domingo, 5 de maio de 2013

FIREWALL



Este artigo eu quero dedicar para os usuários que instalam inadvertidamente programas clandestinos em seus Pcs a exemplo do chato Babylon só dando next ao inves de cancel


No decorrer dos anos a internet já sofreu várias mudanças. A principal dela é a banda larga ao invés da discada, além disso ela está cada vez mais rápida, potente, de fácil integração, comunicação, troca de informação e multitarefa.
Da mesma forma que várias vantagens aos usuários surgiram, na mesma proporção apareceram as ameaças virtuais. Vírus cada vez mais potente, ataque de hackers, roubo de informações entre outras tantas ameaças. A partir de tantos perigos em potencial a internet precisou ser assegurada de tais ataques. Para isso, existem diversos programas que prometem defender o sistema e mantê-lo em pleno funcionamento. Umas das técnicas mais utilizadas é o que conhecemos por Firewall.

Da mesma forma que você não deseja que pessoas invadam sua privacidade, roubem sua casa, é necessário trancar as portas e janelas. O Firewall possui praticamente a mesma função, ele tranca as portas e janelas de seu computador. O Firewall controla todos os dados transferidos de seu computador através da internet. Ele também é responsável pela prevenção de vazamento das informações do seu computador para a internet, desse modo, bloqueando o acesso de softwares que possam prejudicar o computador.
Existem dois tipos de Firewall, isso dependendo o tipo de conexão usada no seu computador. Um por hardware, sendo que são os mais usados aqueles que já vem incorporados ao roteadores e modems de banda larga. O outro tipo e Firewall é por software. Recomenda-se utilizar o Firewall por hardware quando há mais de um computador em uma mesma rede, pois, as máquinas estão ligadas em um mesmo roteador, que gerencia as conexões e também executa a função de Firewall. Deste modo, sempre que realizar uma compra de um equipamento, de preferência para roteadores que já estão incluídos com o Firewall, isso aumentará a segurança dos computadores em rede.

Você já sabe que um firewall atua como uma espécie de barreira que verifica quais dados podem passar ou não. Esta tarefa só pode ser feita mediante o estabelecimento de políticas, isto é, de regras, como você também já sabe.
Em um modo mais restritivo, um firewall pode ser configurado para bloquear todo e qualquer tráfego no computador ou na rede. O problema é que esta condição isola este computador ou esta rede, então pode-se criar uma regra para que, por exemplo, todo aplicativo aguarde autorização do usuário ou administrador para ter seu acesso liberado. Esta autorização poderá inclusive ser permanente: uma vez dada, os acessos seguintes serão automaticamente permitidos.
Em um modo mais versátil, um firewall pode ser configurado para permitir automaticamente o tráfego de determinados tipos de dados, como requisições HTTP (sigla para Hypertext Transfer Protocol - protocolo usado para acesso a páginas Web), e bloquear outras, como conexões a serviços de e-mail.
Perceba, como estes exemplos, que as políticas de um firewall são baseadas, inicialmente, em dois princípios: todo tráfego é bloqueado, exceto o que está explicitamente autorizado; todo tráfego é permitido, exceto o que está explicitamente bloqueado.

Tipos de firewall:

Existem dois principais tipos de firewall que são usados:

Filtragem de Pacotes:

Muito utilizada em redes de pequeno e médio porte, a filtragem de pacotes determina quais endereços IP podem estabelecer comunicação para transmitir e/ou receber dados, além de liberar ou não acesso a serviços como email, mensageiros instantâneos como MSN e hoje em dia as redes sociais (Facebook, Orkut, Google +, etc.).  Se for bem configurado, um firewall trabalhando com filtragem de pacotes é capaz de analisar informações sobre a conexão e o conteúdo presente na transferência de dados.

Controle de Aplicação:

É instalado em um servidor e são mais conhecidos como Proxy. Todo tráfego obrigatoriamente passa pelo firewall que atua como intermediário entre os computadores e a internet. É muito seguro, pois toda aplicação para funcionar e trocar informações precisa do Proxy além de enquadrar-se nas regras estabelecidas.

Internet discada e Firewall

Lembre-se que mesmo que você tenha uma conexão discada, é necessária a ativação do software Firewall no seu computador. Outra coisa que você não pode esquecer, é instalar um bom antivírus. O antivírus bloqueia informações que talvez o Firewall não consiga identificar como inseguras. Assim, para total proteção de sua máquina use um antivírus de sua confiança. O Firewall por hardware e por software funcionam de maneira bem parecida. Após configuração realizada pelo usuário, o Firewall tem a função de comparar os dados recebidos com as diretivas de segurança e somente depois faz a liberação ou o bloqueio dos pacotes. Deste modo, o Firewall só libera o que for permitido, e bloqueando todas as informações que não são seguras, ou que não possuem permissão.

Firewall é totalmente seguro?

O Firewall não possui total segurança, pois a cada dia surgem mais pessoas interessadas em burlar o índice de segurança. Os hacker estão cada vez mais eficientes e oportunistas, a cada momento encontram novas maneiras de ultrapassar as barreiras de segurança do Firewall deixando que as informações do seu computador sejam compartilhadas e até espalhadas pelo mundo virtual. Vamos entender o seguinte: Se você tiver um Firewall por software e porventura executar um programa obscuro que baixou de algum site da internet, esse mesmo programa é capaz de realizar uma nova configuração em seu Firewall e desse momento em diante aceitar novas conexões obscuras. O Firewall por hardware, por sua vez, mesmo que seu computador já esteja contaminado, o mesmo não é possível.
Recapitulando as funções do Firewall em seu computador: Proteção contra invasões em seu computador, impedimento de dados não desejados entrem na sua máquina e bloqueio de envio de dados contidos em seu computador que não foram mencionados nas configurações. Para tanto, o Firewall, seja qual for o modelo, não protege sua máquina contra programas baixados por você em sites da internet, não impede que programas de e-mail baixem spams e ainda não consegue impedir que você crie situações que coloque a sua máquina em risco.
A melhor maneira de conseguir proteger o seu computador é configurar o Firewall para que faça um bloqueio de tudo. Somente assim, você terá um controle de tudo que for transmitido em seu computador, e somente você terá a permissão de liberar ou não programas. Em caso de dúvidas na configuração de seu Firewall, seja qual modelo for, não tente fazer sozinho, pois essas tentativas poderão acarretar em muitos prejuízos, como tráfego de informações entre outras tantas coisas. Peça ajuda à alguma pessoa em que você confie ou mesmo a um profissional da área. 
Cuidado com um programa chato chamado Babylon tradutor on line segundo eles que se instala  de cara de pau com junto com algum programa que se instala no computador e dá um baita trabalho para remove-lo.




José Joaquim


jjsound45@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com