Bateria sem manutenção durante a sua vida útil, hermeticamente fechada e, por isso, sem libertação gasosa.
Inconvenientes  : Preço mais elevado.

Baterias de eletrólito líquido

A bateria é composta por um recipiente com placas de eletrodos positivos e negativos separados por isolante e mergulhados no eletrólito. O recipiente é fechado para evitar ao máximo a corrosão interna.
Vantagens: Construção simples e barata
Inconvenientes: Risco de derrame do eletrólito

Volts
Célula
Vida útil
Carregada
Temperatura
Operação

Performance
2,1 1 Ano 20 a 70°C Alta capacidade
Carregador Baterias Chumbo Carregador Baterias Automático

Lítio

Bateria Lítio - (Li+)
Bateria Lítio
 
A pilha de Lítio popularizou-se com o aparecimento de micro circuitos eletrônicos utilizados em relógios, jogos, etc...
Vantagens: destaca-se entre os demais tipos por descarregar-se muito lentamente quando armazenada carregada (em média 10% ao mês), e pelo tempo de recarga baixo. Entre todos os outros tipos, são as mais leves. Oferecem cerca do dobro da capacidade de uma bateria do tipo NiMH com o mesmo tamanho. O tempo de recarga também é o mais rápido quando comparado aos demais tipos.
Desvantagens: custo elevado.
Volts
Célula
Vida útil
Carregada
Temperatura
Operação

Performance
1 a 1,5V 5 a 10 Anos -5 a 55°C Alta Capacidade

Bateria Níquel-Cádmio
Bateria Níquel-cadmio (NiCd)

Níquel-cadmio (NiCd)

A bateria de níquel-cadmio (NiCd) foi inventada no Séc.XX.
Vantagens: potencial energético maior do que o da de chumbo-acido, o que faz com que seja de 20 a 50% mais leve, proporcionando um tempo de utilização superior para o mesmo peso. Não sofre queda de voltagem durante a utilização.
Desvantagens: custo mais alto do que o da de chumbo-acido, é muito tóxica para o meio ambiente (devido ao cádmio). Além disto, este tipo de bateria sofre mais com extremos de temperatura, descarregando-se muito rapidamente em temperaturas muito baixas e não se carregando totalmente em temperaturas muito elevadas.
Volts
Célula
Vida útil
Carregada
Temperatura
Operação

Performance
1,2V 3 Meses 20 a 70°C Alta Capacidade
Carregador NiCAD Carregador NiCAD com LM317

Níquel-Hidreto Metálico (NiMH) - Bateria
Bateria Níquel
Hidreto Metálico (NiMH)

Níquel Hidreto Metálico (NiMH)

A bateria de niquel-metal-hidreto (NiMH) possui algumas vantagens em relação aos outros tipos: resiste a um número maior de cargas/descargas na sua vida útil do que as de NiCad, possuindo um potencial energético ligeiramente superior (20% em média); ainda em comparação com as de NiCd, possui custo apenas ligeiramente superior, tempo de recarga inferior e maior resistência a variações de temperatura. Tem praticamente o mesmo peso que as de NiCd. Ambientalmente é mais amigável do que a de NiCD.

Desvantagem: custo superior ao das de niquel-cádmio.
Carregador NiMH controlado por temperatura

Bateria Zinco Ar
Bateria Zinco Ar

Zinco Ar

As pilhas de zinco-ar são a mais recente tecnologia desenvolvida para o armazenamento de energia. Este tipo de bateria funciona extraindo o oxigênio existente no ar para reagir com o zinco e produzir eletricidade. Seu princípio de funcionamento é semelhante ao das baterias alcalinas, que também possui zinco no seu interior reagindo com o oxigênio para produzir energia. Porém, nestas baterias o oxigênio é fornecido por um componente interno (dióxido de manganês), nas baterias do tipo zinco-ar , o oxigênio vem da atmosfera, a bateria tem várias aberturas.
Existem dois tipos de baterias zinco-ar: as que podem ser recarregadas e as descartáveis. Baterias deste tipo recarregáveis (onde células de zinco são substituídas) são utilizadas em aplicações como veículos elétricos movidos a bateria. A grande vantagem deste tipo de bateria é sua durabilidade (tempo de descarga), muito maior do que a dos outros tipos até hoje existentes.

Bateria Gel
Bateria Gel

Baterias de Gel

As baterias de gel substituem as baterias de chumbo permitindo uma vida útil mais prolongada. Basicamente não têm evaporação eletrolítica e suas consequências, como acontece com as baterias ácidas. Existem baterias de reduzidas dimensões especialmente concebidas para aplicações RFID.
Vantagens - Não têm evaporação eletrolítica, maior resistência a temperatura elevadas, choque e vibração. 
Desvantagens - Preço mais elevado do que as baterias de chumbo. 

Carregador de bateria de gel ou ácida

Materiais Constituintes

Tipo
Cátodo
Ânodo
Eletrólito
F.E.M
Seca
Carbono
Zinco
Cloreto de Amônio
Dióxido Manganês
1,5V
Alcalina
Carbono
Dióxido Manganês
Hidróxido de Potássio
1,5V
Mercúrio
Óxido de Mercúrio
Zinco
Hidróxido de Sódio
1,35V
Óxido de Prata
Óxido de Prata
Zinco
Hidróxido de Sódio
1,35V
Recarregáveis
NiCd
Óxido de Níquel
Cádmio
Hidróxido de Potássio
1,2V
NiMH
Óxido de Níquel
Metal
Hidróxido de Potássio
1,2V
Iões de Lítio
Óxido de Lítio + Cobalto
Carbono
Lítio
3,7V

Pilhas Recarregáveis

Com a utilização de uma fonte de energia externa as reações químicas nos elétrodos são revertíveis. Contrariando o fluxo normal das cargas, consegue-se anular os sais acumulados nos eletrodos separando-os dos metais originais e os iões do eletrólito aumentando assim a carga total de iões no eletrólito ficando a pilha com uma carga semelhante à inicial.

Pilha Viciada

Ao fim de alguns ciclos de descarga e carga, parte dos sais separam-se dos eletrodos e vão para o eletrólito tornando-se cada vez mais difícil recuperar todo o metal e eletrólito original, impedindo, por isso, que a pilha fique com a totalidade da sua carga Pilha Viciada Nas Pilhas de iões de lítio, para além do cátodo que é um único bloco sólido, existem várias partículas em suspensão dentro do próprio eletrólito, evita-se assim que a pilha fique viciada rapidamente permitindo um número de ciclos de carga e descarga maior. Na pilha não recarregável, a inversão da corrente apenas aquece a pilha, com o perigo de queimá-la ou até fazê-la explodir sem ser recarregada.

BATERIAS E PILHAS

Uma pilha ou bateria é um dispositivo que transforma energia química em energia elétrica. Os termos são usados indistintamente, no entanto, Pilha é constituída por dois únicos eletrodos, Bateria é composta por um conjunto de pilhas agrupadas em série ou paralelo.
A pilha tem três partes: os eletrodos, o eletrólito e o recipiente.
Os eletrodos são os condutores de corrente da pilha.
O eletrólito é a solução que age sobre os eletrodos.
O recipiente guarda o eletrólito e suporta os eletrodos.

 
Símbolo PilhaSímbolo Bateria
simbolo pilha simbolo bateria
 

Existem dois tipos básicos de pilhas.


pilha
Pilha
A pilha primária é uma pilha na qual a reação química acaba por destruir um dos eletrodos, normalmente o negativo. A pilha primária não pode ser recarregada.
A pilha secundária é uma pilha na qual as ações químicas alteram os eletrodos e o eletrólito. Os eletrodos e o eletrólito podem ser restaurados à sua condição original pela recarga da pilha.
Ação Eletroquímica é o processo de conversão de energia química em energia elétrica.
O ânodo é o eletrodo positivo de uma pilha.
O cátodo é o eletrodo negativo de uma pilha.




Associação Baterias

A maior parte dos aparelhos que usa pilhas necessita, quase sempre, mais do que uma pilha. As pilhas podem associar-se em série e paralelo. Nas ligações em série a tensão aumenta, nas ligações em paralelo a bateria pode fornecer maior corrente mas a tensão mantêm-se igual a cada uma delas individualmente.
Pilhas ligadas em série e paralelo
ligacao baterias em serie e paralelo


Bateria Ligada(conectada) em Série

ligacao baterias em serie e paralelo
Bateria conectada em série
Quando duas ou mais baterias são ligadas em série estamos aumentando a tensão (voltagem), conservando a mesma capacidade (amp/h) de cada uma individualmente.
Ligação: basta ligar(conectar) o polo negativo da primeira bateria com o polo positivo da bateria seguinte.

Bateria Ligada(conectada) em Paralelo

baterias conetadas em paralelo
Bateria conetada em paralelo
Quando duas ou mais baterias são ligadas em paralelo estamos aumentando a sua capacidade (Ah), conservando a mesma tensão (voltagem) de cada uma individualmente.
Ligação: basta ligar(conectar) o polo negativo da primeira bateria com o polo negativo seguinte e o polo positivo com o polo positivo seguinte

Ligação Série Paralelo

baterias conetadas em paralelo e serie simultaneamente
Bateria conectada em paralelo e série
A ligação de baterias em série e paralelo simultaneamente permite-nos aumentar a tensão e a capacidade.

Ligação série com uma pilha deficiente

baterias serie elemento deficiente
Bateria em série com 1 elemento deficiente
A ligação em série de várias baterias, em que uma delas não funciona, pode inviabilizar a sua utilização, uma vez que, a soma da tensão de todas as baterias é inferior ao necessário. No exemplo em cima, verifica-se que uma bateria não produz tensão colocando o conjunto com uma tensão de saída de 4,5V em vez dos 6V que teria com todos os elementos perfeitamente funcionais.
Uma pilha deficiente é, normalmente, a causa de substituição de todas as outras por impossibilidade de medir a carga em cada uma delas.

Ligação série com uma pilha ao contrário

pilhas em serie elemento ao contrario
Bateria em série com 1 elemento ao contrário
A ligação em série de várias baterias em que uma delas está ao contrário, fará com que a tensão se contraponha à tensão das restantes. Basicamente é inserido um valor negativo, a tensão, no exemplo em cima, pode variar em função da carga que cada uma disponibiliza, podendo variar entre 3 e 4,5V.


domingo, 1 de abril de 2018

PLACA T-CON E SEUS PONTOS FRACOS

Muitos defeitos surpreendentes nos televisores de LED e LCD podem muitas das vêzes estar relacionados com a pouca conhecida placa da T-CON. Por isso muitos técnicos menos experientes atribui tal defeito a tela da TV.
E de maneira precipitada ou estabanada condenam logo a referida tela. É óbvio que falhas nos circuitos dos LVDS ( Low voltage Differential Signaing ou Sinalização Diferencial de Baixa Tensão ) podem deformar ou ate impedir a reprodução de uma imagem nítida .
 Com um diagrama ou manual de service do fabricante do televisor podemos determinar se uma T-CON estar com defeito ou não, simplesmente verificando as tensões em alguns ponto da T-CON esse procedimento pode ser feito na maioria das TVs de LED e LCD.
 Abaixo demonstramos os pontos que deve ser verificados com toda calma e concentração do mundo, sendo que esses valores são para maioria das TVs de LED e LCD da LG. Outras marcas você deve ver esses valores no manual de service do fabricante da TV.


Atenção e concentração nunca é demais, e muito cuidado ao manipular os "cabos flats".
 * VIN – 11V positivos neste ponto
* VDD – 15V positivos neste ponto
* VGL – 4,7V negativos neste ponto
* VGH – 27V positivos neste ponto
* VGL – 4,7V negativos neste ponto
* VCORE – 1,8V positivos neste ponto
* VCC1.8 – 1,8V positivos neste ponto
* GIP RST – 4,6V negativos neste ponto
 Se essas medida tiver igual ou próxima desses valores então podemos dizer que a placa T-CON estar boa.


Procedimento para efetuar testes na placa T-CON dos televisores LG, deversos modelos.
Os testes e medias descritas aqui se refere à alguns valores de tensão, que devem ser encontrados em certos pontos da maioria das placas T-CON dos televisores LG, com tecnologias de LCD e LED.
Se ao efetuarmos os testes e medidas, encontrarmos os valores descritos abaixo, a placa T-CON etá em ótimo estado, OK.

Para uma T-CON em perfeito estado, os seguintes valores devem ser encontrados:

VGH – neste ponto deve ter 27V positivos
VDD – neste ponto deve ter 15V positivos
VIN – neste ponto deve ter 11V positivos (entrada de alimentação).

HVDD – neste ponto deve ter 7,5V positivos
VGL – neste ponto deve ter 4,7V negativos
GIP_RST – neste ponto deve ter 4,6V negativos
VCC18 – neste ponto deve ter 1,8V positivos
VCORE – neste ponto deve ter 1,8V positivos.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018





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