terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Transmissor de AM para Ondas Médias - Rádio Comunitária

Veja neste artigo um transmissor de AM que, dependendo da antena, das condições topográficas do local e da sensibilidade do receptor, pode ter bom alcance.

O transmissor aqui mostrado tem bom alcance, dependendo da antena, das condições topográficas do local e da sensibilidade do receptor. As conexões dos componentes na placa de circuito impresso devem ser as mais curtas possíveis.

O transistor IRF640 se aquece bastante pois funciona em classe B, devendo ser dotado de um bom radiador de calor. O capacitor variável de 300 pF, ou próximo desse valor, pode ser aproveitado de rádios AM antigos. A modulação é feita por um TDA2002 que deve ser dotado de radiador de calor.

L1 consta de 50 + 50 espiras de fio AWG 28 sobre um bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro com 12 cm de com- primento. A bobina L2 consta de 20 + 30 espiras de fio 28 em núcleo de 1 cm de diâmetro com 5 cm de compimento. L3 é formada por 28 espiras de fio 28 em ferrite de 1 cm de diâmetro e 5 cm de comprimento.

O circuito deve ser instalado em caixa metálica e a fonte de alimentação deve ter excelente filtragem. O transmissor não deve ser operado sem permissão legal.



  Eletrônica Total Ano 18 - Número  Julho 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com