quarta-feira, 1 de maio de 2013

      ENTENDENDO UM POUCO DE NO-BREAK.



Muitos usuários acreditam que devem proteger seus equipamentos apenas para os momentos de falta de energia elétrica, esquecendo que outros problemas na própria rede elétrica poderão danificar seus equipamentos.
O grande problema, quando ocorrem os cortes de energia, é a possibilidade de termos aquivos ou programas corrompidos / danificados em nosso computador.
Se algum arquivo ou programa estiver sendo processado ou atualizado neste momento, a operação será interrompida bruscamente, e o equipamento desligado. Informações que estejam em memória de trabalho e ainda não armazenadas nos meios de armazenamento permanente serão perdidas.
A volta da energia poderá ser um grande problema, pois muitas vezes, neste momento fortes oscilações ocorrem, onde picos e sobretensões poderão também estar presente. Este sim será um momento de grande risco ao equipamento, podendo danificar componentes, placas e outras partes a  exemplo da figura acima.
Mesmo quando não temos a ocorrência de interrupção de energia, a rede elétrica poderá apresentar problemas (cada vez mais constantes nos dias de hoje) tais como fornecimento de tensão muito abaixo ou acima de seu valor nominal esperado, variações rápidas, de curta duração e imperceptíveis a nós, porém com grande potencial de destruição para nossos equipamentos, cada vez mais equipados com componentes sensíveis.
Neste momento a utilização de equipamento  de proteção apropriado será de extrema importância.
Nesta classe de proteção podemos identificar 3 tipos básicos de equipamentos: o filtro de linha, o estabilizador e o no-break.
————————————————————————–
Filtro de Linha:
Tipo de proteção primária: Surto, Pico de Energia, Ruído
(Surto: É um curto aumento de voltagem durando pelo menos 1/120 de um segundo. Aparelhos de ar condicionados, equipamentos elétricos e outros podem causar o Surto. Quando o equipamento é desligado, a voltagem extra é dissipada pela linha de energia elétrica) .
Protege os equipamentos contra surtos e picos de energia, e alguns modelos também estão preparados para a filtragem de ruídos elétricos.
Atenção: não confunda este dispositivo com as réguas de tomadas de baixo custo encontradas em abundância no mercado. Estas, não são confiáveis.

Estabilizadores:

Tipo de proteção: Subtensões, Sobretensões, Surtos, Pico de Energia, Ruídos
Regula a tensão de entrada até um certo limite a depender da rede local. É essencial que incorpore as funções de um filtro de linha para a proteção do hardware.

No-Break

Tipo de proteção completa: Subtensões, Sobretensões, Surto, Pico de energia, Ruído, Black-out.
Realiza a proteção do hardware, dos dados e dos dispositivos do sistema.
A principal função do No-Break é garantir, no caso de interrupção do fornecimento da energia elétrica, o funcionamento do computador ou de qualquer outro dispositivo a ele conectado com um tempo de funcionamento extra para que o usuário salve seus trabalhos e faça o desligamento seguro e correto do sistema.
No-Breaks de qualidade já incorporam as funções de filtro de linha, garantindo a integridade dos equipamentos a ele conectados, possuindo também programas de gerenciamento para quando da falta da energia elétrica.
————————————————————————–
Para uma efetiva proteção dos equipamentos, é melhor o uso do no-break.
Além de proteger os equipamentos quanto aos problemas de falta de energia, nos momentos de perigos, quando por exemplo um pico de tensão se tornar presente, o no-break por um breve instante passará a alimentar seus equipamentos através de suas baterias internas. A alimentação normal pela rede elétrica será restabelicida assim que o perigo estiver passado.
O estabilizador, por não possuir baterias internas, não poderá interromper o fornecimento da energia elétrica da rede distribuidora, fornecendo alimentação através das baterias.
Para estes casos, considerando estabilizadores de alta qualidade, teremos a interrupção do fornecimento de energia, desligando de forma brusca nossos equipamentos.
Mencionei os estabilizadores de alta qualidade, pois um estabilizador de baixa qualidade poderá não detetar  o problema a tempo, deixando este passar e danificar o equipamento por ele protegido.
A grande maioria dos computadores, morrem por problemas causados pela rede elétrica, apesar do usuário estar utilizando um estabilizador.
Quando falamos de no-break, a atenção a qualidade do equipamento deverá ser nossa primeira preocupação.

Como selecionar  o no-break apropriado para nossas necessidades?
2000/ 3000/ ou 5000 VA ?.
Bem, como primeiro passo devemos identificar quais equipamentos serão a ele ligados e qual será o consumo total destes equipamentos.
Existem vários tipos de no-breaks (interativos, on-line e outros) cada um indicado para um tipo de utilização.
No-Breaks de diversas capacidade estão também disponíveis. Conhecendo  o consumo total dos equipamentos que serão ligados ao no-break, será fácil definir sua capacidade.
Agora vamos definir se necessitamos apenas de proteção e pequeno tempo de autonomia (apenas necessário ao desligamento dos equipamentos), ou se necessitaremos de algum tempo de autonomia, de modo a podermos continuar nosso trabalho mesmo durante o tempo da falta de energia.
O tempo de autonomia do no-break será definido pelo tipo e capacidade das baterias utilizadas em seu interior.
Vamos mencionar 2 exemplos digamos que voltados para um lar, a princípio: o No-Break NHS Compact Plus 1500 e o NHS PDV 1400
Caracterísiticas técnicas:
O NHS Compact Plus 1500 utiliza 2 baterias de 9Ah de capacidade, enquanto que o NHS PDV 1400S utiliza 2 baterias de 18Ah de capacidade.
Considerando que ligaremos um computador de uso pessoal com monitor LCD e  modem banda larga ao no-break (consumo aproximado de 200Watts) , teremos o tempo de autonomia (aproximado) de 20 minutos do Compact Plus 1500 e de 1 hora e 10 minutos com a utilização do NHS PDV 1400S.
A utilização de equipamentos de proteção contra problemas na rede elétrica é de primordial importância, principalmente nos dias de hoje, onde passamos por problemas de cortes de energia frequentes, variações a todo momento.
Os jornais tem dados especial importância para a divulgação destes problemas, ocorrendo atualmente nas grandes e pequenas cidades.

ENETEL  071 3431-9747  RUA CRISTIANO BUYS ANTIGA LADEIRA DO CABULA EM FRENTE AO ALMOXARIFADO DA TELEFONICA Oi - SALVADOR - BAHIA  - VENDAS  -MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA - ATENDEMOS EM DOMICÍLIO
COBRIMOS TODO TERRITÓRIO BAIANO







JOSE JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com