terça-feira, 18 de agosto de 2009

E por falar em alarmes

Alarmes

Os alarmes tem a capacidade de causar uma reacção imediata nos humanos podendo criar situações de pânico e fuga irracional. Um elemento comum na linguagem refere uma pessoa em estado "alarmado", esta característica de detecção de uma anomalia, tem sempre de ser ponderada. O termo alarme é utilizado para referir dispositivos eléctricos e ou electrónicos que executam funções de detecção, se a detecção de determinada actividade põe em perigo pessoas e ou objectos, o sensor, detector ou avisador passa a chamar-se alarme. Num sensor ou detector tem sempre de existir um equilíbrio entre um aviso de alarme e uma aviso negativo "Falso-Alarme". Estes falsos positivos devem ser evitados, se olharmos para os carros, na década de 80-90 era frequente encontrarmos carros a dispararem alarmes por motivos diferentes do que foram concebidos e instalados, a mentalidade comum era de "não se passa nada o alarme disparou", é um falso-alarme, ninguém em meios urbanos prestava atenção a um carro com o alarme ligado. Uma correcta instalação, e a utilização de dispositivos (sensores, detectores, swicth, etc etc) adequados a a cada situação é fundamental. A instalação por empresas e técnicos qualificados é fundamental para que se evite situações de falso alarme. Tipos Alarme:

  • Alarmes de Intrusão - Este tipo de alarme evita a entrada não autorizada e ou utilização de espaços e objectos.
  • Alarmes de Roubo - Evitam o roubo de objectos, são algumas vezes confundidos com os alarmes de intrusão, uma vez que a intrusão em determinado espaço pode evitar o roubo.
  • Alarme de incêndio - é um alarme de aviso tende a detectar a presença de gases provenientes de combustão.
  • Alarme de inundações - alarme de aviso detecta a presença de líquidos, são muito usados em circuitos de domótica aplicada a edifícios.
  • Alarmes de veículos - os veículos podem ter dispositivos anti-intrusão, anti-roubo e mais recentemente complementados com dispositivos de localização (GPS ou outros).
  • Alarmes residenciais - Os alarmes em residências são normalmente de anti-intrusão e anti-fogo.

Concepção e Utilização

A concepção destes dispositivos pode ser efectuada por alguém com conhecimentos de electrónica, no entanto, a sua instalação e utilização em situações que possam meter em risco pessoas e bens encontra-se legislada.

Em Portugal :

Alarmes Sonoros

Legislação Aplicável
  • Decreto-lei n.º 297/99, de 04 de Agosto.
  • Portaria nº 135/99 de 26 de Fevereiro.
  • Portaria nº 98/04 de 13 de Janeiro.
A utilização de uma alarme que provoque falsos positivos tb se encontra legislada e pode ser consultada em Decreto Lei n.º297/99, de 4 de Agosto

Se pretende construir e utilizar dispositivos de detecção que ponham em risco pessoas e bens consulte a legislação em vigor antes de instalar e utilizar.

No esquema abaixo está um simples porém eficiente alarme residencial podendo ser utilizado tanto na porta como na janela de sua casa.

Os componentes são de fácil obtenção.


Alarme Porta ou janela

Alarme para porta ou janela




Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com