O motor elétrico de um brinquedo
O motor apresentado aqui é um motor elétrico simples, normalmente usado em brinquedos:
Como
você pode observar, este é um motor pequeno, com diâmetro pouco maior
do que uma moeda de 50 centavos. Do lado de fora estão a carcaça de aço
que compõe o corpo do motor, um eixo, uma tampa de náilon e dois fios
para ligar à pilha. Se
você conectar os fios do motor a uma pilha de lanterna, o eixo gira. Se
você inverter os fios, ele gira na direção oposta. A seguir estão duas
outras vistas do mesmo motor. Observe as duas fendas na lateral da
carcaça de aço na segunda foto - a finalidade delas ficará evidente na
seqüência do texto.
A
tampa de náilon é mantida no lugar por duas lingüetas que fazem parte
da carcaça de aço. Pressionando as lingüetas para baixo é possível
liberar a tampa e removê-la. Dentro das tampas estão as escovas do
motor. Essas escovas transferem energia da bateria para o comutador
enquanto o motor gira:
Outras peças de motores elétricos
O eixo sustenta a armadura e o comutador. A armadura é um conjunto de eletroímãs (neste caso, três). A armadura neste motor é um conjunto de finas placas de metal unidas, com fios de cobre enrolados em volta de cada um dos três pólos da armadura. As duas pontas de cada fio (um fio para cada pólo) são soldadas em um terminal e então cada um dos três terminais é ligado a uma das placas do comutador. As figuras abaixo facilitam a visão da armadura dos terminais e do comutador:Eletroímãs e motores
Para entender como um motor elétrico funciona é importante entender como o eletroímã funciona. (Como funcionam os eletroímãs explica mais detalhes). Um eletroímã é a base de um motor elétrico. Você pode entender como um motor funciona imaginando a seguinte situação. Digamos que você tenha criado um eletroímã simples enrolando 100 voltas de fio em um prego e conectando os terminais do fio a uma pilha. O prego se transforma em um ímã e tem um pólo norte e um pólo sul enquanto a bateria estiver conectada.Agora digamos que você pegue seu eletroímã feito com prego, atravesse um eixo no meio do prego e o suspenda no meio de um ímã tipo ferradura, conforme mostrado na figura abaixo. Se você ligar uma bateria ao eletroímã de modo que o pólo norte apareça conforme mostrado, a lei básica do magnetismo diz a você o que acontecerá: o pólo norte do eletroímã será repelido pelo pólo norte do ímã tipo ferradura e atraído pelo pólo sul do ímã tipo ferradura. O pólo sul do eletroímã será repelido de maneira similar. O prego se moverá metade de uma volta e então parará na posição mostrada.
Eletroímã em um ímã tipo ferradura |
Armadura, comutador e escovas
Armadura |
Escovas e comutador
Como interagem as partes do motor elétrico
Juntando todas essas peças, surge um motor elétrico:Armadura |
Se você puder pegar um pequeno motor elétrico, verá que ele possui as mesmas peças descritas acima: dois pequenos ímãs permanentes, um comutador, duas escovas e um eletroímã feito enrolando-se fio ao redor de uma peça de metal. Entretanto, quase sempre o rotor terá três pólos em vez de dois, como explicado neste artigo. Há duas boas razões para que um motor tenha três pólos:
- fazer com que o motor tenha uma melhor dinâmica. Em um motor de dois pólos, se o eletroímã estiver no ponto de equilíbrio, na horizontal perfeita entre os dois pólos do campo magnético, quando o motor der partida, a armadura pode travar. Isso nunca ocorre em um motor de três pólos.
- a cada vez que o comutador atinge o ponto em que ele inverte o campo em um motor de dois pólos, o comutador coloca a bateria em curto-circuito (conecta diretamente os terminais positivo e negativo) durante um momento. Isso gasta energia e descarrega a bateria sem necessidade. Um motor de três pólos também resolve esse problema.
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