segunda-feira, 27 de maio de 2013

FALANDO DE FONTES ATX

Geralmente só nos preocupamos com a fonte de alimentação do nosso pc quando ela para de funcionar, mas saiba que uma fonte defeituosa (mesmo funcionado) pode causar defeitos em seu pc que muitas vezes são quase indetectáveis.

Seu computador vive dando tela azul, reiniciando, travando ou apresentando algum outro defeito. Você leva sua maquina na assistência técnica, eles trocam a memória, seu pc funciona um tempo bem, mas acaba dando defeito de novo. De volta na assistência técnica, eles agora resolvem trocar a placa mãe (tá começando a ficar caro), mais uma vez sua máquina funciona mais um tempo e: pow!!!, defeito denovo.
De volta mais uma vez à assitência, dessa vez resolvem trocar o processador (já dá para pensar em comprar um computador novo) e adivinha: o pobre do pc funciona mais um tempo e o velho defeito aparece novamente com uma cara que parece dizer: que saudade de você. "De volta mais uma vez novamente à assitência técnica", o técnico começa a coçar a cabeça e agora para evitar o "de volta mais uma vez novamente de novo à assistência", ele lhe orienta a comprar um pc novo.
Saiba que é  de 90% a chance de que todos esses problemas estejam sendo causados por mau funcionamento da fonte de alimentação do seu computador. Esse componente tem a função de alimentar eletricamente todas as peças internas do seu gabinete (placa mãe, processador, gravador de dvd e etc.), se as voltagens e/ou amperagens que a fonte oferece não estiverem de acordo com as que essas peças necessitam, fatalmente elas vão apresentar defeito.

De cabeça quente niguém trabalha direito.
O problema mais comum apresentado pela fonte de alimentação é a dilatação e/ou vazamento dos capacitores eletrolíticos, essa dilatação e/ou vazamento quase sempre não impede o funcionamento da fonte e do computador mas faz ambos funcionarem mal, porém esse mal funcionamento não é constante e pode intercalar em períodos de tempo que variam de horas ou até mesmo dias, por esse motivo diagnosticar a causa do defeito é bastante difícil. Há várias possibilidades causadoras desse dilatamento/vazamento, mas a mais comum é o super aquecimento interno da fonte. Sabe aquele ventiladorzinho que fica na parte de traz do computador soprando ar quente, ele é responsável pela refrigeração da fonte, quaisquer defeito nele (parada, diminuição da rotação ou obstrução) faz com que a temperatura interna de sua fonte suba muito causando dilatação e/ou vazamento dos capacitores eletrolíticos, acarretando conseqüentemente no mau funcinamento do pc.

Visão interna de um fonte de alimentação, os capacitores eletrolíticos estão circulados de vermelho:
Detalhe de capacitor eletrolítico dilatado:

Reparem que a parte de cima dos capacitores está estufada (tem uma "barriguinha")

O que fazer
Quando acontece esse tipo de defeito o mais recomendado é a troca da fonte ( a não ser que você mesmo saiba trocar os capacitores), leve em conta que se você optar pela a substituição dos capacitores, o preço final do serviço (juntamente com o preço da mão de obra) vai ficar em aproximadamente R$ 30,00 e o preço de uma fonte nova é de aproximadamente R$ 45,00, obviamente uma fonte nova sempre será melhor que uma fonte usada e reparada.

Como evitar
Os cuidados que você tem que tomar para prolongar a vida útil da fonte são simples: evite usar o pc em ambientes demasiadamente quentes, acredite: colocar um ventilador para ventilar o fundo do gabinete só piora a situação, evite usar o pc em lugares demasiadamente empoeirados e por fim tome cuidadado pra não obstruir a saída de ar da fonte (o ventiladorzinho atrás do gabinete), não encostando demais o fundo do computador em paredes ou mesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com