Marcadores

sábado, 25 de setembro de 2010

Como anda a saúde do seu disco rígido (HD) ?


O disco rígido é um dos componentes que mais exige manutenção, isso porque ele possui boa parte de seu mecanismo baseado em peças mecânicas. Entretanto, o que mais afeta o disco rígido não é sua utilização massiva, pois a grande maioria dos HDs é preparada para trabalhar pesado por mais de três anos.

O real problema para os discos consiste na falta de manutenção por parte do usuário. Muita gente simplesmente instala o Windows e pensa que pode utilizar o mesmo sistema eternamente, instalar uma centena de programas, adicionar quinhentos jogos e continuar com o mesmo desempenho. Todavia, a verdade é que o disco tende a ficar cada vez mais lento.


O acúmulo de arquivos, bibliotecas (arquivos DLL) e entradas não utilizadas no registro do Windows tendem a deixar o micro cada vez mais lerdo. E não é só isso que faz o seu HD virar uma tartaruga. Instalar muitos programas gera uma bagunça danada no disco, pois o sistema joga arquivos para todos os lados e, sem uma desfragmentação, o disco possivelmente não vai executar seu papel com eficiência.

Pensando em todos esses problemas, o Baixaki decidiu criar um artigo para turbinar seu HD e deixar o desempenho dele muito melhor. Abaixo você confere uma seleção de programas úteis e algumas dicas que podem fazer toda diferença no seu PC. Não perca tempo e mãos à obra!

Conheça seu HD

Antes de começar a fazer qualquer coisa com seu disco, é bem importante conhecer o seu hardware. Uma boa ideia seria abrir o gabinete e verificar o modelo no próprio disco, porém como nem todos têm conhecimento de como fazer isso, vamos indicar um programa para tal tarefa.

Você provavelmente já deve ter visto vários sites ou ouvido muitos técnicos comentarem o quão importante é realizar uma desfragmentação periódica em seu PC. Contudo, ninguém nunca te explicou o porquê de fazer isso, a única frase que utilizam sempre é: faça a desfragmentação, porque ela deixa o computador mais rápido. Como o Baixaki gosta de levar você a conhecer melhor o mundo da informática, hoje explicaremos um pouco sobre a desfragmentação e o real motivo para você fazê-la.

Entulhando o disco rígido

Para você ter uma ideia do porquê de fazer a desfragmentação, é necessário primeiramente entender como os arquivos são armazenados no disco rígido.Pois bem, vamos a uma explicação simples. O armazenamento de arquivos depende principalmente do sistema operacional, porém vamos abordar somente a maneira como o Windows trabalhar com os arquivos, porque ele é o sistema que mais necessita de desfragmentação.

Primeiramente confira o infográfico abaixo e então leia o texto explicativo.

HD novo com conteúdo recém-instalado

Legenda: HD com o sistema recém-instalado

Na imagem acima, você pode conferir o exemplo de um HD que tem o sistema Windows recém-instalado, programas gerais, alguns jogos e softwares específicos de porte maior. Na figura abaixo você verá o que acontece quando você remove alguns dados que estejam no disco.


Conforme você usa o disco, no entanto, esta técnica eficiente se torna mais difícil de ser realizada, porque o disco enche. Você apaga arquivos para ganhar espaço. Os arquivos que você apaga estão esparramados pela superfície do disco. Quando você coloca um aplicativo novo ou um arquivo grande no disco, ele acaba sendo armazenado em centenas ou milhares destes espaços vazios espalhados pela superfície. Então, quando o computador tenta carregar as partes espalhadas, os braços do disco precisam se mover por toda a superfície do disco, o que leva muito tempo.

A idéia por trás do desfragmentador de disco é mover todos os arquivos para que cada um deles seja armazenado em anéis seqüenciais dos setores seqüenciais do disco. Além disso, um bom desfragmentador pode melhorar ainda mais as coisas, por exemplo, colocando todos os aplicativos "perto" do sistema operacional no disco para diminuir o movimento dos braços quando um aplicativo for carregado. Quando é bem feita em discos antigos, a desfragmentação pode aumentar bastante a velocidade de carregamento dos arquivos. Em um disco novo que nunca esteve cheio ou que teve poucos arquivos apagados, terá quase nenhum efeito porque tudo já está armazenado seqüencialmente.

Como você pode imaginar, o processo de pegar milhares de arquivos e movê-los em um disco relativamente lento não é uma tarefa rápida - costuma demorar horas.


Lançado com o Windows 98, o desfragmentador coloca os dados no HD na mesma seqüência em que o Windows usa estes dados. O desfragmentador do Windows 98 também sabe quais programas você usa com mais freqüência, e os coloca no disco de um jeito que o computador consiga acessar no menor tempo possível.


A DESFRAGMENTAÇÃO consiste em agrupar os fragmentos de arquivos espalhados pelo dsico a fim de otimizar o tempo de acesso ao HD durante a leitura de grandes arquivos. Para desfragmentar, algoritmos elaborados são utilizados para determinar o lugar dos fragmentos os espaços não utilizados.
  • Sob Windows 95/98/ME: Se você utiliza um programa na desfragmentação, o estado do disco risca de mudar e o algoritmo devera recomeçar todo a operação.
  • Sob Windows NT/2000/XP/2003/Vista: O sistema de arquivo NTFS permite desfragmentar durante o funcionamento dos programas sem recomeçar no inicio se você continuar trabalhando. No entanto, os arquivos em andamento não serão desfragmentados.


Ora, Windows tem um grande numero de processos funcionando no plano de fundo. Assim para desfragmentar eficientemente, é aconselhável reiniciar Windows em modo com segurança, depois lançar a desfragmentação!

Para lançar a desfragmentação :
[Para Windows XP e para as outras versões, o procedimento é muito parecido]
  • Duplo clique no ambiente de trabalho, clique direito no disco à fragmentar e em seguida em Propriedades.
  • Escolha o item Ferramentas depois clique em Desfragmentar agora.

Melhorando o Desempenho do seu computador

Melhore o desempenho de seu computador executando periodicamente o SCANDISK e o DESFRAGMENTADOR DE DISCO. Eles podem ser localizados em: Botão INICIAR, Menu Programas, SubMenu Acessórios, Ferramentas de SIstema:

O que é o ScanDisk:

O ScanDisk é um programa que detecta danos e os corrige quando eles ocorrem no sistema de arquivos do seu disco rígido, .O 'ScanDisk' é executado automaticamente no caso de o sistema operacional ser desligado de forma inadequada.

Como utilizar:

Execute o programa seguindo as configurações da figura abaixo:

  • Selecione a unidade de disco a ser verificada.
  • Escolha como tipo de teste, Padrão, que é mais rápido; o Completo demorará muito mais tempo, dependendo do tamanho do seu disco.
  • Assinale a opção "Corrigir erros automaticamente", ou caso contrário o programa sempre perguntará o que fazer com os problemas encontrados.

O que é o DESFRAGMENTADOR DE DISCO:

O Desfragmentador de disco reorganiza arquivos e espaços não utilizados no disco rígido, para que os programas sejam executados com maior rapidez, otimizando a velocidade com a qual eles são carregados e executados.

Como utilizar:

  • Selecione a unidade de disco a ser verificada, na janela abaixo:

  • Em seguida, o programa dirá se é necessário utilizar o desfragmentador indicando a porcentagem de fragmentação do disco. Se for necessário ele irá iniciar automaticamente, conforme a figura abaixo:

  • Aguarde o final do programa.
  • É possível utilizar outros programas enquanto o desfragmentador estiver sendo executado, no entanto ele demorará mais para terminar.
  • O Tempo que o programa demora para terminar, depende do tamanho do seu disco e o grau de fragmentação dos dados.

Quando devo Utilizar estes programas?

A frequencia com que esses programas devem ser executados depende do uso que você faz dele. Por exemplo:

Muito usado: Se diariamente você escreve textos, faz desenhos, copia e remove arquivos, navega na internet diariamente. Para esses casos execute o SCANDISK uma vêz por semana e o DESFRAGMENTADOR DE DISCO a cada 15 dias.

Uso Razoável: As vêzes escrever textos, , copiar e remover arquivos, navegar na internet pouco. Para esses casos execute o SCANDISK uma vêz por mês e o DESFRAGMENTADOR DE DISCO uma vêz a cada 2 mêses.

Pouco Uso: Você é daqueles que têm medo de computador. é só usa quando é realmente necessário, tente se lembrar da última vêz que executou estes programas; se nunca o fêz, faça agora! Os procedimentos sempre trazem benefícios para o bom funcionamento do seu computador.

Como funciona o Scandisk ?

Scandisk é justamente isso: um programa residente em todas as versões do Windows, destinado a corrigir possíveis erros no sistema de arquivos, dados de arquivos incompletos e outros problemas. O software também varre o HD em busca de setores físicos defeituosos, mas não tem a capacidade de corrigi-los. Em termos técnicos: o Scandisk consegue corrigir erros lógicos e somente diagnosticar erros físicos, sem repará-los.


Picos de luz, desligamentos inadvertidos, choques e outros fatores podem fazer com que alguns dados sejam salvos de maneira errada no disco rígido. O erro acontece quando o dispositivo de gravação está executando algum tipo de operação de escrita no disco e é interrompido abruptamente por algum motivo. Quando o HD for religado, ele não se “lembrará” do que estava fazendo e o dado ficará parcialmente salvo, causando perda de informações e espaço, já que o arquivo que começou a ser salvo acabou ficando no HD, mas de forma incompleta.



Hoje em dia se tornou mais difícil que problemas como os citados acima causem danos ao HD. Os estabilizadores e nobreaks já dão conta de segurar a maior parte dos picos e quedas de energia. Entretanto, a possibilidade ainda existe e, por isso o Scandisk não está mais tão evidente no sistema, mas continua sendo usado e extremamente recomendado.


Como usar


Assim como várias funções do sistema, no Windows XP e no Vista, o Scandisk não está “evidente” no Painel de Controle, como nas versões anteriores. O programa pode ser utilizado para verificar qualquer tipo de unidade, como por exemplo o HD, disquetes e pendrives.


Os passos para acessar o Scandisk (também chamado de chckdsk) são os mesmos tanto para o Windows XP, quanto para o Vista. Proceda como explicado a seguir:


1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da unidade de disco em que você deseja fazer a verificação.

2. No menu, clique em “Propriedades”.

3. Na janela que aparecerá, clique na aba “Ferramentas”.

4. O primeiro item corresponde ao Scandisk. Clique no botão “Verificar Agora”.

* Se o Controle de Conta de Usuário (UAC) estiver ligado, será necessário confirmar a operação.

5. O Windows mostrará uma pequena janela com duas opções. Marque a primeira para que todos os erros encontrados no sistema de arquivos sejam corrigidos. A segunda opção pode ser marcada se você quiser que o Scandisk procure por setores defeituosos do disco e tente recuperá-los.

6. Como o Windows está em execução, não será possível que o Scandisk faça a verificação, assim, ele exibirá uma mensagem informando. Clique no botão “Agendar verificação de disco” para que a verificação seja feita na próxima vez que o Windows iniciar.

7. Reinicie o computador e aguarde o trabalho do Scandisk ser completado.

É recomendável que você faça verificações periódicas em suas unidades de armazenamento. Assim, você terá sempre a certeza de que os dispositivos estão sempre sendo utilizados sem nenhum problema. Se houverem erros na unidade e eles não forem corrigidos, você estará cada vez com mais espaço em disco inutilizado.


Microsoft Scandisk é encontrado em um lugar diferente, então na maioria das versões anteriores do Windows.
  1. Clique no Start menu
  2. Selecione Meu Computador
  3. Use o botão direito do mouse para selecionar a unidade C. Isso fará com que um novo menu aparecerá.
  4. Selecione Propriedades
  5. Em seguida, selecione as ferramentas da guia.
  6. Sob a verificação de erros escolha verificar agora.
  7. Uma nova tela irá aparecer, se é para corrigir automaticamente erros de sistema de arquivos eo outro é para procurar e detectar problemas com o disco rígido. É recomendável que você selecione os dois.
  8. Clique em Iniciar
  9. Você pode ser solicitado que o ScanDisk executado quando o computador for reiniciado, clique em SIM quando solicitado,
  10. Você pode precisar reiniciar o seu computador
Nota: Scandisk leva muito tempo para correr, então seja paciente ok?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos; deixem seus comentários ou alguma pergunta relacionada a eletrônica ou informática para jjsound45@hotmail.com.