terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Antena direccional Wifi _ CASEIRA_

Antena direccional
Wifi



Fig.2
USR 1120
Testei com muito exito um adaptador semelhante ao da figura 2.

Forma
O aluminio é um excelente reflector de radiação electromagnética, daí o seu uso. A forma em deverá ser grande pois quanto maior for o seu tamanho maior será o seu alcance teórico. Deverá ter paredes altas.

Fig.3
Forma em alumínio

Construção

Devemos em primeiro lugar trabalhar a forma, pois é ela que vai decidir o tamanho do suporte.

Devemos em primeiro lugar, desenrolar a beira da forma de modo a podermos esticar as suas paredes o máximo que pudermos sem a rasgar. Depois, pomos a forma em cima de uma superfície mole, por exemplo um sofá ou colchão, e começamos a fazer círculos com o objecto redondo escolhido. pois a ideia é dar ao alumínio uma forma côncava para que fique o mais parecido possível com uma parábola, para que possa concentrar devidamente a radiação electromagnética, como se pode ver na fig.1.

Depois de terminado o elemento reflectivo, passaremos á construção do suporte para o aluminio, e aí dependerá bastante da habilidade de cada um. Eu usei uma pequena banheira, onde encaixei a forma e colei-a. Obtive assim rigidez e pode ser usada até no exterior desde que tenha isolamento não condutor adequado que evite temperaturas e humidade excessivas.


Fig.4
Parabólica

Para suster todo o conjunto usei o apoio de um velho monitor lcd, que permite movimento vertical.

O suporte para o adaptador usb poderá ser feito com uma tira de plástico, moldada ou aparafusada nas beiras do suporte. Convém que passe bem pelo centro pois caso contrário não teremos os melhores resultados. O adaptador será preso a esta tira, depois de termos descoberto o seu ponto focal (fig.5).


Fig.5
Fixação do adaptador





Para isto podemos usar o programa que costuma vir junto com aparelho, caso este programa tenha indicação do nível de potência. Poderemos também usar o Network Stumber que é um software grátis e que pode ser baixado aqui. Este software possuí um gráfico que ajuda imenso esta afinação.

Teremos de ter, em 1º lugar, um ponto de acesso que esteja a funcionar. Convém desligar a função tcp/ip caso este aparelho não seja seu, para evitar o uso fraudulento da rede. Configuramos o adaptador para se ligar a este ponto de acesso e iremos então ter um nível de sinal no netstumber. Depois manualmente procuraremos encontrar a zona na parabólica onde este sinal é maior. Faça os ajustes com cuidado e devagar. Com o adaptador provisoriamente fixo á antena, oriente primeiro horizontalmente a parabólica até obter o maio sinal. Depois verticalmente. Depois de tudo isto ajuste a distância ao centro do adaptador devagar.


Fig.6
Método para afinação temporária

Na fig.6 vê-se este procedimento. Em uso, um adaptador conceptronic c54wifiu sem invólucro pois assim obtém-se melhor sinal. Tenha cuidado ao desmontar os seus adaptadores pois perde a garantia e pode avariar definitivamente se não souber o que está a fazer.


Fig.7

Parabólica terminada :-)

Links
A antena descrita em seguida é de fabrico caseiro mas tem a capacidade de aumentar o sinal de rádio, permitindo estabelecer comunicações até 5 quilómetros de distância (testados por mim) com um vulgar adaptador wireless usb.

De notar que nestas frequências (2,4ghz) só se consegue resultados satisfatórios quando não existem obstáculos que obstruam a visão do ponto de destino dado que a radiação electromagnética produzida por estes adaptadores comporta-se mais ou menos como a luz . A estas distâncias as condições atmosféricas também têm a sua importância, A chuva, por exemplo, comporta-se como um obstáculo á passagem dos sinais rádio.
Esta antena funciona segundo os mesmos princípios que as parabólicas para captação de televisão por satélite mas o seu custo é simbólico. Apesar de existirem as vulgares antenas pringles, após o teste com uma cheguei á conclusão que necessitava de algo que amplificasse mais o sinal. A busca pela internet não deu em nada de conclusivo. Daí eu ter criado a versão caseira de uma parabólica. A informação aqui prestada é apenas educacional, não me responsabilizando por nenhum dano que possa ser causado directa ou indirectamente pelas informações aqui prestadas.
Principio de funcionamento
O seu princípio de funcionamento baseia-se na concentração da radiação electromagnética num único ponto. Ao enviarmos energia para um único lugar, concentramos toda a radiação electromagnética nessa direcção, evitando perdas caso fosse utilizada uma antena não direccional.


Fig.1
Ponto focal

Ao recebermos um sinal teremos uma área maior, que focará num único ponto (fig.1) toda a radiação e assim obtemos um sinal mais potente.






Ingredientes

Adaptador usb wirelessForma redonda de alumínio usada em pastelaria.Suporte para a formaCabo usbFita-cola, chave de parafusos philips e/ou de fenda, uma lâmpada ou outro objecto redondo, do mesmo tamanho ou maior, cola, alicate ou outras ferramentas conforme o uso dado

Adaptador wireless

Ao comprar ou escolher o adaptador usb, deverá preferir um com antena externa, pois são os que têm melhor ganho.

_tp://www.netstumbler.com/ - Site com uma ferramenta muito útil para verificação de sinais, o network stumber.
_tp://wireless.com.pt/ - Comunidade portuguesa onde se discute sobre tudo o que tem a ver com wireless e não só.



parece-me estranho que sejam 5km, sealguém já testou que diga algo,pois aqui nao dá para perceber muito bem como a coisa é feita..



fiquem bem e Ótima Sorte na construção da sua antena

Um comentário:

  1. quem diria que alguém iria se interessar pelo meu tutorial de 2007 lol. é verdade sim testei a construção descrita com um ponto de acesso situado a +- 5 km e obtive conexão. é preciso ver que era em campo aberto, sem obstáculos. funciona pois a parabólica concentra a radiação que recebe e foca num unico ponto, evitando perdas. no caso da transmissão a radiação é dirigida numa unica direcção e por isso com mais intensidade. passa-se o mesmo com as parabólicas para recepção de tv via satélite pois estas permitem que os satelites não tenham de ter transmissores muito potentes. é de notar que foi usada uma placa wireless 802.11 B com antena externa. os modelos com antena interna não funcionam muito bem salvo raras excepções.

    ResponderExcluir

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com