segunda-feira, 2 de abril de 2012

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL FM



O módulo transmissor FM cuja descrição é dada abaixo, é o ponto de partida para criar uma pequena estação pessoal despretensioso mas capaz de sustentar a comparação a partir do ponto de vista da qualidade de transmissão com outras estações de maiores .
Características e análise funcional
Com efeito, de acordo com a escolha da tensão de alimentação (9 a 12 V) pode ter uma potência compreendida entre poucas centenas de miliwatts a 3 watts, entre 88 e 108 MHz partir de medições feitas com verifica-se que as potências de emissão ordem listada, com uma antena convenientemente escolhido pode ser coberta em boas condições durante uma população de pequenas dimensões. Normalmente necessária para excitar o alto-falante através de uma mesa de mistura que vai criar os efeitos sonoros desejados, ao mesmo tempo, deve ser a conexão direta de um microfone. O esquema da Figura 1 para distinguir as duas partes da instalação: BF secção 741 utiliza um pré-amplificador clássico montado como pré-ênfase, os actos condensador C3 na agudos como uma curva padrão de 50 usec, de modo a compensar a deemphasis incorporada todos os receptores comerciais de FM. Você pode esperar que a qualidade da BF atinge um nível próximo do Hi-Fi, mesmo quando há problemas com nível de ruído de fundo também, o 741 poderia ser substituída por outras de baixo ruído amplificadores operacionais.
Ext de entrada (extensão) pode ser aplicado ao emissor através de um resistor variável KW 47 em série com um condensador de 2,5 uF, virtualmente qualquer tipo de equipamento de mistura. BF sinal amplificado é aplicado ao diodo Dl variável capacitância, cuja missão é para modular a frequência de saída do oscilador, que é composto de um multivibrador TR1 e TR2. Sinal rectangular gerado pelo multivibrador torna-se passagem sinusoidal através da L1/C10 circuito sintonizado. A antena pode ser uma haste vertical simples de aproximadamente 90 cm de comprimento ao lado do circuito transmissor. Verificou-se que, mesmo quando a antena está localizada no interior de uma sala, obtém-se uma faixa de transmissão de 2 a 3 km. As perdas devido ao uso de uma antena de fio a jusante muitas vezes superam o ganho de dispor a antena no telhado. É importante que a potência de transmissor de ser firmemente filtrada, porque, de outro modo, poderia causar realimentação indesejável sobre UHF. Em caso de dúvida o melhor sistema de alimentação é uma bateria de carro.
O circuito impresso da figura 2, mostrada em tamanho natural, e disposição dos componentes sobre o mesmo da figura 3, reproduzir o transmissor todo.
Realização prática
A realização do Ll enrolamento é realizado utilizando um fio de cobre esmaltado ou nu 1 mm de diâmetro, cinco voltas por enrolamento espaçadas de uma forma de l0 mm de diâmetro. A separação exacta das espiras é obtido quando a inserção da bobina nos orifícios do circuito impresso previsto para este efeito, no qual a bobina é inserido em profundidade até que a base das bobinas é apoiado sobre o circuito impresso. A torneira intermediário é obtido por meio de soldadura um fio nu, tais como resistências terminais fora de uso, o laço terceiro, de modo que eles são duas bobinas lados da bobina. Esta tomada é inserido no orifício do circuito impresso proporcionada entre R8, R9 (Fig. 3). O cuidado nestas operações depende do bom desempenho do emitente. Os ajustes necessários são iniciadas através da aplicação de energia para o transmissor com um valor de 9 V para 12 V, 14 V também se os transistores são fornecidos com aletas de refrigeração. Vai caber um receptor de FM entre 88 e 108 MHz e depois regular o trimmer C10 até o desaparecimento de soprar entre as estações, indicando que ele está recebendo o sinal do transmissor. Neste ponto, R5 pode ser regulada de modo a obter o melhor som tendo em conta as condições de utilização do microfone. Deve-se ter em mente, contudo, que existem várias posições geralmente C10 correspondentes a um ponto de recepção no mesmo quadrante do receptor. Isto é devido ao fenómeno da frequência da imagem, e apenas uma das posições de C10 é correcta.
Finalmente
Os transistores TR1 e TR2 terá atingido durante um certo período de funcionamento uma temperatura elevada, que é de outro modo normal, se for considerado excessivo, colocando os refrigeradores aleta pequenas resolver o problema. Depois de dez minutos de estabilização térmica, o desvio de frequência do transmissor atinge um valor mínimo, desde que o conjunto tenha sido realizada seguindo as instruções, isto é, a bobina repousando sobre a forma de circuito impresso rígidas, alimentação e uma antena descrito e, finalmente, a introdução da seguinte numa caixa de metal para servir como blindagem eléctrica. conexões de alimentação e de entrada deve ser mantido o potencial BF curto.
Figura 1 (Teoria Esquema)
Figura 2 (Faixas PCB)
Figura 3 (Arranjo de componentes)
LISTA DE INGREDIENTES
R1 = 27 KW 1/4 W
R2 = 27 KW 1/4 W

R3 = 1 MW 1/4 W

R4 = 1 MW 1/4 W

Potenciômetro R5 = 47 KW

R6 = 15 KW 1/4 W

R7 = 270 KW 1/4 W

R8 = KW 10 1/4 W

R9 = 15 KW 1/4 W

R10 = 4,7 KW 1/4 W

R11 = 4,7 KW 1/4 W
C1 = 270 nF Poliéster
C2 = 5 uF eletrolítico

C3 = 100 pF cerâmica

C4 = 10 nF cerâmico

C5 = 270 nF poliéster

Cerâmica C6 = 10 pF

C7 = 22 pF cerâmica

C8 = 22 pF cerâmica

C9 = 18 pF cerâmica

Trimmer C10 = pF 4/20
Circuito integrado IC1 = 741 (DIL)
2N4427 NPN transistor TR1 = ou equivalente. (2N3886) geladeira fin.

TR2 = 2N4427 ou equivalente transistor NPN. (2N3886) geladeira fin.

Diodo D1 = "varactor" BB105G
Sintonia bobina L1 =: 5 voltas de fio de cobre esmaltado de 1 MMO, ferir 10 mm de diâmetro separados por comprimento da bobina e aprox. 20 mm, Plano Médio, ver texto.
DIVERSOS:
1 Microfone dinâmico ou cristal

Uma placa de circuito impresso 43 x 74 mm, ver figura 2

1 armário;

4 terminais para banana, 2 vermelhos, 1 verde e 1 preto;

fio de ligação.

Alimentação: 9 a 12 V DC
ESPECIFICAÇÕES:
ALIMENTOS: De 9 a 12 V
EXTENSÃO: 3 KM (em condições ideais)

CONSUMO: 300-400 mA

POWER: 3W

FREQUÊNCIA: FM 88-108 MHz

Um comentário:

  1. tenho um nobreak de 1kwa.

    ele é 110 volts. tem como modificar para 220 volts?

    ResponderExcluir

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com