segunda-feira, 2 de abril de 2012

QUAL A FUNÇÃO DO FIO TERRA ?

A função do fio terra é permitir que a corrente elétrica que escapa dos aparelhos elétricos defeituosos seja desviada para a terra, com isso protege o corpo das pessoas.

É importante lembrar mais uma vez que o fio terra não é levado a sério em muitas das vezes, mas ele é fundamental para a proteção das pessoas contra os choques elétricos, pois ele absorve e direciona para a terra as correntes que vazaram dos aparelhos elétricos.


O fio terra também é importante para a proteção dos aparelhos elétricos contra picos de energia, além da função de proteger as pessoas contra choques elétricos, tem também a função de desviar para a terra as correntes que fogem e estabilizar as tensões quando ocorrer defeitos nas instalações.

Num exemplo de fácil entendimento, podemos comparar o fio terra com o cinto de segurança de um automóvel, assim como existem pessoas que não utilizam o cinto de segurança, os aparelhos também funcionam sem possuir o fio terra.

Se houvesse um aviso sonoro ou visual assim que o aparelho elétrico fosse ligado, as pessoas não iriam esquecer de colocar o fio terra, com um aviso os riscos à segurança das pessoas e dos aparelhos iriam diminuir consideravelmente, da mesma forma que o automóvel que se envolve em um acidente e seus ocupantes que não estão usando o cinto de segurança tem chances maiores de conseqüências muito graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com