O MPEG
Na maior parte das sequências de vídeo, a maioria das cenas são fixas ou alteram-se muito pouco, é o que se chama a redundância temporal.
Quando só os lábios do actor se movem, quase só os pixéis da boca vão ser alterados de uma imagem para a outra. É aí que reside a diferença essencial entre o MPEG (Moving Pictures Experts Group) e o M-JPEg. Contudo, este método terá muito menos impacto numa cena de acção.
O grupo MPEG foi estabelecido em 1988 com o objectivo de desenvolver padrões internacionais de compressão, de descompressão, de tratamento e codificação de imagens animadas e de dados áudio.
Existem vários padrões MPEG :
- o MPEG-1, desenvolvido em 1988, é um padrão para a compressão dos dados vídeos e os canais áudio associados (até 2 canais para uma escuta estéreo). Permite o armazenamento de vídeos a um débito de 1.5Mbps com uma qualidade próxima das cassetes VHS num suporte CD chamado VCD (Vídeo CD).
- o MPEG-2, um padrão dedicado originalmente à televisão numérica (HDTV) que oferece uma qualidade elevada a um débito que pode ir até 40 Mbps, e 5 canais áudio surround. O MPEG-2 permite mais de uma identificação e uma protecção contra a pirataria. Trata-se do formato utilizado pelos DVD vídeo.
- o MPEG-4, um padrão destinado a permitir a codificação de dados multimédia sob formas de objectos numéricas, para obter maior interactividade, o que torna o seu uso particularmente adaptado à Web e aos periféricos móveis.
- o MPEG-7, um padrão destinado a fornecer uma representação standard dos dados áudio e visuais, para tornar possível a busca de informação em tais fluxos de dados. Este padrão é assim intitulado igualmente Multimedia Content Description Interface.
- o MPEG-21, em elaboração, cujo objectivo é fornecer um quadro de trabalho (em inglês framework) para o conjunto dos actores do digital (produtores, consumidores,…) para estandardizar a gestão destes conteúdos, os direitos de acesso, os direitos de autor,…
O MPEG-1
A norma MPEG-1 representa cada imagem como um conjunto de blocos 16 x 16. Permite obter uma resolução :
- 352x240 a 30 imagens por segundo NTSC
- 352x288 a 25 imagens por segundo em PAL/SECAM
O MPEG-1 permite obter débitos de aproximadamente 1.2 Mbps (explorável num leitor de CD-ROM).
O MPEG-1 permite codificar um vídeo graças a várias técnicas :
- Intra coded frames (Frames I, correspondente a uma codificação interna): as imagens são codificadas separadamente sem fazer referência às imagens precedentes
- Predictive coded frames (frames P ou codificação preventiva): as imagens são descritas por diferença em relação às imagens precedentes
- Bidirectionally predictive coded frames (Frames B): as imagens são descritas por diferença em relação à imagem precedente e à imagem seguinte
- DC Coded frames: as imagens são descodificadas fazendo médias por bloc
Nenhum comentário:
Postar um comentário
BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com